benefícios do Open banking

Quais os benefícios do Open banking?

O Open Banking é um sistema de integração de dados bancários que pode ser usado por diversas instituições financeiras, tanto para beneficiar os titulares de contas quanto para criar um cenário mais agradável para os bancos. Mas você conhece os principais benefícios do Open Banking?

Antigamente, quando os clientes de bancos e instituições financeiras queriam mudar de empresa, era necessário iniciar um relacionamento do zero na hora de migrar e abrir uma nova conta. Com o Open Banking, não será mais necessário esperar um tempo de uso dos serviços para poder usufruir de produtos oferecidos pelos bancos, sendo possível usar todo o seu histórico com as outras instituições para diminuir esse período.

Para que você entenda mais sobre os benefícios do Open Banking, separamos uma lista com os principais que irá lhe auxiliar a entender mais sobre o assunto. Confira!

Quais os benefícios do Open Banking?

Maior transparência

Com o sistema de integração e compartilhamento de dados, os titulares de contas possuem uma maior autonomia e agora poderão usar os processos bancários de maneira mais fácil e até mesmo optar por bancos e instituições diferentes a hora que desejarem, sem precisar passar por burocracias de troca de banco.

Além disso, esse compartilhamento promove uma maior transparência dos processos, já que os clientes agora podem escolher como e onde esses dados serão usados.

Competitividade maior

Falando sobre os benefícios às empresas e instituições, o Open Banking permitirá criar serviços personalizados de acordo com seus interesses e histórico de compras e comportamentos.

com a integrçaão do sistemas os bancos terão que lançar produtos cada vez melhores do que o da concorrência para atrair o usuário
com a integrçaão do sistemas os bancos terão que lançar produtos cada vez melhores do que o da concorrência para atrair o usuário

Isso não somente cria oportunidades melhores para os titulares de contas, mas ainda promove uma maior competitividade no mercado para criar produtos cada vez melhores para se destacar dentro do sistema.

Taxas reduzidas

As taxas encontradas no mercado tendem a diminuir cada vez mais, já que com todas as informações conectadas entre diversas empresas diferentes, os titulares poderão acessar todas as opções de taxas praticadas no mercado financeiro. Com isso, poderão optar pelas menos burocráticas e mais atrativas.

Isso não somente beneficia o usuário, que pode buscar pelas opções mais vantajosas, mas também os bancos, que poderão analisar as taxas praticadas pela concorrência e criar produtos melhores.

Custos reduzidos

Como a integração dos dados é feita por meio das APIs, os processos se tornaram mais baratos e mais rápidos, além de seguros. Isso porque, como antes eram necessários grandes números de intermediários para que esses processos fossem realizados, hoje em dia tudo poderá ser feito online.

Várias fontes de receita

Junto com os menores custos nos processos, outro benefício para os bancos é a possibilidade de conseguir diversas fontes de receitas diferentes. Isso quer dizer que uma mesma empresa pode criar dezenas de canais diferentes para oferecer seu produto.

Outro grande benefício é em relação a facilidade de acesso, já que antes era necessário ir até as agências para contratar um serviço que agora pode ser contratado totalmente online e em canais variados.

Experiência do usuário cada vez melhor

Um dos grandes diferenciais do Open Banking é oferecer serviços personalizados para os clientes de acordo com seu perfil, interesse e histórico.

Ou seja, você receberá ofertas de produtos cada vez mais personalizados para seu perfil.

Esses produtos podem ser ofertados em dezenas de formatos e plataformas diferentes, ainda sendo possível visualizar os destaques de acordo com suas necessidades e preferências.

Produtos personalizados

Com o acesso livre às informações dos usuários, os bancos podem agora desenvolver serviços e produtos personalizados tendo como base as necessidades e preferência dos seus consumidores, tanto otimizando o tempo e dinheiro gasto pelos bancos oferecendo apenas por quem tem maiores chances de fechar negócio, como também evitando que os clientes recebam ofertas que não se enquadram em seu perfil financeiro.

Serviços cada vez melhores

Com essa integração, um dos benefícios do Open Banking bastante discutido é a melhora nos produtos ofertados, focando em operações principais e desenvolvendo melhorias para estar à frente da concorrência. Afinal, por ter mais autonomia o cliente terá acesso a todos os produtos oferecidos pelo mercado, e se destacar dos demais é muito importante nesse novo cenário.

Mais segurança de informações

Uma grande dúvida a respeito das APIs é a segurança das informações compartilhadas. Além do sistema de integração ser bastante seguro e não permitir que qualquer pessoa consiga acessar esses dados, todo o processo será monitorado pelo Banco Central, que possui diretrizes a respeito do compartilhamento de dados e vazamento de informações.

Menor tempo de relacionamento

Considerado um dos principais benefícios do Open Banking, a diminuição do tempo de relacionamento entre banco e usuário garante uma melhor experiência na hora de contratar novos serviços.

com o open banking não será mais necessário começar um relacionamento do zero com bancos para conseguir produtos como cartões de créditos e empréstimos
com o open banking não será mais necessário começar um relacionamento do zero com bancos para conseguir produtos como cartões de créditos e empréstimos

Se antes era necessário iniciar uma relação do zero com bancos antes de poder ter acesso a créditos e cartões, hoje em dia levando seu histórico de uma instituição para outra você consegue diminuir o tempo de espera para usar os produtos e serviços oferecidos pelos bancos.

Depois de ver quais os benefícios do Open Banking e como ele pode beneficiar tanto as empresas como os usuários, é importante entender melhor sobre esse sistema de integração de dados e ficar por dentro de como ele impactará o mercado financeiro. Além disso, se sua empresa atua nesse ramo, vale a pena se especializar no assunto.

As empresas também podem se beneficiar do Open Banking, principalmente com aumento na participação de mercado por fintechs e maior oportunidade para todos.

Curso de Finanças Pessoais Online Grátis

Aprenda a gerir adequadamente as suas finanças com o Curso Grátis de Finanças Pessoais da Prime Cursos. Nele você descobrirá qual o seu perfil financeiro e aprenderá a encontrar os pontos fracos de sua administração financeira e como solucioná-los.

Curso recomendado para todos que possuem alguma dificuldade em administrar seus ganhos e despesas ou que apenas desejam melhorar suas finanças pessoais.


Stories

Posts Recentes

  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.