Qual profissão escolher no mundo da moda?

Eu quero trabalhar no mundo da moda, mas ainda não sei o que fazer.” Essa situação ocorre com muitas pessoas, que sabem em qual área querem atuar, mas não sabem ainda o que querem fazer. E no universo fashion é possível atuar em diversos setores.

Produção de moda, estilismo, modelagem, design, marketing, fotografia…há diversas profissões para escolher. No artigo de hoje vamos conhecer um pouco sobre cada área do ramo da moda e também ajudar na escolha da profissão de moda que você deve seguir.

Moda pode ter glamour, mas nem sempre o trabalho terá. Antes de escolher a área que você deseja atuar, é importante analisar todos os detalhes da profissão. Investigue as grades curriculares dos cursos e, se possível, visite os ambientes de trabalho que você está interessado, como ateliers, editorias de moda em revistas, indústrias têxteis, lojas de moda, etc.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Perfil do Profissional

Para trabalhar no mundo da moda, é essencial que o profissional tenha bastante originalidade, criatividade e bom gosto. Amar moda, gostar de desenhar, ter bom gosto, se vestir bem e compor looks podem ser um bom começo para saber em qual área você irá atuar, mas não é tudo. Trabalhar no ramo da moda exige muito estudo e dedicação.

Mercado de Trabalho

Um bom profissional da moda deve estar sempre atento com as novas tendências. A cada dia o mercado de trabalho está exigindo mais qualidades dos profissionais da moda. Muitas empresas estão buscando profissionais versáteis, que podem tanto administrar equipes de trabalho ou trabalhar no marketing de moda, quanto trabalhar na produção de peças ou com estilismo. Ou seja, tentam unir várias funções.

moda

Profissões

Veja abaixo algumas das diversas área de atuação de moda:

Estilismo: o estilista é o profissional responsável pela criação de roupas para a marca. Além disso, deve definir um tema para a coleção, pesquisar materiais e cores que serão utilizador para produzir as peças, aprovar as peças piloto da coleção, etc.

Design de Moda: seu objetivo é confeccionar desenhos modelo nas mais diversas áreas, como roupas, acessórios, decoração, entre outras coisas, de acordo com sua imaginação e criação gráfica.

Consultoria de Moda: seu objetivo é prestar consultoria de moda (sobre tendências, cores, estilos, tecidos e silhuetas) à empresas e pessoas físicas.

Produção de Moda: o profissional produtor de moda é o responsável pela produção e organização de desfiles e eventos de moda. Também atua cuidando da produção de catálogos, editoriais e campanhas de moda.

Customização de Roupas: é o trabalho de personalizar roupas, sapatos e acessórios, utilizando novos tecidos, tingimento, e outros detalhes para a customização.

Fotografia de Moda: faz a fotografia de modelos, roupas, sapatos, acessórios e joias para catálogos, sites e campanhas publicitárias. Este profissional deve entender sobre as técnicas de fotografia, iluminação, composição de imagem, além de conhecer e saber trabalhar com programas de edição de imagem.

Marketing em Moda: faz a divulgação dos produtos de uma marca, trabalha na definição de estratégias de vendas, e analisa a aceitação de novos produtos (roupas, sapatos e acessório) pelo consumidor, com base em pesquisas de mercado.

Personal Stylist: seu objetivo é orientar pessoas sobre como se vestir, como combinar acessórios, cores e estampas, e roupas que favorecem melhor cada tipo de corpo.

Modelagem: o objetivo do profissional modelista é desenvolver moldes a partir dos desenhos dos estilistas. Os moldes são usados na orientação da produção das peças.

Jornalismo de Moda: nesta profissão, o profissional tem como função repassar informações sobre tudo o que acontece no mundo da moda, desde novas tendências até aspectos econômicos.

Engenheiro têxtil: tem como função criar estampas e tecidos, participando de todo processo de produção do tecido, desde o início da criação do fio até o tingimento. Além disso, participa na análise dos tecidos que irão para corte, fazendo testes de encolhimento, lavagem e gramatura.

Comprador (a): apesar de parecer simples, este profissional tem muito trabalho. É preciso visitar fornecedores e feiras de moda para saber quais as tendências e novidades do mercado, além de buscar peças que irão compor novas coleções.

Coordenação: o coordenador de moda é o profissional que deve supervisionar equipes de trabalho, orientar sobre as tendências, gerenciar a confeção ou compra de coleções em lojas e fábricas, etc.

Pesquisa e desenvolvimento: elabora cartela de cores, Cria fibras e fios sintéticos, e analisa fios naturais para compor novos tecidos.

Corte e Costura: o costureiro é o profissional responsável por transformar tecidos em belas roupas. Deve saber utilizar máquinas de costura convencionais e especiais, preparar amostras de costura, projetar confecções de roupas, etc.

Na Prime Cursos você encontra diversos cursos da área de moda. Temos curso de Consultoria de Moda (parte 1 e parte 2), Corte e Costura, Customização de Roupas e Acessórios, Design de Joias, Introdução à Produção de Moda, etc. Um curso interessante para quem estuda, trabalha ou apenas tem interesse em moda, é o Curso de História da Moda, onde o aluno aprende sobre o passado e como tudo começou no mundo fashion!

 

moda

Gostou? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

7 COMENTÁRIOS

  1. Comprei uma maquina de fazer sabonete no mercado livre e acabei de receber não sei fazer nada ainda e quero umas dicas. Pra mim fazer meus sabonetes.

    • Olá Paulo, tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário!
      Nossos cursos são classificados como livres, de nível básico, indicados para qualificação e atualização profissional.
      Temos alguns cursos na área da moda, e todos possuem a opção de solicitar o Certificado, que é válido em todo o território nacional.
      Você pode utilizar o certificado para completar horas extra-curriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa.

      O certificado é opcional. Caso você optar por solicitar, veja as duas opções: Certificado Digital e Certificado Impresso. Para o Certificado Digital, é cobrado uma taxa administrativa no valor de R$39,90.
      E para o Certificado Impresso, a taxa administrativa é de R$ 44,90 + Frete referente à produção e envio do Certificado pelos Correios até seu endereço de cadastro. Lembrando que o Certificado só pode ser solicitado após a aprovação da avaliação.

      Para conhecer nossos cursos na área da moda, basta acessar o link abaixo:
      https://www.primecursos.com.br/moda/

      Qualquer dúvida, basta entrar em contato!
      Prime Cursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui