6 gafes que você deve evitar no ambiente profissional

É preciso tomar alguns cuidados no ambiente de trabalho, já que certos comentários ou atitudes inapropriadas podem prejudicar o seu futuro dentro da empresa. É claro que não é possível controlar tudo, e algumas coisas podem fugir do controle. Porém, as gafes mais comuns podem ser facilmente evitadas se pensar muito bem antes de fazer ou falar.

Para garantir a integridade da sua imagem no trabalho, confira algumas situações que devem ser evitadas no dia a dia de qualquer profissional:

Esquecer de colocar o telefone no “mute”

Imagine a cena (que é uma gafe muito comum nas empresas): você está conversando com um cliente pelo telefone, se afasta para tirar uma dúvida e acaba fazendo um pequeno comentário (sobre o cliente ou sua empresa) com o colega, porém, quando volta a falar com este cliente, percebe que não tinha silenciado o telefone, ou seja, colocado no “mudo”. Assim, o cliente ouviu tudo o que você disse. É claro que um bom profissional não falaria nada de errado, apenas tiraria a dúvida, mas sabemos que nem sempre é assim que acontece. Por isso, deixe os comentários de lado enquanto está ao telefone. O ideal é não dizer nada que a pessoa do outro lado não possa ouvir.

Fazer comentários secretos no banheiro ou em outros ambientes

No ambiente de trabalho, o objetivo é bem óbvio: trabalhar. Na hora do intervalo ou em outros ambientes, não fique conversando sobre coisas ou pessoas que você não gosta na empresa, por mais que outros colegas induzam o assunto. O ideal é se afastar, e sempre evitar comentários maldosos. Afinal, você gostaria de saber que seus colegas estão fofocando sobre você? Aposto que não!

Trocar o nome da empresa do cliente

Já pensou trocar o nome da empresa pelo nome da empresa concorrente? Ou, simplesmente não se lembrar? Sim, essa saia justa infelizmente acontece. Por isso, o ideal é prestar muita atenção sempre. É claro que pode acontecer, mas para evitar, o ideal é pensar muito bem antes de falar.

Chamar a pessoa pelo apelido

Uma gafe muito comum que acontece até nas melhores empresas, é chamar os colegas e até os chefes por apelidos. Isso acontece porque muitos tem o hábito de dar apelidos para as pessoas, mesmo que mentalmente. Há pessoas que não se importam, mas há quem fique incomodado. Isso não é uma atitude profissional, por isso, fique atento!

Mandar e-mail para o destinatário errado

A correria é totalmente normal no dia a dia de trabalho, porém a pressa pode fazer com que você envie e-mails errados ou e-mails certos para pessoas erradas. Por isso, faça tudo de forma tranquila e sempre confira tanto o texto, quanto o destinatário antes de clicar em “enviar”. Crie este hábito e você irá se livrar de muitos inconvenientes.

Exagerar na bebida e piadas na festa da empresa

Não exagere na bebida no happy hour corporativo ou nas festas mais formais da empresa. É preciso saber se comportar adequadamente, independente do ambiente que você estiver. Lembre-se de que o objetivo é profissional, por isso evite beber muito, comer muito, e fazer piadas e comentários desagradáveis na festa.

 

Pronto! Agora você já conhece algumas – das muitas – gafes que devem ser evitadas no ambiente profissional!

Esperamos que as dicas de hoje possam ajudá-lo!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares

14 Comentários

  1. Mauricio Rosa de Araujo disse:

    Gosto muito das postagens,sempre com boas dicas para o dia a dia em casa ou no trabalho.

  2. Diorley P.Marllon disse:

    Na verdade,devemos nos dedicar ao trabalho e dar o seu melhor, comentários quaisquer,não condizem com o bom desenvolvimento profissional.Deixa pra falar algo de alguém, longe dali e que não lhe cause nenhum transtorno.

  3. Edinaldo Batista do Espirito Santo Filho disse:

    muito boa informação.
    Deus abençoe,Boa noite!

    1. Lázaro Jamiciano Nhachengo disse:

      Gostei das dicas. Obrigado, espero, contar sempre convosco.

  4. Eliana Lopes de Oliveira disse:

    Muito bom! Vms prestar a atenção para não dar gafes?

  5. Sérgio Rocha disse:

    Sobre a questão de comentários inaquedos no telefone sem que o mesmo esteja no mute, já vi casos do fornecedor “simplesmente” perder um dos seus maiores clientes por fazê-los. E não adianta se desculpar depois.
    Não tem volta!

  6. Francisco Luiz da Silva disse:

    Já passei situações em que, fui o errado e achava que estava certo. Isto me ocasionou a perca de uma grande obra. E tem um ditado, quem fala demais, da bom dia a cavalo. foi o que aconteceu comigo. Gostei muito em ter conhecido o Site do Prime Cursos.

  7. Thiago Aguiar Ferreira disse:

    Dicas excelentes!!!

    Parabéns Prime Cursos…

  8. Sempre tento seguir com as dicas que voces postam por aqui, elas as ajudam completamente, basta seguir pelo menos mais da metade.Obrigado desde já agradeço.

  9. Sandra Mara Vieira Teixeira Vieira Teixeira de Oliveira disse:

    Excelente!Simples assim!

  10. Estes conselhos são sábios, independentemente da sua origen, cultura, classe e poder certamente assim como o manual da vida providenciado pelo criador adverte estas boas intruções sedo a melhor educação de todas para saúde e o bem estar na vida de todos no meio ambiênte laboral e em qualquer outro lugar por meio de principios, não regras ou leis, quem as aceitar e colocar no seu intimo sempre será bem sucedido sem falha ou sombra de duvida!!!

    *Primecursos está em maior empenho*

    Obrigado pelo execente trabalho no cite fora os cursos motivadores e cativantes.

  11. Eliete Viana disse:

    Como proceder para fazer os cursos ??

    1. Prime Cursos disse:

      Olá Eliete, tudo bem?
      Primeiramente você deve fazer o seu cadastro em nosso site: https://www.primecursos.com.br/
      Depois, basta escolher o (s) curso (s) de seu interesse, e clicar em ASSINAR GRÁTIS e depois em CONFIRMAR ASSINATURA. Após isso, você já pode começar a estudar o seu curso, que estará disponível na área para alunos!
      Qualquer dúvida basta entrar em contato!
      PRIME CURSOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.