Quais os tipos de mentoria?

Quais os tipos de mentoria?
Quais os tipos de mentoria?

A mentoria é uma forma de buscar crescimento profissional através do acompanhamento de um mentor, ou seja, de um profissional experiente na sua área de atuação que se dispõe a compartilhar experiências e conhecimentos. 

Investir em mentoria é uma forma de desenvolver e aumentar a autoconfiança necessária para melhorar sua performance, principalmente profissional. Neste artigo, você vai conferir mais detalhes sobre mentoria e quais são os tipos existentes. Boa leitura! 

O que é mentoria e para que serve?

Trata-se de um processo a que se recorre com o objetivo de crescer na carreira através do acompanhamento por um profissional mais experiente no ramo em questão.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

A mentoria acontece por meio da relação mentor (o profissional que é referência na área, com anos de vivência e conhecimentos a serem compartilhados) e o mentorado (que busca evoluir em sua carreira com a orientação e ajuda do mentor). 

Geralmente, a mentoria acontece no formato one-on-one, ou seja, com reuniões entre um mentor e um mentorado. Esse método garante orientação focada e personalizada na demanda vivenciada pela pessoa que procura o serviço. Mas também é possível que a mentoria seja feita em equipe, composta por profissionais com objetivos em comum. 

Gift- you're a mentor?

A mentoria serve para auxiliar o mentorado no planejamento e execução de ações estratégicas e coerentes com seus anseios profissionais. O conhecimento do mentor é compartilhado através de questionamentos, dicas, aspectos técnicos, propostas de reflexões, boas práticas e experiências.

Todos esses aspectos devem inspirar e motivar o mentorado a encarar desafios, superar dificuldades e encontrar soluções criativas para as questões que surgirem em sua trajetória. 

Os objetivos devem ser definidos previamente, bem como o tempo de duração da mentoria, a frequência das reuniões e os temas a serem tratados. A mentoria pode ser o investimento ideal para quem busca ajuda na resolução de problemas e no direcionamento de ações estratégicas. Além disso, é uma ótima ferramenta para aumentar sua rede de contatos. 

Entre as reuniões, o mentorado é incentivado a colocar em prática algumas atividades, para que durante o encontro compartilhe com seu mentor sobre como foi a realização, as dificuldades e desafios enfrentados, os aprendizados obtidos, o que faria diferente em uma próxima oportunidade, e assim por diante. 

O que é mentoria e para que serve? Explicação não é tão simples
O que é mentoria e para que serve?

Com o decorrer do processo, o desempenho e os resultados do mentorado devem ser avaliados, como forma de alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Ao fim da mentoria, espera-se que o mentorado tenha adquirido conhecimentos e confiança suficiente para aplicar ações estratégicas no seu dia a dia e na sua atividade profissional, de forma a impulsionar a sua carreira. 

Você sabia que há diversos tipos de mentoria? Confira quais são a seguir.

Quais os tipos de mentoria?

A mentoria pode ser formal ou informal, e interna ou externa. 

Como o próprio nome já sugere, o primeiro caso diz respeito a um processo formalizado e mais convencional. Nesse tipo de mentoria, o mentorado formaliza suas expectativas de aprendizado, detalhando o que pretende ao investir nessa metodologia.

Em função do que é colocado, o mentor deve avaliar se os ensinamentos desejados estão de fato dentro de sua jurisdição. Como é um processo formal, envolve a remuneração do mentor.

gift - teach you i will

Já a mentoria informal acontece quando não há necessariamente o estabelecimento prévio dos objetivos a serem alcançados. Esse procedimento acontece quando um profissional pede ajuda, de maneira informal, a profissionais mais experientes na área. Sendo assim, geralmente é realizado sem qualquer investimento financeiro envolvido.

Os programas de mentoria internos acontecem quando o mentor e o mentorado fazem parte de uma mesma empresa. Pode ser o caso, por exemplo, de quando a empresa contrata um novo funcionário e solicita que um profissional mais experiente e com mais tempo de empresa fique responsável pelo seu treinamento e desenvolvimento.

O mentor é visto como alguém que entende sobre a empresa e os seus processos, estando apto a passá-los adiante e ser seguido como uma referência de atuação. Nesse modo de mentoria, é possível que tenha o envolvimento do setor de recursos humanos da organização. 

Não existe apenas uma forma de mentoria
Não existe apenas uma forma de mentoria

A mentoria externa, por sua vez, é caracterizada quando não há qualquer relação profissional entre o mentor e o mentorado. Uma pessoa que deseja aprimorar seus conhecimentos na área que atua pode procurar por um profissional externo à empresa que trabalha, ou até mesmo em outra cidade, estado ou país.

Com o avanço da tecnologia e da globalização, é comum encontrar grupos em redes sociais voltados especificamente para a mentoria externa de profissionais de áreas diversas. 

Confira no próximo tópico quais são as áreas de mentoria. 

Quais as áreas de mentoria?

Como uma pessoa pode estar interessada em buscar desenvolvimento em áreas diversas e específicas, nada mais natural que existam diferentes áreas para a realização de mentorias. Veja a seguir quais são e para que servem. 

Mentoria para gestão de negócios

Esse tipo de mentoria é direcionado especificamente para empreendedores que têm o objetivo de buscar maior compreensão sobre o mundo dos negócios, administração de empresas e gestão de pessoas. Nesse caso, o mentor contribui por meio de sugestões e orientações, e compartilhando ações e estratégias que podem alavancar os resultados do seu negócio. 

Mentoria para finanças

Questões financeiras nem sempre são algo fácil de compreender, e os dados comprovam isso: segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de metade dos brasileiros não sabem administrar suas finanças. O mentor especializado em finanças pode atuar oferecendo orientações de gerenciamento ou, ainda, para a realização de investimentos rentáveis. 

Mentoria de marketing/mercado

Quem precisa otimizar o setor de marketing e vendas do seu negócio, pode apostar que uma mentoria nessa área vai trazer muitas mudanças positivas em prol da produtividade.

Diversos tipos e um mundo de possibilidades
Diversos tipos e um mundo de possibilidades

Esse processo é voltado para as tendências de mercado e na orientação a respeito das melhores estratégias de marketing digital. Investir em um mentor de marketing é o caminho para aumentar a visibilidade do seu negócio, o engajamento dos seus seguidores, o número de vendas e a fidelização dos clientes. 

Mentoria profissional

Esse tipo é voltado especificamente para quem precisa de uma orientação especializada para a sua carreira profissional.

Nessa área, o mentor foca principalmente no desenvolvimento pessoal do mentorado, identificando limitações e aprimorando habilidades de modo a alcançar os resultados desejados.

Essa mentoria também envolve um plano de crescimento profissional e o compartilhamento de experiências que podem direcionar ações estratégicas. 

Como escolher um mentor? 

Para escolher um mentor, é necessário estipular alguns aspectos importantes, como o grau de conhecimento técnico, a experiência prévia do profissional em questão e se há compatibilidade para que seja possível estabelecer uma relação saudável e de confiança, que renda bons frutos. 

Com qual das mentorias citadas neste artigo você se identificou mais e acredita ser capaz de te trazer os resultados que deseja? Conte pra gente nos comentários.

Curso de Coaching Online Grátis

ficou interessado em tudo o que a mentoria pode te proporcionar? Então, faça um curso de coaching online grátis! Ao todo, são 25 horas de vídeo-aula gratuitas para você ter todo o embasamento legal para conseguir seguir nesta nova profissão. Todos os cursos da Prime Cursos são embasados pelo MEC e estão dentro da portaria federal nº 5.154.

Neste curso, você irá aprender o que é um choaching, o que ele faz, quais os benefícios, os tipos de coachings (pessoal e profissional), bem como aprenderá como funciona cada sessão, os códigos de ética, motivação, indicação de filmes e livros e muito mais! As aulas são 100% online e gratuitas- e no final, ainda há a possibilidade de certificação válida em todo o território nacional, aproveite!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.