Atendimento ao cliente

Qual o segredo para um bom atendimento?

Oferecer um bom atendimento é algo fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa, independente da área de atuação ou segmento do mercado. Atender bem deixou de ser um diferencial e hoje em dia é tido como uma obrigação, já que o atendimento é o principal canal de comunicação com o cliente

É muito mais provável que um cliente compartilhe sua opinião quando fica insatisfeito ou frustrado com o atendimento que recebe. Você já deve ter observado a repercussão que esses casos alcançam nas redes sociais, não é?! Situações como essa podem manchar a imagem de uma empresa, interferindo negativamente na captação de novos clientes e prejudicando o desenvolvimento do negócio. 

Neste artigo, vamos compreender por que é tão importante oferecer um atendimento de qualidade e qual o segredo para isso. Confira! 

Por que é fundamental oferecer um bom atendimento? 

Para um atendimento ser valorizado, não basta ser simpático e tratar bem o cliente. O perfil do consumidor mudou, e para receber reconhecimento pelo seu atendimento é importante resolver da melhor forma as demandas trazidas pelos clientes e estabelecer um relacionamento com base na confiança e na fidelidade. 

Vale ressaltar que o mercado está cada vez mais competitivo e marcado pela forte concorrência. Sendo assim, uma boa gestão de relacionamento com os consumidores é um dos pilares essenciais para garantir o desenvolvimento de uma empresa.

Esse conceito ganhou o nome de experiência do cliente. É algo tão valorizado hoje em dia que há setores desenvolvidos em grandes empresas para cuidar especificamente dessa parte. Envolve toda interação que os clientes têm com a empresa, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Oferecer um bom atendimento é a chave para o sucesso de qualquer empresa
Oferecer um bom atendimento é a chave para o sucesso de qualquer empresa

O foco principal é fortalecer o relacionamento, independente do lucro envolvido na compra ou na contratação de serviços. Mas como isso pode ser colocado em prática? Confira a seguir o segredo para um bom atendimento.

Qual o caminho para oferecer um bom atendimento? 

Há uma série de boas práticas e estratégias que podem ser adotadas para garantir um atendimento de qualidade, que contribua com a resolução das demandas do cliente e ajude a fortalecer sua relação com a empresa. Vamos falar a seguir sobre algumas delas. 

1 – Ouça o seu cliente

No contato inicial estabelecido pelo consumidor com a empresa ou loja em questão, é essencial que o atendente responsável esteja disposto a ouvir o problema ou necessidade do cliente.

Esse primeiro momento é crucial para estabelecer uma boa relação. Através dele, o funcionário tem a oportunidade de compreender o motivo que levou o cliente a entrar em contato, e fazer uma leitura inicial do perfil do consumidor para avaliar a melhor forma de personalizar seu atendimento. 

Para o cliente, é muito importante ser ouvido com atenção, pois dessa forma sabe que será atendido da melhor forma e ganha confiança no trabalho do funcionário que o atende naquele momento. É importante cuidar para não demonstrar ansiedade ou impaciência, sem deixar que a pressa para resolver o problema se sobressaia. 

Se for necessário, faça perguntas, investigue, procure se colocar no lugar do cliente e entender de fato o seu problema. É impossível realizar um bom atendimento sem compreender a demanda do cliente. Só a partir daí o atendente deve dar andamento ao atendimento, conforme veremos nos próximos passos. 

2 – Trabalhe com agilidade

Uma vez compreendido o motivo principal para que o cliente tenha entrado em contato ou procurado a sua empresa, é importante que o atendente tenha bem claro em sua mente o que deve fazer para solucionar a questão. Essa habilidade deve ser conquistada com treinamento e prática. 

O vendedor de uma loja deve ser capaz de identificar de imediato onde encontrar o produto procurado pelo consumidor. Quem trabalha em uma empresa que presta serviços deve ter claro em sua mente quais etapas seguir quando um cliente entra em contato para fazer uma reclamação. E assim por diante. 

Gif do  filme Toy Story

É importante distinguir pressa de agilidade. Um atendimento feito com pressa pode ser facilmente confundido com descaso, mas quando executado com agilidade mostra a competência do funcionário e da empresa na qual trabalha.

Posturas como essa são as responsáveis por fortalecer a imagem de eficiência de um negócio, e garantem credibilidade ao trabalho. Outra estratégia que pode fortalecer esses aspectos tem a ver com a comunicação, conforme explica o próximo tópico.

3 – Use a linguagem adequada

Quem nunca se frustrou ao ser atendido através de mensagens automáticas, ou até mesmo por um atendente com respostas prontas e decoradas? Esse tipo de atendimento robotizado pode se mostrar eficiente e ágil em boa parte dos casos, mas tem o risco de acabar afastando os clientes. 

Por isso é importante saber como personalizar o atendimento de acordo com cada cliente e situação. O mesmo vale para o vocabulário, que deve se adaptar à realidade de cada cliente. Isso significa que de nada adianta usar termos técnicos se o consumidor não compreender o que está sendo dito. Se não quer arriscar, uma linguagem acessível e objetiva é sempre a melhor escolha. 

Evite usar gírias, gerúndios, palavras no diminutivo e outros vícios de linguagem que podem passar uma imagem de pouca credibilidade e seriedade. Um dos principais segredos para um atendimento cativante se encontra em pequenas ações e mudanças no comportamento dos atendentes. Saiba mais a respeito no próximo item deste artigo.

4 – Sempre que puder, surpreenda

Superar as expectativas do cliente nem sempre é tão difícil quanto parece. Pequenas ações estratégicas podem ser o suficiente para surpreender.

Disponibilizar cupons de desconto, promover um coquetel de lançamento de uma nova coleção, acrescentar um brinde criativo junto da compra ou uma cartinha de agradecimento personalizada e escrita à mão… são algumas ideias que não têm como dar errado.

Surpresas positivas são um ótimo caminho para aumentar a satisfação e fidelização dos clientes. Mas como nem tudo são flores, a equipe de atendimento também precisa ser capaz de resolver problemas e administrar crises, como veremos em seguida. 

5 – Esteja capacitado para resolver problemas

Problemas são inevitáveis, sobretudo em uma empresa. Cabe à equipe de atendimento resolvê-los ou encaminhá-los para o setor responsável.

Mulher em loja de roupas
Esteja capacitado e preparado para resolver os problemas

A principal dica aqui é sempre fazer o possível para ajudar o consumidor, oferecendo o atendimento que você gostaria de receber se o cliente fosse você. Acompanhe o caso até que tudo esteja resolvido, pois atitudes como essa mostram que a sua empresa é comprometida com seu público e se importa de verdade. 

Com a prática e um bom planejamento, é possível saber o que vai bem e onde estão os principais problemas, adiantando-se a eles. Dessa forma, é possível resolvê-los antes que imprevistos aconteçam e prejudiquem o seu trabalho. 

6 – Recolha feedbacks

Algo muito valioso para os clientes é sentir que sua opinião importa. Dessa forma, nada melhor que ter a abertura da empresa para compartilhar como foi sua experiência de compra.

Esse retorno do cliente, chamado de feedback, é parte fundamental para o desenvolvimento de uma empresa. Através dele, é possível identificar os pontos fortes e fracos do atendimento, as preferências do público-alvo e o que é possível ser feito para melhorar ainda mais a experiência do cliente. 

Para isso, a empresa pode abrir um canal para coletar feedbacks, que pode ser via e-mail, formulário, WhatsApp ou até mesmo por meio de uma urna, no caso de lojas físicas.

Estratégias como essa mostram comprometimento e preocupação por parte da empresa em saber como foi a experiência de cada consumidor. Todo cliente gosta de se sentir valorizado, com a percepção de que sua opinião importa. Vale estudar maneiras de ir além do feedback e implementar as melhorias que forem viáveis e fizerem sentido para a empresa. 

Como cada opinião também importa para nós, te convidamos a compartilhar nos comentários sua opinião sobre esse artigo. O que achou das nossas dicas?

Curso de Atendimento ao Cliente Online Grátis

Como você pode ver, atender bem a um cliente deixou de ser um diferencial de grandes lojas e grandes corporações. É uma regra básica de sobrevivência de mercado! O Curso de Atendimento ao Cliente Online Grátis da Prime Cursos, você irá conseguir aprender não só as melhores práticas do mercado, como também descobrirá estratégias de fidelização de marca e divulgação.

Ao todo, o curso oferece mais de 10 módulos que estão divididos em 30h de vídeo-aula. No final do curso, há a possibilidade de certificação final válida em todo o território nacional. Os cursos Prime são todos credenciados pelo MEC e seguem regulamentação de portaria presidenciável nº 5.154.


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.