Dicas para perder a timidez na hora de cantar e soltar a voz

como perder a timidez na hora de antar

Apesar de muitas pessoas acreditarem que para cantar bem é preciso apenas ter uma voz afinada, uma boa apresentação de canto engloba vários fatores diferentes. Se a pessoa não se sentir à vontade, certamente não conseguirá se apresentar da forma como gostaria. Mas você sabe como perder a timidez na hora de cantar?

Soltar a voz não é uma tarefa fácil nem mesmo para quem tem uma voz agradável naturalmente. Isso porque, mesmo quem encara o canto como uma grande paixão pode ficar paralisado ao se deparar com muitas pessoas olhando para o palco ao mesmo tempo.

No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a controlar e perder a timidez para conseguir soltar a voz. Confira a seguir!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Como a timidez atrapalha na hora de cantar?

Diferente do que muitos imaginam, a timidez não atrapalha apenas no emocional da pessoa, e muitas vezes interfere na técnica do canto. Um exemplo disso é a respiração, que tende a ficar desestabilizada e atrapalhar na afinação e projeção da voz, já que com uma respiração descompassada o diafragma fica sem estabilidade, dando resultando a uma voz tremida e instável.

a timidez atrapalha principalmente nas técnicas vocais
a timidez atrapalha principalmente nas técnicas vocais

O volume da voz também acaba sendo prejudicado, além de ainda ser possível causar danos mais sérios devido ao relaxamento e postura do aparelho fonador.

Dicas de como perder a timidez na hora de cantar e soltar a voz

Se exponha mais

Embora possa parecer um paradoxo, a melhor maneira de perder a vergonha é se expor cada dia mais. Para isso, é preciso que você comece com coisas pequenas como por exemplo mostrar uma música que aprendeu aos amigos próximos e perguntar qual a opinião deles a respeito do que mais gostaram e o que precisa ser melhorado.

É importante que você saiba receber feedbacks positivos e negativos, e prestar atenção ao que você faz nas partes que eles gostaram mais e tentar aplicar isso nos momentos que receberam críticas.

Cante em festas de famílias, eventos no trabalho ou churrasco com os amigos

A tendência é que quanto maior o número de pessoas que conhecemos e gostamos estão nos assistindo, mais fácil fica perder a timidez na hora de cantar. Afinal, essas pessoas nos apoiar e dar apoio nas decisões que tomamos. Além disso, é mais fácil se acostumar com várias pessoas olhando para você ao mesmo tempo se essas pessoas forem da sua família e círculo de amizade.

comece a cantar em bares com públicos que você ainda não tenha tanta familiaridade
comece a cantar em bares com públicos que você ainda não tenha tanta familiaridade

Comece com apresentações com pessoas que você conhece, e parta para apresentações em bares pequenos ou festas de amigos com um público que você ainda não tem familiaridade.

Procure ajuda psicológica

Muitas pessoas tímidas precisam da ajuda de um profissional para controlar a vergonha. Embora sentir-se desconfortável em situações de exposição seja algo completamente normal, alguns indivíduos podem sentir uma vergonha muito grande que acaba impedindo-os de realizar atividades, e nesses casos é necessário ajuda de alguém especializado para controlar a timidez.

Faça exercícios que ajudam a acabar com a timidez na hora de cantar

Cante em frente ao espelho para observar sua expressão facial e corporal, e tente fazer exatamente  o que você faria se estivesse em público, procurando se movimentar da forma como você deseja que o seu público te veja.

Em seguida, faça isso sem ser em frente ao espelho e se filme com o celular de corpo inteiro. Assista ao vídeo e analise quais partes deve melhorar e quais deve manter.

Repita o processo de filmagem até que você tenha identificado poucos pontos que devem ser melhorados.

Outro exercício que costuma funcionar é interpretar uma música ou poesia em frente ao espelho ou diante de um grupo de amigos. Ao recitá-la, coloque o valor real de cada palavra para fazer uma dinâmica na leitura.

Lembre-se que por meio da entonação, gestos e expressões você consegue se conectar com as palavras e interpretá-las de acordo com o seu valor na letra.

Pratique o canto

A voz é projetada por vários músculos que devem ser exercitados de forma constantes. Isso quer dizer que treinar a voz é uma técnica que deve ser praticada diariamente, seja no banho, no carro ou até mesmo pela casa enquanto faz as atividades do dia a dia.

uma dica para perder a timidez na hora de cantar é praticar o canto sempre que possível
uma dica para perder a timidez na hora de cantar é praticar o canto sempre que possível

Para conseguir lidar melhor com a timidez, você ainda pode gravar sua voz e ouvi-la para avaliar o que pode ser melhorado. Além disso, quanto mais familiarizado você estiver em cantar, mais fácil será quando estiver de frente ao seu público.

Vale lembrar que não se deve praticar por mais de 20 minutos para não causar um estresse nas cordas vocais, o que o deixará sem voz por algum tempo.

Faça um curso de canto

É muito comum encontramos pessoas que têm vergonha de cantar por não saber a forma correta de trabalhar a voz. Uma dica para perder a timidez na hora de soltar a voz, nesses casos, é fazer uma aula de canto para trabalhar melhor a afinação e entonação.

Além disso, na grande maioria das aulas você também aprenderá a melhor forma de vencer a timidez para se apresentar para o seu público com técnicas e dicas específicas.

Depois de ver como perder a timidez na hora de cantar e soltar a voz, não deixe de usar nossas dicas para lidar com a vergonha. Caso você se sinta envergonhado e não consiga lidar com a timidez mesmo depois de praticar com os amigos, você pode procurar ajuda de um profissional e se inscrever em uma aula de canto para trabalhar melhor suas técnicas vocais.

Aprenda a Cantar Online

Na prime curso você encontra diversos cursos que podem lhe auxiliar em sua carreira vocal.

Cantar vai muito além de apenas emitir sons musicais, cadenciados, com a voz. Cantar é expressar suas emoções e sentimentos. Muitos pensam que para cantar é preciso ter um dom natural ou uma voz especial. Isso não é verdade! Com este curso de canto básico você vai aprender que cantar é uma arte que pode ser aprendida e/ou aperfeiçoada, e que toda voz natural pode cantar praticamente qualquer música! Confira as 15 horas do Curso Grátis de Canto Básico – com opção de certificado válido!

Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música. Este curso é muito indicado para estudantes e acadêmicos de Música, para os que já tocam ou estão interessados na aprendizagem de instrumentos musicais, cantores e apreciadores de música clássica e demais interessados. Confira as 35 horas do Curso de Teoria Musical Online Grátis!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui