Atividades de Alfabetização

As Atividades de Alfabetização são excelentes instrumentos para as aulas, e podem ser desenvolvidas tanto pelos professores, quanto pelos pais.

Afinal, ser professor de educação infantil exige muita criatividade. É preciso estar inovando constantemente para atrair a atenção das crianças.

As atividades educativas podem ser um estímulo para que as crianças aprendam de formas diferentes. É possível ensinar utilizando métodos criativos, como, por exemplo, criando e contando histórias para despertar a criatividade, e fazer com que as crianças se sintam mais envolvidas no processo de aprendizagem.

Essas atividades de alfabetização são consideradas um estímulo intelectual para as crianças. No entanto, o ideal é que sejam aplicadas desde os primeiros anos de educação, para proporcionar uma vida escolar futura mais divertida, assim como no ensino fundamental.

O ato de juntar educação com diversão pode ajudar a criança a adquirir gosto pelo conhecimento.

Para os educadores, alfabetizar as crianças é sempre um desafio. Em um mundo onde elas já nascem conectadas à tecnologia, nem sempre é fácil mantê-las motivadas a realizar as atividades tradicionais.

Para obter melhores resultados, é fundamental que os pais participem. Afinal, a união entre escola e família é real e de extrema importância, e um deve complementar o outro.

Os pais devem acompanhar, incentivar e ajudar as crianças sempre que possível.

As atividades fazem parte do processo de desenvolvimento cognitivo, motor e social. Portanto, podem melhorar as habilidades que a criança já possui e ainda despertar muitas outras.

Sabendo da importância disso, selecionamos algumas atividades de alfabetização para professores de educação infantil que buscam material de apoio para seus alunos.

São atividades para alfabetização inicial, prontas para imprimir e aplicar na educação de alunos das séries iniciais, tanto em sala de aula, quanto para tarefas para casa. Veja algumas opções:

Esperamos que essas atividades de alfabetização possam ajudar os pais e professores!

Se tiver alguma outra sugestão, deixe nos comentários!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…
  • CNU – Concurso Público Nacional Unificado
    No dia 19 de janeiro, o Governo Federal abriu as inscrições para o Concurso Nacional Público Unificado, o CNU. A iniciativa, realizada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), ficou conhecida popularmente como o “Enem dos concursos”, e tem gerado grande expectativa para trabalhadores de todo o Brasil que buscam uma oportunidade…
  • Qual a importância das horas complementares?
    Durante a graduação, sabemos que há muito mais coisas acontecendo além das aulas e dos prazos de trabalho a serem cumpridos. E é aí que entram as famosas horas complementares, aquelas atividades que muita gente faz só porque precisa, para corresponder aos requisitos da carga horária. Mas será que você tem dado o devido valor…
  • TOP 10 Cursos mais usados como horas complementares
    Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, a busca por cursos que agreguem valor ao currículo tornou-se essencial. As horas complementares devem ser contabilizadas durante o período de graduação, como requisito para obter o diploma.  Assim, até se formar, o aluno acumula algumas experiências enriquecedoras que podem fazer toda a diferença para que ele…
  • Como conseguir 100 horas complementares rápido?
    Uma das muitas preocupações de quem faz faculdade é em relação à obtenção das horas complementares rápido, que correspondem a uma carga horária específica estabelecida por cada instituição de ensino.  Também chamadas de atividades complementares e ACCs (Atividade Complementar de Curso), elas têm o objetivo de fazer com que o estudante enriqueça seu currículo e…
  • Quais atividades contam como horas complementares?
    As atividades complementares são parte fundamental dos currículos acadêmicos, e desempenham um papel importante na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. Tratam-se de horas adicionais de atividades extracurriculares, que proporcionam aos estudantes oportunidades de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Essa carga horária precisa ser cumprida antes do final…
  • Quantos meses é necessário para receber o seguro-desemprego?
    Quando alguém é demitido do seu emprego sem justa causa (ou seja, sem cometer alguma falta grave), essa pessoa pode adquirir acesso ao seguro-desemprego. Esse é um dos principais e mais vantajosos direitos trabalhistas previstos em lei, cuja finalidade é proporcionar apoio financeiro ao colaborador que se encontra desempregado.  Com a reforma trabalhista ocorrida no…
  • O que posso colocar em atividades complementares no currículo?
    Em qualquer currículo, é interessante reservar um espaço para acrescentar informações adicionais ou atividades complementares, que servem para agregar grande valor ao seu repertório profissional.  As atividades extracurriculares (também chamadas de Atividades Complementares de Curso – ACC) são um bom exemplo do tipo de informação que não deve faltar no seu currículo. Elas são como…

Posts Similares

14 Comments

  1. luana Maria Borges Silva disse:

    MATERIAL MUITO BOM. PARABÉNS A TODA A EQUIPE.

  2. ana cristina morgado disse:

    Maravilhoso!!!! Muitos Parabéns por todo o vosso trabalho e sempre com novas informações e muito actuais. Muito Obrigado

  3. Marcia Jaqueline disse:

    Adorei, vou imprimir para meus alunos, obrigada!

  4. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Sem dúvida, tais atividades são muito importantes na alfabetização. Este é o alicerce da educação escolar. É tal base que garantirá a edificação de um sólido e belo arranha-céu. Parabéns, PRIME, pelo importante trabalho que fazem!

  5. Eliete Bezerra disse:

    Nossa, adorei, muito criativo, cheio de figuras lindinhas, as crianças irão se apaixonar.

  6. Ótimo trabalho gostaria de receber mais atividades.
    Como faço???

  7. Algumas atividades que aí estão fazem parte de um material criado por mim. Acredito que dar os devidos créditos seria interessante para não ter problemas com a DMCA.

    1. Prime Cursos disse:

      Olá Thiago, tudo bem?
      Pedimos desculpas, se possível nos informe quais atividades e seu nome/site que daremos os créditos sim!
      Obrigada por nos informar e desculpe novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.