Entenda a importância dos Primeiros Socorros em diversos tipos de situação

Os Primeiros Socorros são os primeiros procedimentos realizados em pessoas que sofreram algum tipo de acidente ou doença. A principal razão em prestar estes primeiros procedimentos é de evitar o agravamento do estado da vítima, mantê-la em segurança, até que a ajuda especializada dos bombeiros ou do SAMU cheguem.

Qualquer pessoa pode eventualmente passar por situações de emergência por motivos de lesões, acidentes, ou condições de saúde, seja em casa, no trabalho ou no trânsito. É nesse momento que entra a importância dos Primeiros Socorros, e ter algum conhecimento pode ser a diferença entre a vida e a morte. Porém, é importante saber como proceder antes de querer ajudar alguém, para não piorar a situação.

Muitas pessoas acabam entrando em pânico em determinadas situações de emergência, e com isso, evitam tentar ajudar.

O ideal é sempre manter a calma, e chamar rapidamente o resgate profissional. Após isso, você apenas deverá aplicar qualquer procedimento se tiver conhecimento no que está fazendo.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Caso tenha dúvidas, o ideal é aguardar o auxílio médico e se possível, apenas proteger o acidentado de perigos maiores.

Primeiros Socorros são técnicas de emergência, que devem ser aplicadas a vítimas de mal súbito, acidentes, ou que estão em perigo de vida.

O objetivo desses procedimentos é manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra. Esses procedimentos podem ser feitos por uma única pessoa ou pode ser uma ação coletiva, dentro é claro, de suas devidas limitações de ajuda ao próximo, até que o socorro profissional esteja no local para prestar o serviço adequado.

Após chamar a ajuda médica, o ideal é avaliar rapidamente o local do acidente, para descartar se há perigos, como por exemplos: fios elétricos soltos e desencapados no chão, riscos de explosão por vazamento de gás ou gasolina, estrada perigosa com intenso tráfego de veículos, presença de andaimes ou máquinas trabalhando ou risco de desmoronamento.

O Socorrista é o profissional em atendimento de emergência, e este possui formação e equipamentos profissionais, assim como os Paramédicos.

Já uma pessoa que realiza um curso básico de Primeiros Socorros é conhecida como Atendente de Emergência.

É importante saber que existe um socorro diferente para cada caso, ou seja, o tratamento de um infarto será diferente do caso de um envenenamento.

Curso Gratuito Online de Primeiros Socoros

Sabendo da importância desses procedimentos, a Prime Cursos do Brasil lançou o Curso de Primeiros Socorros Básico.

No curso, o aluno aprende alguns conhecimentos básicos e simples, com etapas básicas de Primeiros Socorros, emergências traumáticas, estado de choque, transporte de acidentados, e muito mais.

E lembre-se, o curso é grátis e você só paga se quiser o certificado, que pode ser uma boa opção para colocar no currículo dependendo de qual área deseja atuar. Confira o Curso de Primeiros Socorros Básicos totalmente gratuito e online!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

25 COMENTÁRIOS

  1. Ola bom dia. Gostei do comentario e assim que terminar o curso que ja iniciei irei faser o curso de primeiros socorros aguarde pedro

  2. O artigo é bom porém já fiz esse curso quando trabalhei na TIVIT, era valido por apenas um ano ou seja já venceu, acho importante ter esse conhecimento.

  3. Não sabemos quando vamos precisar, mas ha necessidade de aprender, já que muitos dos acontecimentos são previsiveis, e outros entretanto não, como os fenômenos da natureza, que impõe ao ser situações de calamidade e muitas vezes causada pela ação do homem. Um curso imprescindível para o nosso dia-a-dia. Grato!

  4. É muito importante ter o conhecimento em primeiros socorros. Assim estaremos ajudando o proximo e até a Família se caso precisar. Hoje fasso o curso técnico de enfermagem, optei por esse curso justamente para está ajudando o proximo, família e principalmente meus filhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui