Quais os benefícios do Open banking?

benefícios do Open banking

O Open Banking é um sistema de integração de dados bancários que pode ser usado por diversas instituições financeiras, tanto para beneficiar os titulares de contas quanto para criar um cenário mais agradável para os bancos. Mas você conhece os principais benefícios do Open Banking?

Antigamente, quando os clientes de bancos e instituições financeiras queriam mudar de empresa, era necessário iniciar um relacionamento do zero na hora de migrar e abrir uma nova conta. Com o Open Banking, não será mais necessário esperar um tempo de uso dos serviços para poder usufruir de produtos oferecidos pelos bancos, sendo possível usar todo o seu histórico com as outras instituições para diminuir esse período.

Para que você entenda mais sobre os benefícios do Open Banking, separamos uma lista com os principais que irá lhe auxiliar a entender mais sobre o assunto. Confira!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Quais os benefícios do Open Banking?

Maior transparência

Com o sistema de integração e compartilhamento de dados, os titulares de contas possuem uma maior autonomia e agora poderão usar os processos bancários de maneira mais fácil e até mesmo optar por bancos e instituições diferentes a hora que desejarem, sem precisar passar por burocracias de troca de banco.

Além disso, esse compartilhamento promove uma maior transparência dos processos, já que os clientes agora podem escolher como e onde esses dados serão usados.

Competitividade maior

Falando sobre os benefícios às empresas e instituições, o Open Banking permitirá criar serviços personalizados de acordo com seus interesses e histórico de compras e comportamentos.

com a integrçaão do sistemas os bancos terão que lançar produtos cada vez melhores do que o da concorrência para atrair o usuário
com a integrçaão do sistemas os bancos terão que lançar produtos cada vez melhores do que o da concorrência para atrair o usuário

Isso não somente cria oportunidades melhores para os titulares de contas, mas ainda promove uma maior competitividade no mercado para criar produtos cada vez melhores para se destacar dentro do sistema.

Taxas reduzidas

As taxas encontradas no mercado tendem a diminuir cada vez mais, já que com todas as informações conectadas entre diversas empresas diferentes, os titulares poderão acessar todas as opções de taxas praticadas no mercado financeiro. Com isso, poderão optar pelas menos burocráticas e mais atrativas.

Isso não somente beneficia o usuário, que pode buscar pelas opções mais vantajosas, mas também os bancos, que poderão analisar as taxas praticadas pela concorrência e criar produtos melhores.

Custos reduzidos

Como a integração dos dados é feita por meio das APIs, os processos se tornaram mais baratos e mais rápidos, além de seguros. Isso porque, como antes eram necessários grandes números de intermediários para que esses processos fossem realizados, hoje em dia tudo poderá ser feito online.

Várias fontes de receita

Junto com os menores custos nos processos, outro benefício para os bancos é a possibilidade de conseguir diversas fontes de receitas diferentes. Isso quer dizer que uma mesma empresa pode criar dezenas de canais diferentes para oferecer seu produto.

Outro grande benefício é em relação a facilidade de acesso, já que antes era necessário ir até as agências para contratar um serviço que agora pode ser contratado totalmente online e em canais variados.

Experiência do usuário cada vez melhor

Um dos grandes diferenciais do Open Banking é oferecer serviços personalizados para os clientes de acordo com seu perfil, interesse e histórico.

Ou seja, você receberá ofertas de produtos cada vez mais personalizados para seu perfil.

Esses produtos podem ser ofertados em dezenas de formatos e plataformas diferentes, ainda sendo possível visualizar os destaques de acordo com suas necessidades e preferências.

Produtos personalizados

Com o acesso livre às informações dos usuários, os bancos podem agora desenvolver serviços e produtos personalizados tendo como base as necessidades e preferência dos seus consumidores, tanto otimizando o tempo e dinheiro gasto pelos bancos oferecendo apenas por quem tem maiores chances de fechar negócio, como também evitando que os clientes recebam ofertas que não se enquadram em seu perfil financeiro.

Serviços cada vez melhores

Com essa integração, um dos benefícios do Open Banking bastante discutido é a melhora nos produtos ofertados, focando em operações principais e desenvolvendo melhorias para estar à frente da concorrência. Afinal, por ter mais autonomia o cliente terá acesso a todos os produtos oferecidos pelo mercado, e se destacar dos demais é muito importante nesse novo cenário.

Mais segurança de informações

Uma grande dúvida a respeito das APIs é a segurança das informações compartilhadas. Além do sistema de integração ser bastante seguro e não permitir que qualquer pessoa consiga acessar esses dados, todo o processo será monitorado pelo Banco Central, que possui diretrizes a respeito do compartilhamento de dados e vazamento de informações.

Menor tempo de relacionamento

Considerado um dos principais benefícios do Open Banking, a diminuição do tempo de relacionamento entre banco e usuário garante uma melhor experiência na hora de contratar novos serviços.

com o open banking não será mais necessário começar um relacionamento do zero com bancos para conseguir produtos como cartões de créditos e empréstimos
com o open banking não será mais necessário começar um relacionamento do zero com bancos para conseguir produtos como cartões de créditos e empréstimos

Se antes era necessário iniciar uma relação do zero com bancos antes de poder ter acesso a créditos e cartões, hoje em dia levando seu histórico de uma instituição para outra você consegue diminuir o tempo de espera para usar os produtos e serviços oferecidos pelos bancos.

Depois de ver quais os benefícios do Open Banking e como ele pode beneficiar tanto as empresas como os usuários, é importante entender melhor sobre esse sistema de integração de dados e ficar por dentro de como ele impactará o mercado financeiro. Além disso, se sua empresa atua nesse ramo, vale a pena se especializar no assunto.

As empresas também podem se beneficiar do Open Banking, principalmente com aumento na participação de mercado por fintechs e maior oportunidade para todos.

Curso de Finanças Pessoais Online Grátis

Aprenda a gerir adequadamente as suas finanças com o Curso Grátis de Finanças Pessoais da Prime Cursos. Nele você descobrirá qual o seu perfil financeiro e aprenderá a encontrar os pontos fracos de sua administração financeira e como solucioná-los.

Curso recomendado para todos que possuem alguma dificuldade em administrar seus ganhos e despesas ou que apenas desejam melhorar suas finanças pessoais.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.