O que é Turismo de Aventura?

Turismo de aventura é um segmento do mercado turístico que tem como objetivo promover a práticas de atividades de aventura de caráter recreativo.

A princípio era conhecido como uma atividade ou subproduto do Ecoturismo. Hoje, porém, possui características de mercado próprias. Além disso, diversas novas oportunidade de ofertas e diferentes possibilidades aparecem devido ao crescimento que vem adquirindo.

Rapel, rafting, mergulho e trekking são alguns exemplos de atividades de turismo de aventura.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Além disso, a prática de atividades pode ocorrer em qualquer espaço, seja ele natural, rural, urbano, construído, estabelecido como área protegida ou não.

São considerados como movimentos turísticos as estadas e os deslocamentos relacionados com a execução de atividades classificadas como túristicas, constituídas pela prática de atividades de aventura que são compatíveis com este segmento, ou seja, a proposta de serviços, equipamentos e produtos de:

  • hospedagem
  • transporte
  • alimentação
  • operação e agenciamento
  • recepção e condução de turistas
  • outras atividades adicionais que existam em função da prática do turismo

As agências de turismo são especializadas em realizar o Turismo de Aventura com profissionais capacitados, assim como outras atividades devidamente regulamentadas.

A cada dia novos produtos e serviços especializados em turismo de aventura estão surgindo. Isso aconteceu pela transformação no comportamento do consumidor. Hoje em dia, as pessoas estão buscando estilos de vida mais saudáveis, e procuram lugares e viagens onde tenham maior contato com a natureza.

O que podemos considerado como atividade de turismo de aventura?

É possível considerar toda a atividade que envolva a superação de limites pessoais, sempre de caráter recreativo, nunca competitivo. Porém, essas atividades devem ser feitas preservando a natureza, e evitando possíveis impactos negativos ao ambiente.

As atividades de aventura são experiências físicas e sensoriais recreativas que relacionadas à desafios. Pode ter riscos avaliados, controláveis e assumidos que podem proporcionar sensações diversas como liberdade, superação e prazer. É importante lembrar que tudo irá depender da expectativa e experiência de cada pessoa e do nível de dificuldade de cada atividade.

Onde é possível praticar o turismo de aventura?

É possível praticar turismo de aventura em qualquer lugar do mundo. O Brasil é um excelente país para a prática deste tipo de turismo. Afinal, possui diversos lugares com belezas naturais e parques turísticos que disponibilizam a prática.

Veja abaixo alguns lugares onde é possível juntar diversão e adrenalina:

— Trekking na Chapada Diamantina

— Escalada em árvore na Amazônia

— Kitesurf em Jericoacoara

— Rafting no Rio Iguaçu

— Voar de parapente no Rio de Janeiro

Sabendo do crescimento desta área, a Prime Cursos lançou o Curso de Turismo de Aventura. O curso – totalmente online e gratuito – ensina sobre a viabilidade da região para o Turismo de Aventura, como é o perfil do turista de aventura, integração de atividades e segmentos, tendências e muito mais!

E aí, que tal começar a praticar o Turismo de Aventura?

Se gostou do artigo de hoje, deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui