|

Homeschooling: como funciona a educação domiciliar

Se você já assitiu o filme “Capitão Fantástico” talvez já sabe o que é HOMESCHOOLING. Se ainda não assistiu, veja abaixo a descrição e o trailer do filme:

“Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida rotina de aventuras. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. Certo dia um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.”

Fonte: AdoroCinema

Trailler do filme Capitão Fantástico

Como você pode perceber, os filhos de Ben são submetidos a uma disciplinada rotina que envolve leitura, defesa pessoal, atividades físicas, e música. O nível de educação desses jovens, apesar do isolamento, é alto, mesmo para os padrões convencionais.

Esta pratica mostrada no filme é encaixada dentro do contexto de homeschooling, sistema educacional adotado por diversos países e que vem crescendo no Brasil.

O que é?

O homeschooling ou educação domiciliar, é a formação letrada no domicílio do aluno, por um familiar ou por especialistas contratados.

O ensino doméstico é legalizado em vários países, como Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Canadá, Austrália, França, Noruega, Portugal, Rússia, Itália e Nova Zelândia. A maioria dos países exige uma avaliação anual dos alunos que recebem educação domiciliar.

Segundo quem defende a prática, o homeschooling é um método de ensino que tem como objetivo oferecer um ambiente de aprendizagem diferente do encontrado nas escolas.

Mas por que adotar a educação domiciliar?

As famílias que adotam a prática, normalmente não concordam com o que é ensinado nas escolas tradicionais, chegando até a entender que o método utilizado não é benéfico para a formação da criança.

Alguns tópicos mencionados são o bullying, a indisciplina e a violência.

Como funciona o homeschooling?

Com o ensino domiciliar, a criança não frequenta escolhas convencionais, e, assim, todo o aprendizado é adquirido em casa, sob orientação e supervisão dos pais ou de professores particulares.

Geralmente o ensino é feito a partir de um currículo preestabelecido e semelhante ao adotado nos colégios, além de cronograma específico.

Diferente de estudar em uma escola, não há recreio nem chamada. A própria família é responsável por definir em que ritmo e com quais conteúdos será feita a formação da criança.

Mas isso não significa que não haja cobrança e outras regras. E isso é um um dos pontos defendidos pelos homeschoolers, a flexibilidade de horários e das atividades.

Nos países onde a prática é regulamentada, os estudantes devem fazer avaliações anuais para comprovar o desenvolvimento dos conteúdos.

Vantagens do Homeschooling

  • Flexibilização de conteúdo: são os pais que definem o que é ensinado às crianças.
  • Flexibilidade de horários: é possível selecionar os melhores horários para o estudo, assim, também evitar o trânsito caótico e garantir maior produtividade.
  • Segurança: muitos pais mencionam a violência como um dos motivos para não levar os filhos à escola.
  • Interação Intelectual: é mais provável que a criança não se sinta tímida para questionar sobre os temas estudados.
  • Acompanhamento individual: os pais podem acompanhar de perto o desenvolvimento escolar dos filhos.
  • Evitar Bullying: muitos pais relatam situações que causaram traumas nas crianças.
  • Sem pressão: as famílias que apoiam o homeschooling acreditam que as crianças não se sentem pressionadas a provar suas habilidades para outras crianças.
  • Diversidade: ampliar o ensino para além dos livros, através de passeios e viagens, e outros tipos de ensino.

Desvantagens do Homeschooling

Muitos acreditam que a didática de ensino deve ter um passo a passo e uma rotina programada, e que o ensino domiciliar não é capaz de acompanhar, por mais bem estruturado que seja.

Outro ponto a considerar é a relação emocional entre pais e filhos. O adulto deve estar muito bem preparado para não pressionar, nem se estressar com a criança na hora dos estudos.

Alguns dizem que a criança educada através do homeschooling não terá as mesmas chances no mercado de trabalho como aquelas que aprenderam em escolas regulares. Isto é, acreditam que essa criança dificilmente terá as mesmas condições em termos de desenvolvimento mental, raciocínio, e emocional.

Outro ponto importante é a socialização da criança com outras e o dia a dia que pode ser uma grande diversão para elas. Nesse caso é importante pensar em outras formas de socializar de forma regular e até com formas mais lúdicas como um passeio na cidade da criança para fazer novas amizades e descontrair.

Homeschooling no Brasil

O Brasil ainda não possui regulamentação sobre ensino domiciliar, então quem tiver interesse neste tipo de ensino, precisa recorrer à Justiça para obter autorização, sem a certeza de que irá obtê-la.

No entanto, o presidente Jair Bolsonaro assinou dia 11 de abril o projeto de lei que regulamenta a educação domiciliar no Brasil. Agora, o projeto precisa tramitar no Congresso Nacional antes de se transformar em lei.

E você, o que acha do ensino domiciliar? Deixe seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

16 Comentários

  1. Angela Mª Silvestre Almeida disse:

    Nossa!!!
    Parabéns por essa reportagem, gostaria de receber mais artigos sobre esse assunto que muito me interessa.
    Tudo na vida tem seus prós e contras, mas sou sim a favor da educação domiciliar. E como educadora sei que é um desafio para os pais aqui no Brasil assumirem tal responsabilidade devido a nossa economia que não favorece a família e a sociedade atual que não está preparada. Mas, vejamos o ensino a distância que está em alta hoje, foi um desafio de anos para chegar a esse patamar, creio que o homeschooling terá seus anos de luta e contradições até a sociedade intenderem seus benefícios.

  2. Em se tratando de Brasil, é necessário que seja averiguado a familia, pois nem todos têm estrutura para educar um filho. Em alguns lares há divergências de valores, os filhos estão ditando as normas, nota- se que dizer não é uma palavra proibida, os pais não impõe limites. É necessário repensar esse modelo de educação.

  3. Muito bom primo cursos sempre com materiais educativos, gostei muito ,esperamos que quando chegar esse dia o Brasil esteja com estrutura para receber essa nova cultura.

  4. Muito interessante a exposição feita pelo Prime Cursos. É um assunto que merece muita atençao, pelos seus muitos prós e contras e, principalmente, pelas contradições no ambiente familiar atual.
    Entretanto, como ja dito por uma leitora, o estudo à distancia, tambem, sofreu muita resistência por anos a fio, mas está ganhando espaço fia a dia.
    Finalizando, gostaria parabenizar o Prime pelas suas, sempre, oportunas matérias…

  5. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Assisti ao filme. Vale como informação. Aprendo bastante como autodidata. Sou reservado, avesso à balbúrdia. Entretanto, tenho reservas quanto ao homeschooling. Acredito que, ainda que em países desenvolvidos, com alto índice IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), a interrelação pessoal travada em ambiente escolar fará falta à inteligência emocional de o estudante que aprender neste sistema educacional aqui apontado. Formar uma pessoa é algo muito complexo. Não se confunda formar com informar. No Brasil, a família não tem estrutura social, educacional e financeira para bancar uma educação integral aos estudantes. A violência, as distorções, o desserviço e outras mazelas existentes nas escolas devem ser saneadas. Apesar de os pesares, creio ser a escola o melhor lugar para a aprendizagem. O que se ensina nas escolas, em todos os níveis, é sofrível. Cabe ao aluno complementar e suplementar este ensino através de seu esforço próprio. Estudar nunca foi uma atividade passiva. Cada vez mais o aluno há que ser ativo. Obrigado, PRIME, por trazer o tema para discussão!

  6. CATIA RODRIGUES DE ALCANTARA disse:

    ACHO A IDEIA INTERESSANTE. MAS COMO TUDO NESSA VIDA TEM SEUS DESAFIOS. ACREDITO TAMBÉM QUE SERÁ UM TRABALHO A SER DESENVOLVIDO COM O TEMPO. VIVEMOS EM TEMPOS DIFÍCEIS E ESSE MÉTODO PARECE QUE VEIO PRA FICAR. SOU PROFESSORA FORMADA A POUCO TEMPO E ACREDITO QUE AS PESSOAS PODEM ESCOLHER O QUE FOR MELHOR PARA ELA .

  7. É um tema para tempo e discussão pois no Brasil falta desenvolvimento de estrutura social. Imagino que a depender da formação familiar, existem algumas situações ou condições que são favoráveis. Assim como a educação EAD tem suas desvantagens de reconhecimento no mercado de trabalho, muitas pessoas a depender do esforço próprio, conseguem com essa formação, serem excelentes profissionais!! E tem beneficiado uma grande parcela da população. Mesmo assim, sobre a homeschoolig no Brasil, acredito que somando os prós, os contras são superiores, dento do contexto em pauta.

  8. Sim sou a favor dessa ideia pois por mais que nos Pais damos uma boa educacao para nossos filhos;
    as escolas publicas tem desconstruido tudo de bom que nos encinamos a eles.
    queremos que nossos filhos crescam em sabedoria e bom carater e isso esta imposivel!
    pois os estudos publicos enscinam totalmente o contrario!
    que essa lei seja aprovada o mais rapido possivel e possamos ter nossos filhos de volta!

  9. Excelente Post! Assunto muito relevante, principalmente num país onde a educação é miserável, doutrinadora, e incentiva a mediocridade intelectual. Estamos torcendo para que o nosso atual presidente regulamente algo que já deveria ser nosso por direito, que é educar de verdade nossos filhos.

  10. Pelo péssimo nível que está a educação no país, tanto no sistema público e principalmente no particular, onde além de ruim, estamos pagando por isso e acabamos tendo que ensinar td novamente em casa. É preferível ensinar em casa logo de uma vez.
    A maioria das escolas no Brasil adota construtivismo na alfabetização, sistema onde o aluno alfabetiza ” por osmose”. É melhor que os pais alfabetizem logo em casa.
    Lembrado que pais que adotam este sistema de home schooling estão super preparados culturalmente e possuem alto nível escolar , muito melhor que dos professores brasileiros.

  11. Professores analfabetos, livros com erros de português, mentiras e viés ideológico… Homeschooling já!

  12. YURI BITTENCOURT LOUREIRO disse:

    Educação domiciliar é um direito pra quem sabe e pode praticá-la em casa. Quem não sabe ou não quer praticar em casa a educação de seus filho JÁ TEM a escolarização tradicional. Então, que todas as formas de ensino-aprendizagem sejam respeitadas!

    Não é porque alguém não quer a escolarização tradicional para seu filho (e muitas vezes é até opção da própria criança e embasado por profissionais de pedagogia e saúde) e tem possibilidade de dar uma educação melhor e mais apropriada para seu filho que essa pessoa tenha que submeter sua família à escolarização tradicional!

    Não é porque alguém não quer a educação domiciliar para seu filho (queira a escolarização tradicional – até com posicionamento da criança favorável à escolarização) que essa pessoa seja obrigada à educação domiciliar.

    Educação Domiciliar deve tornar-se direito tanto quanto a educação tradicional escolarizada JÁ É. E direito não se discute: exerce-se. QUEM NÃO QUISER EXERCER SEU DIREITO ATÉ A ISSO TEM ESSE DIREITO!

    O que não podemos é deixar que quem quer exercer a educação escolarizada tradicional ou quem quer exercer a educação domiciliar ARBITRE SOBRE O DIRETO DE TODOS, PRINCIPALMENTE SOBRE O DIREITO DE SEUS CONTRÁRIOS DE POSICIONAMENTO! Indivíduos com possibilidades diferentes implica em possibilidades diferentes de exercício de um mesmo direito: Direito à Educação.

  13. Eu respondo pelo nome de Valdemar de lado do Continente Africano, Pais Mocambique. Por me seja uma excelente ideia muito possetiva, que para alem de Pais que ja Haja Homeschooling que tenha em todos Pais

  14. Maria Maciel disse:

    Diante de tantas violências fisica e emocional ….que acontecem nas escolas… Algumas famílias sentiriam mais segura praticando a educação domiciliar. A minha por exemplo!

  15. Há alguns preconceitos sobre a educação domiciliar, e uma delas é a socialização. A escola não é o único ambiente para a criança fazer amizades e muitas vezes não é o indicado. Os professores reclamam se os alunos conversam durante a aula, e se for contar o recreio a criança tem que dividir o tempo com comer, ir ao banheiro e ainda a socialização.
    A família que opta pela educação domiciliar, faz essa opção por querer o que é melhor para seus filhos. Ela está preocupada não só com o conhecimento secular, mas com o bem estar do seu filho, seu caráter, e etc. Os pais ao passarem mais tempo com seus filhos, conseguem enxergar de perto suas falhas e molda-las. Se a criança tem um comportamento violento, por exemplo, o pai estará ali para corrigir imediatamente, o que não acontece se a criança estiver na escola, onde o professor pode até repreender, mas ele não tem a mesma autoridade e peso que um pai e uma mãe, e quanto mais rápida a resposta ao comportamento da criança, mas eficaz ela será. O que estará ligado diretamente a socialização das crianças que terão seus pais pata em todo tempo direcionar para a cordialidade e amizade. Sem contar que pelo ensino ser flexível, não está preso numa sala de aula, as crianças fazem diversas atividades que possilitam a interação social.
    A escola deve existir para pais que não tem condição de exercer a educação domiciliar, mas ela não deve ser imposta famílias que desejam direcionar a educação de seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.