Programa 5S: o que é e como implantar na empresa para conseguir os benefícios?

o eSocial é um sistema de unifiação de documentos fiscais, previdenciários e trabalhistas
o eSocial é um sistema de unifiação de documentos fiscais, previdenciários e trabalhistas

Os valores de uma empresa são um dos fatores mais importantes na hora de engajar os colaboradores e contribuir para que eles cumpram suas responsabilidades dentro do prazo. Com isso, a empresa não somente mantém uma produção constante, mas também faz com que seus funcionários se sintam acolhidos dentro da empresa, diminuindo o turnover e aumentando a satisfação. Foi pensando nisso que surgiu então o programa 5S.

Também conhecido como Housekeeping, o programa 5S foi criado no Japão e tem como objetivo trazer simplicidade e eficiência para o ambiente de trabalho, indo desde fábricas e linhas de produção, até os escritórios administrativos, refeitórios e salas de reunião.

O método surgiu ainda na segunda guerra mundial e visava otimizar os processos, tornando-os mais enxutos, organizados e simplificados.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime
veja o que é Programa 5S e como ele pode ajudar sua empresa
veja o que é Programa 5S e como ele pode ajudar sua empresaveja o que é Programa 5S e como ele pode ajudar sua empresaveja o que é Programa 5S e como ele pode ajudar sua empresa

Para você entender melhor como esse processo funciona e como implementar na sua empresa, separamos um post completo sobre este assunto. Confira!

O que é o programa 5S?

O programa 5S é considerado um programa de qualidade que tem como principal objetivo melhorar a produtividade dos colaboradores e ambiente de trabalho, tendo como base 5 pilares:

  • utilização;
  • organização;
  • limpeza;
  • bem estar;
  • autodisciplina.

Quais os objetivos do programa 5S?

O programa 5S é desenvolvido em quatro áreas diferentes e seus objetivos são específicos para cada uma delas:

Pessoal

  • aumentar a produtividade;
  • desenvolver o trabalho em equipe;
  • otimizar o tempo.

Empresa

  • eliminar desperdícios;
  • facilitar a arrumação interna;
  • melhorar a imagem da empresa.

Segurança

  • diminuir os acidentes que possam ocorrer no ambiente de trabalho;
  • aumentar a segurança da empresa.

Processos

  • aumentar a eficiência;
  • otimizar;
  • racionalizar.

Qual o significado da sigla 5S?

Seiri

O primeiro S do programa vem da palavra japonesa seiri, que significa uso. Com isso, o programa sugere que você defina o que é essencial para o uso e o que não é necessário. Essa separação de categoria deve envolver todas as operações da empresa como máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas, insumos etc.

na primeira etapa do programa, será definido a importância de cada item dentro do local de trabalho
na primeira etapa do programa, será definido a importância de cada item dentro do local de trabalho

A partir disso, a empresa consegue avaliar quais são os recursos que agregam valor ao processo, e quais são os dispensáveis que poderiam ser usados em outras áreas ou setores, contribuindo também para a diminuição dos prejuízos e desperdícios.

Seiton

O segundo S vem da palavra seiton, que significa organização. Nessa etapa a empresa deve avaliar os materiais e classificar em ordem de uso cada recurso que foi incluído no S anterior.

Para isso, é importante padronizar a quantidade e local onde cada item estará, de forma que o colaborador consiga encontrar o que precisa sem perder tempo por meio de uma padronização e etiquetas.

Seiso

O terceiro S significa limpeza, e é ele quem facilita a limpeza do ambiente de trabalho, usando a metodologia de que, antes de limpar o que está sujo, é necessário atentar-se ao motivo que leva à sujeira. Assim, fica mais fácil encontrar soluções preventivas que eliminam ou reduzem a necessidade de limpeza dos itens e ambientes.

a limpeza do local também é importante, e o ambiente deve estar sempre organizado e livre de sujeiras
a limpeza do local também é importante, e o ambiente deve estar sempre organizado e livre de sujeiras

Isso porque, quanto mais organizado e limpo um ambiente de trabalho, menor estresse é gerado nos funcionários envolvidos, que passam a executar suas tarefas com mais exatidão e eficiência.

Seiketsu

O quarto S vem de Seiketsu e significa padronização. Seu objetivo é elaborar um padrão das atividades e responsabilidade de setores e processos dentro da empresa, e assegurar que a organização possui condições propícias para atuar, cumprindo de forma adequada todas as normas de segurança e respeitando as regras de conduta. 

Além disso, é nesse senso que a empresa se compromete a sempre buscar por melhorias necessárias nos equipamentos e instalações, de forma constante.

Shitsuke

O último S do programa 5S significa integridade, e sua missão no processo é fazer com que os colaboradores possam colocar em prática as recomendações dos outros quatro S.

Com isso, o programa passa a ser executado de forma constante ao longo de anos, e não somente durante um curto período de tempo, garantindo que a empresa esteja sempre organizada, limpa e com um índice de produção elevado.

Como implantar o programa 5s na empresa?

1- Divulgar

O primeiro passo para implementar o programa 5S dentro da empresa é divulgá-lo com recursos como:

  • palestras;
  • reuniões;
  • cartazes;
  • memorandos.

A partir desses meios de comunicação você deve deixar claro para os funcionários a importância do método e como ele pode beneficiar a empresa e os colaboradores.

Leia também Qual a importância do Programa 5S e os benefícios para empresas?  

2- Preparação e mapeamento das áreas

O segundo passo implica em dividir a implantação do programa em partes menores, separando responsáveis para cada área da empresa. A partir disso, é hora de fazer o mapeamento dos locais de trabalho, visando:

  • criar um comprometimento maior dos líderes;
  • dimensionar o treinamento dos facilitadores;
  • facilitar a implementação de um sistema de reconhecimento.

3- Implantação

O terceiro passo é colocar em prática o programa na sequência dos 5 S – uso, organização, limpeza, padronização e integridade.

Levando esses sensos em consideração, a empresa deve implementar o programa em seus setores com 5 perspectivas de atuação: layout, máquinas e equipamentos, instrumentos, documentos e acessórios administrativos.

4- Manutenção

Por fim, a etapa de manutenção tem como objetivo assegurar que todas as novas exigências estão sendo cumpridas para que a ordem, limpeza e organização dentro da empresa estejam sendo respeitadas de forma contínua e diária.

é importante fazer a manutenção do programa periodicamente
é importante fazer a manutenção do programa periodicamente

Aqui, ainda é possível usar auditorias internas e divulgações dentro da empresa para promover a conscientização de todos os membros.

Depois de ver o que é o programa 5S e como implementar na empresa, use nossas dicas para lhe auxiliar a manter sua empresa organizada, limpa e comprometida, de modo que os funcionários se sintam bem e sua produtividade aumente dentro do ambiente de trabalho. O programa ainda auxilia a diminuir desperdícios e prejuízos em vários setores, incluindo o jurídico.

Curso à Norma ISO 9001:2015 Online Grátis

Para uma empresa obter a certificação da ISO ela deve cumprir certos requisitos, de modo que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade, e você agora pode fazer o curso de ISO 9001 100% Grátis!

https://youtu.be/tgRzJUH-xms

Na versão atual e que será ministrada neste curso de introdução, a 9001:2015, trouxe mudanças estruturais na forma de como encarar um sistema de gestão, ou seja, não se trata mais da elaboração de documentos, mas sim de uma mudança de postura no todo.

Não perca tempo e atualize seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego ou de alavancar sua carreira com esse Curso Gratuito de ISO 9001!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.