importância do Programa 5s

Qual a importância do Programa 5S e os benefícios para empresas?

Deixar a empresa sempre organizada pode não ser uma tarefa tão fácil, especialmente quando a companhia conta com vários setores que precisam trabalhar juntos. Com essa integração constante, documentos, itens importantes e objetivos de uso diário podem acabar se perdendo, o que dificulta o dia a dia quando alguém precisa usá-los. Pensando nisso, deu origem a uma metodologia que visa a organização e limpeza das empresas. Mas você sabe a importância do programa 5S?

De origem japonesa, o programa 5S não somente ajuda na organização dentro das empresas e dos setores, como também preza pela limpeza, padronização e uso de tudo o que há nela de maneira sustentável e econômica, a fim de evitar desperdícios.

O método trabalha com resolução de problemas imprevistos, e estratégias que possam evitar tudo aquilo que é previsto pelos gestores e amenizar prejuízos jurídicos e financeiros na grande maioria dos casos.

Entenda melhor sobre a importância e benefícios no programa 5S a seguir!

Qual a importância do programa 5S?

A importância do programa está diretamente ligada com uma melhor organização, redução de desperdícios e otimização do tempo em todos os setores da empresa. O método pode ser usado desde simples escritórios, até multinacionais e empresas de logísticas.

o programa oferece melhor otimização do tempo, menos desperdício e uma empresa mais organizada
o programa oferece melhor otimização do tempo, menos desperdício e uma empresa mais organizada

Usando a metodologia, os riscos diminuem em todas as áreas da organização e evita-se prejuízos como:

  • objetos extraviados;
  • áreas com riscos e problemas estruturais;
  • queda na qualidade de produção;
  • dificuldade em achar ferramentas de uso diário.

Quais os benefícios do programa 5S?

Os principais benefícios do programa estão ligados com cada senso da metodologia, já que cada um dos S está relacionada com um aspecto da empresa.

Senso 1 – SEIRI (Utilização)

O primeiro dos 5S do programa vem de utilização, e seu benefício é fazer com que o ambiente de trabalho seja menos poluído e mais útil, no que se refere tanto no visual como no espaço. Com isso, você consegue deixar apenas o que é indispensável no serviço e elimina tudo o que for desnecessário, da seguinte forma:

  • uso constante: os materiais e equipamentos de usos constantes devem ficar próximos à você como em mesas e bancadas, de forma organizada e que possam ser acessados facilmente.
  • ocasional: tudo aquilo que não é usado todos os dias, mas ainda semanalmente, deve ser guardado em armários, prateleiras, pen drives e arquivos.
  • uso raro: itens que são usados com menos frequências, mas ainda são necessários, devem ser armazenados e identificados em armários e gavetas.

Com isso, sua empresa ganha um espaço físico maior e economiza tempo para a procura de objetivos necessários, além de manter o espaço mais organizado e sem excesso de objetivos, diminuindo não somente desperdícios como também acidentes.

Senso 2 – SEITON (ORDENAÇÃO)

O senso 2 se refere à ordenação e organização, sendo um complemento do primeiro senso. Com ele a empresa mantém tudo organizado e identificado, tornando os processos todos otimizados.

com o Programa 5S a empresa consegue manter tudo organizado e em seu devido lugar
com o Programa 5S a empresa consegue manter tudo organizado e em seu devido lugar

Além de colocar os itens no lugar, você também deve colocar etiquetas nos materiais, objetos, documentos e até pastas e equipamentos, bancadas e gavetas.

Também é importante expor locais perigosos, máquinas que devem ser usadas com atenção especial, locais em que deve-se fazer silêncio, etc.

O principal objetivo desse senso é que no final do expediente a empresa fique organizada e sem coisas jogadas pelas bancadas, e cada item, incluindo papéis, grampeadores e até clips, nos lugares devidos, o que faz com que no outro dia os colaboradores trabalhem de forma melhor e mais eficiente.

Além de ganhar tempo, você também diminui o cansaço por movimentação desnecessária atrás de itens fora do lugar e ainda possibilita uma evacuação acelerada em casos de perigos e facilidade para encontrar objetivos, além de, claro, menos riscos de acidentes de trabalho. Afinal, apenas conferindo as etiquetas é possível saber o que você encontrará nas gavetas e prateleiras.

Senso 3 – SEISOU (Limpeza)

O  terceiro senso está ligado com a limpeza do local e usa a técnica da investigação para que tudo seja mantido higienizado. Assim, a empresa verifica tudo aquilo que possa estar gerando imperfeições e sujeiras no ambiente.

O senso também visa que objetos e sujeiras, além de restos de materiais como papel não fiquem jogados no chão, e que os lixos sejam recolhidos todos os dias.

Os equipamentos e máquinas também devem ser limpadas sempre após o uso e os armários devem ser sempre higienizados e organizados.

Como benefício principal, a empresa não somente consegue uma boa aparência, mas também um local de trabalho mais purificado e menos riscos de doenças respiratórias causadas pelo acúmulo de pó. Junto a isso, ainda aumenta a produtividade dos colaboradores, que trabalham com uma qualidade elevada dentro do ambiente de trabalho.

Senso 4 – SEIKETSU (Asseio)

Também ligada com os outros sensos, o quarto S impacta diretamente no asseio ou padronização, garantindo que os itens recebem a manutenção necessária e a empresa busque sempre melhorias constantes.

Esse senso ainda reflete nos colaboradores, que também devem estar uniformizados e com boa aparência, com unhas aparadas, cabelos cortados, vestimentas limpas etc. Junto a isso, o ambiente deve seguir o mesmo padrão, ser bem iluminado e ventilado e os banheiros sempre higienizados.

o método ainda preza por um ambiente ventilado, iluminado e que crie uma sensação de bem-estar nos colaboradores
o método ainda preza por um ambiente ventilado, iluminado e que crie uma sensação de bem-estar nos colaboradores

O benefício principal é que o ambiente de trabalho e a produtividade são melhorados diretamente, o que gera um menor estresse entre os colaboradores e passa segurança e boa aparência para quem trabalha no local.

Senso 5 – SHITSUKE (Autodisciplina)

O último senso do programa 5S está ligado à prática da metodologia dentro da empresa. Isto é: depois de organizar os itens e objetivos e limpar todo o ambiente, é necessário que tudo seja mantido limpo e organizado, e que não volte a ficar bagunçado e sujo novamente.

Como benefício, o âmbito pessoal e organizacional são melhorados, assim como o autocontrole e auto inspeção, já que todos ficam responsáveis pelas melhorias no ambiente de trabalho como limpeza e organização, e devem estar atentos a possíveis causas do acúmulo de sujeira para resolver o problema.

Depois de ver a importância do programa 5S e todos os seus benefícios para a empresa, não deixe de colocá-lo em prática em sua organização, a fim de que a empresa esteja sempre limpa e organizada. Isso não somente faz com que a marca tenha uma boa aparência, mas também garante uma maior produtividade dentro do ambiente de trabalho, que estará mais receptivo aos colaboradores.

Curso à Norma ISO 9001:2015 Online Grátis

Para uma empresa obter a certificação da ISO ela deve cumprir certos requisitos, de modo que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade, e você agora pode fazer o curso de ISO 9001 100% Grátis!

Na versão atual e que será ministrada neste curso de introdução, a 9001:2015, trouxe mudanças estruturais na forma de como encarar um sistema de gestão, ou seja, não se trata mais da elaboração de documentos, mas sim de uma mudança de postura no todo.

Não perca tempo e atualize seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego ou de alavancar sua carreira com esse Curso Gratuito de ISO 9001!


Stories

Posts Recentes

  • Modelo de Currículo Básico para Vigia Escolar
    Se você está procurando emprego, seja para iniciar no mercado de trabalho ou para trocar de profissão sabe que desenvolver um currículo pode ser trabalhoso, por isso a Prime está disponibilizando um modelo básico de currículo para você que terminou ou pretende fazer o Curso de Vigia Escolar Online Grátis e está procurando uma vaga…
  • Modelo de Currículo Básico para Porteiro
    Se você está procurando emprego, seja para iniciar no mercado de trabalho ou para trocar de profissão sabe que desenvolver um currículo pode ser trabalhoso, por isso a Prime está disponibilizando um modelo básico de currículo para você que terminou ou pretende fazer o Curso de Porteiro Online Grátis e está procurando uma vaga na…
  • Os Principais Desafios do Vigia Escolar na Atualidade
    O trabalho de um vigia escolar é essencial para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos, professores e funcionários, porem esses profissionais enfrentam uma série de desafios diários que vão além de suas responsabilidades de vigilância e monitoramento. Neste artigo, exploraremos as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos por esses profissionais, desde lidar com comportamentos…
  • Como se Tornar Vigia Escolar: Tudo Sobre Formação e Carreira
    A segurança nas instituições de ensino tornou-se uma prioridade fundamental, tornado a figura do vigia escolar muito importante dentro da instituição visando a proteção de alunos, professores e funcionários. O papel do vigia escolar vai além da vigilância, abrangendo a implementação de medidas de segurança e o controle de acesso. Interessado em seguir essa carreira…
  • Função do Vigia Escolar: Responsabilidades e Impacto na Segurança
    O vigia escolar desempenha uma função crucial na manutenção da segurança e bem-estar dentro das escolas. Sua presença garante que alunos, funcionários e visitantes se sintam protegidos e em um ambiente seguro para aprendizado e trabalho. Com diversas responsabilidades que vão desde o monitoramento de acesso até a resposta a emergências, o vigia escolar é…
  • Descubra qual a formação necessária para ser síndico
    O síndico é uma peça chave na administração de um condomínio, responsável por gerir o patrimônio comum e assegurar o bem-estar dos moradores. Apesar de não haver muitos requisitos formais para assumir este cargo, algumas habilidades e conhecimentos específicos podem fazer uma grande diferença na eficácia com que ele desempenha suas funções. Comunicar-se bem, entender…
  • Gestão de condomínios: qual o trabalho do síndico profissional?
    O trabalho de síndico evoluiu de uma posição geralmente ocupada por moradores para uma carreira profissionalizada, refletindo a complexidade crescente na administração de condomínios. Essa transformação deve-se ao aumento das demandas legais, financeiras e administrativas, que exigem um conhecimento especializado para uma gestão eficiente e conforme à legislação. A relevância do trabalho do síndico profissional…
  • Quem pode ser síndico profissional? Qualificações e habilidades
    O síndico profissional tem um papel muito importante na administração de condomínios, se diferenciando do síndico que mora no prédio por ser um especialista contratado. Enquanto o síndico residente é um morador que assume essa responsabilidade, muitas vezes sem ter formação específica, o síndico profissional é escolhido por seu conhecimento técnico e experiência em administração,…
  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.