Filmes sobre matemática para estudar se divertindo

Matemática é uma matéria fundamental para diversas atividades e situações de nossas vidas, e não é má ideia conhecê-la um pouco melhor. Porém, nem sempre é fácil e legal estudá-la, não é mesmo? Uma ótima dica é estudar de um jeito mais divertido! Existem alguns filmes com cálculos e números que podem te ajudar a gostar ou a entender um pouco melhor a matéria, pois mostram a importância dessa disciplina na vida cotidiana e como os números podem ser uma ferramenta fundamental para transformar o mundo. Veja abaixo alguns filmes:

Uma Mente Brilhante

O filme, que foi vencedor de 4 Oscars, é baseado na biografia do grande matemático John Nash, que venceu o prêmio Nobel de economia em 1994 e, mesmo em em meio a crises de esquizofrenia e muitas internações psiquiátricas, avançou uma extensa produção científica.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Mentes Que Brilham

O filme mostra a história de um garoto com habilidades em matemática, que se sente incompreendido pelas pessoas ao seu redor. Ele é internado em um centro para crianças superdotadas.

Pi, a Ordem no Caos

No filme, de 1998, o número irracional Pi “3,1415…” é o motivo de uma descoberta que pode mudar a vida do personagem Max – interpretado pelo ator Sean Gullette – um jovem estudioso e genial. Max descobre uma fórmula capaz de prever movimentações financeiras na bolsa de valores.

O Homem Que Viu o Infinito

O filme é baseado na história de Srinivasa Ramanujan, um matemático indiano que realizou diversas contribuições importantes nas áreas da análise matemática, teoria dos números, séries infinitas, frações continuadas, etc.

O Preço do Desafio

O filme mostra a história de um professor de matemática que tem como desafio educar jovens latino-americanos tidos como problemáticos e irrecuperáveis. Ele ensina aos alunos que não há nada mais importante que o “saber”.

O Jogo da Imitação

Alan Turing também foi outro gênio da matemática, e os filmes O Jogo da Imitação, de 2015 e Breaking the Code, de 1996, são baseadas nas suas incríveis descobertas. Os filmes mostram a vida de Alan e sua maior descoberta, a decifração dos códigos da Máquina Enigma, utilizada pelos nazistas para enviar mensagens durante a Segunda Guerra.

A Teoria de Tudo

O filme é baseado na biografia de Stephen Hawking, um dos maiores gênios da ciência, da cosmologia e astrofísica. Apesar de não estar totalmente relacionado aos filmes sobre matemática, vale muito a pena conhecer a emocionante história de um dos mais consagrados cientistas do século.

O Gênio Indomável

O filme conta a história de Will Hunting – interpretado por Matt Damon – e sua genialidade para a Matemática. O filme venceu os Oscars de Melhor ator Coadjuvante (Robin Williams) e Melhor Roteiro Original, escrito por Matt Damon e Ben Affleck.

A Solidão dos Números Primos

O filme é um adaptação da obra literária de Paolo Giordano “A Solidão dos Números Primos”, e é totalmente focado em matemática.

A Prova

O filme mostra a história de uma estudante de matemática presa entre o futuro, e o passado, por causa de seu pai, que descobriu um importante cálculo com números primos.

Quebrando a Banca

No filme, um professor e seu grupo de alunos tentam criar um sistema para ganhar o famoso jogo de cartas black-jack (ou 21) em Las Vegas. O objetivo deles é pagar a faculdade, e esse sistema que criam foi fundamentado em problemas matemáticos complexos

A Sala de Fermat

O filme de 2007 envolve matemática e muito suspense. Isso porque, a história mostra quatro matemáticos que são selecionados para resolver um enigma. O problema é eles devem ficar trancados numa sala onde as paredes vão se encolhendo aos poucos, e isso só irá parar se eles conseguirem resolver o enigma.

 

Estrelas Além do Tempo

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de três matemáticas negras, funcionárias da NASA, que precisaram superar o racismo e a desconfiança, para, no final, mostrar a todos suas capacidades com os números.

O Homem que Mudou o Jogo

O filme mostra um método matemático fundamentado em estatísticas que alteram os critérios na hora de fichar jogadores em equipes profissionais.

Outros filmes sobre matemática:

A Teoria do Amor (I.Q)
Número 23
A Fórmula Preferida do Professor
O Quadro Negro

E então, que tal aproveitar o tempinho de folga para se divertir com matemática?

Gostaram das sugestões? Já viram alguns filmes?

Deixe seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

4 COMENTÁRIOS

  1. uauuu vocês estão de parabéns temos nomes aqui que nunca ouvi falar mas a primeira vista me encantaram e irão ajudar muito minha esposa é professora. parabéns

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui