adicionando um post novo no wordpress para criar um conteúdo de valor

Criando Conteúdo de Valor: Dicas de Blogging para Iniciantes no Marketing Digital!

O marketing digital é uma ferramenta poderosa para promover produtos, serviços e marcas na era da tecnologia. E, entre as várias estratégias disponíveis, o blogging se destaca como uma maneira eficaz de alcançar o público-alvo e construir uma presença online sólida por meio de conteúdo de valor. 

Porém, para obter sucesso nessa empreitada, é crucial criar artigos que atraiam e envolvam os leitores, além de entregarem informações valiosas para eles. Por exemplo, as dicas, como fazer tal coisa, e conteúdos educativos, que são considerados conteúdo de alto valor pelos motores de busca.

Isso fará com que, além de se destacar na SERP por conseguir um bom posicionamento, sua marca ainda converta mais vendas por criar um relacionamento de confiança com seu prospecto.

Confira a seguir as principais dicas de Blogging para criar conteúdo de valor!

O que é um conteúdo de valor?

Um conteúdo de valor é aquele que é relevante, útil e significativo para o público-alvo, indo além de simplesmente transmitir informações básicas. Esse conteúdo tem como objetivo entregar algo que realmente faça diferença na vida ou no conhecimento das pessoas. 

imagem de um tablet com a página inicial do Google
O conteúdo de valor é todo conteudo que o usuário encontra online que o ajuda a resolver algum problema ou lhe entrega informações úteis e relevantes

Consideramos conteúdos de alto valor todo conteúdo que oferece soluções para os problemas do usuário respondendo suas dúvidas, inspirando-os ou proporcionando entretenimento de qualidade.

Esse tipo de conteúdo tende a ter uma qualidade e profundidade maior do que os conteúdos mais rasos. Com isso, são mais densos, mas não necessariamente são técnicos.

Em alguns casos, especialmente quando a persona está no topo do funil e está iniciando agora naquele universo, os termos usados são mais simples para facilitar o entendimento do texto.

Outro diferencial é que o conteúdo de valor é baseado em pesquisas sólidas, dados confiáveis e experiência prática, e busca oferecer insights, conselhos e informações únicas que não são facilmente encontradas em outros lugares. 

Ele também pode incluir estudos de caso, exemplos reais, histórias inspiradoras, tutoriais com passo a passo, infográficos informativos e muito mais.

Como criar um conteúdo de valor?

Defina seu público-alvo 

Antes de começar a criar conteúdo, é essencial entender para quem você está escrevendo. Identifique seu público-alvo e compreenda suas necessidades, desafios e interesses. Isso permitirá que você crie um conteúdo direcionado e relevante para seus leitores.

Essa definição também é importante para ajustar o tom de voz e definir quais as principais palavras-chave para se usar no seu conteúdo.

Escolha sua plataforma de blogging

Existem várias opções de plataformas de blogging disponíveis, como WordPress, Blogger, Wix e Squarespace. Pesquise e escolha a plataforma que melhor atenda às suas necessidades em termos de funcionalidades, personalização e facilidade de uso.

pessoa adicionando imagem no wordpress
Hoje em dia o WordPress é uma das plataformas mais famosas para quem deseja criar um blog

Hoje, uma das plataformas mais fáceis de usar e mais famosa é o WordPress, mas é importante que você escolha de acordo com as suas necessidades do momento.

Lembre-se que além de escolher a plataforma de blogging, você também precisa escolher onde será a hospedagem, qual tema você irá usar e como cadastrar seu site no Google Search Console para garantir o acompanhamento dos seus dados de forma otimizada.

Faça pesquisas de palavras-chave

Depois que seu público estiver definido, é hora de fazer uma pesquisa de palavras-chave. As palavras-chave são fundamentais para aumentar a visibilidade do seu blog nos mecanismos de busca, já que é por meio delas que seu prospecto irá te encontrar.

Realize pesquisas para descobrir quais termos e frases são populares em seu nicho, e seja criativo para desenvolver conteúdos que resolvem a dor do cliente.

Defina seus objetivos

Estabeleça claramente os objetivos do seu conteúdo. Você deseja educar, inspirar, resolver problemas ou entreter? Definir objetivos claros ajudará a direcionar sua estratégia de criação de conteúdo.

Isso porque cada um desses tipos de conteúdos possuem formatos diferentes, e nem sempre um conteúdo de valor é um conteúdo super denso e técnico.

Por exemplo, um vendedor de roupas pode criar um conteúdo de valor por meio de um vídeo no reels ensinando seu público as X formas de usar uma camiseta branca básica.

Crie títulos atraentes

Muitas pessoas decidem se vão ou não ler um artigo ao ver o título na SERP. Essa é a hora de usar alguns gatilhos mentais para estimular a curiosidade do usuário e fazê-lo entrar no seu site.

Alguns títulos que convertem bem são:

  • Dicas para…
  • 10 principais erros de …
  • Os segredos para …
  • Como …

O título também precisa prometer uma solução ou uma informação valiosa para o usuário.

Imagine que você vende semijoias. Seus títulos precisam prometer a beleza que as mulheres buscam ao usar suas peças, mas também devem ser informativos e ajudá-las de alguma forma. Exemplos:

  • Dicas para combinar sua gargantilha com os brincos;
  • 10 principais erros na hora de combinar os colares com cada tipo de decote;
  • Os segredos para suas semijoias durarem mais;
  • Como fazer a higienização das suas semijoias sem danificá-las?

Produza conteúdo relevante e útil

Depois que você escolhe um título que realmente chame a atenção, é hora de criar um conteúdo estratégico de alto valor. Reúna informações úteis e relevantes para o usuário que de fato resolvam o problema ou a dor que ele possui.

Certifique-se de estruturar bem o seu conteúdo com subtópicos, bullet points, imagens e vídeos e use uma linguagem fácil de entender. Lembre-se que a estrutura é essencial para facilitar a leitura do seu post.

Seja original e autêntico

Em um mundo online repleto de conteúdo, é importante se destacar. Desenvolva um estilo de escrita único e transmita sua personalidade através do seu conteúdo. Seja autêntico e mostre sua experiência, opiniões e perspectivas exclusivas. Isso ajudará a construir uma conexão com seu público.

Nossa dica é que seu blog tenha um tom de voz único alinhado com a sua audiência. Isso criará uma identificação com o prospecto, aumentando ainda mais o rapport entre a marca e o consumidor.

Mantenha-se atualizado

Esteja sempre atualizado com as tendências e novidades do seu nicho. Acompanhe blogs, fóruns, redes sociais e outras fontes relevantes para se manter informado sobre os tópicos relevantes e o que tem de novo no mercado. 

Isso permitirá que você ofereça conteúdo fresco e relevante e muitas vezes, aproveite novas tendências para conseguir alcançar muito mais pessoas. 

Esse tipo de estratégia é especialmente importante para quem produz conteúdo de valor em plataforma de vídeos, onde o tempo todo surgem novas tendências.

Matenha-se sempre atualizado para entregar os melhores conteúdos para os usuários de acordo com as tendências do momento

Esses conteúdos podem dar origem a um blog post de valor, onde você pode inclusive incorporar o seu vídeo para deixar o texto ainda mais dinâmico.

Use formatos variados

Não se limite apenas a textos. Explore diferentes formatos de conteúdo como:

  • vídeos;
  • infográficos;
  • podcasts;
  • webinars;
  • imagens. 

Utilizar formatos variados ajudará a diversificar seu conteúdo e atender às preferências individuais do seu público.

Inclua histórias e exemplos

O famoso storytelling é uma das ferramentas de marketing mais poderosas hoje em dia. Essa estratégia visa contar histórias de forma envolvente e cativante. É uma técnica muito eficaz e usada para transmitir mensagens, informações e ideias de maneira memorável e que impactam o leitor. 

O storytelling não se limita apenas a narrativas de ficção, mas também pode ser aplicado em diversos contextos, incluindo marketing, negócios, educação e comunicação.

No contexto do marketing, o storytelling é usado para criar uma conexão emocional com o público-alvo, gerar engajamento e transmitir os valores e a mensagem da marca. 

Ao contar histórias relevantes e interessantes, as marcas podem capturar a atenção do público, estabelecer uma identificação entre empresa e consumidor e construir relacionamentos mais profundos e sólidos.

O storytelling eficaz geralmente segue uma estrutura narrativa básica, incluindo elementos como introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão. Ele cria personagens envolventes, estabelece um cenário para que a pessoa visualize a história, e desenvolve um enredo cativante. 

Além disso, o storytelling pode ser aprimorado com o uso de elementos visuais, como imagens, vídeos e música, para criar uma experiência mais imersiva.

Ao criar conteúdo, inclua histórias pessoais, estudos de caso ou exemplos reais que ilustram os pontos que você está apresentando. Isso ajudará a tornar seu conteúdo mais relevante para seus leitores.

Otimize seu blog para os mecanismos de busca

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é fundamental para melhorar a visibilidade do seu blog nos resultados de pesquisa. Utilize suas palavras-chave estrategicamente em títulos, subtítulos, texto do corpo, URLs e tags de imagem. 

Além disso, não deixe de otimizar a velocidade de carregamento do seu blog, criar URLs amigáveis e fornecer uma estrutura de navegação clara e objetiva.

Essas práticas visam facilitar a leitura tanto do usuário, como dos próprios mecanismos de buscas que irão avaliar se aquele conteúdo é de alto valor ou não. Tudo isso por meio das configurações feitas usando as estratégias corretas.

Essas estratégias também visam melhorar a experiência do usuário ao ler o post. E quanto melhor a experiência dele, melhor seu site será ranqueado.

O SEO também deve ser aplicado nas imagens do seu post, de modo que elas não impactam no carregamento do site e sejam configuradas com nome e tags ALT que levem a palavra-chave principal do post quando fizer sentido.

Adicione um call-to-action (chamada para ação)

No final do seu conteúdo, inclua uma chamada para ação que encoraje os leitores a interagir, compartilhar ou deixar comentários. Isso pode ajudar a aumentar o engajamento e a construir uma comunidade em torno do seu blog.

Dependendo do seu nicho, a chamada para ação pode até mesmo envolver uma chamada para comprar seu produto ou serviço.

Analise e ajuste

Monitore o desempenho do seu blog por meio de ferramentas de análise, como o Google Analytics. Busque fazer uma análise métricas como tráfego, tempo de permanência, taxa de rejeição e engajamento do usuário. Com base nesses dados, ajuste sua estratégia de conteúdo e promoção para maximizar os resultados.

acompanhando dados de campanhas
Uma estratégia de marketing bem estruturada deves ser sempre acompanhada e avaliada, a fim de identificar possíveis necessidades de ajustes

Essa também é uma ótima forma de conseguir insights e visualizar com mais clareza o tipo de conteúdo que seu público mais gosta de consumir.

Agora que você aprendeu a criar um conteúdo de valor, siga nossas dicas para conseguir entregar conteúdos cada vez melhores para sua audiência. Além disso, mantenha seus conhecimentos atualizados no mundo do marketing digital para ficar por dentro das novas tendências e promover resultados ainda melhores.

Curso de Marketing Digital Online Grátis

O marketing digital surgiu nos últimos anos como uma estratégia dentro do marketing tradicional. Seu principal diferencial é utilizar os meios digitais que estão presentes no cotidiano da população mundial, para obter resultados mais significativos e aumentar o relacionamento e a comunicação com clientes e consumidores. Mídias sociais, blogs, websites, estão entre as principais plataformas utilizadas por este novo tipo de marketing.

Com o curso grátis de Marketing Digital da Prime Cursos em VIDEOAULAS, o aluno aprenderá:

  • Os benefícios do marketing digital;
  • As diferenças entre o marketing digital e o tradicional;
  • Como criar uma campanha atrativa;
  • Como escolher a melhor plataforma para divulgar seu negócio;
  • e mais!


Stories

Posts Recentes

  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…
  • CNU – Concurso Público Nacional Unificado
    No dia 19 de janeiro, o Governo Federal abriu as inscrições para o Concurso Nacional Público Unificado, o CNU. A iniciativa, realizada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), ficou conhecida popularmente como o “Enem dos concursos”, e tem gerado grande expectativa para trabalhadores de todo o Brasil que buscam uma oportunidade…
  • Qual a importância das horas complementares?
    Durante a graduação, sabemos que há muito mais coisas acontecendo além das aulas e dos prazos de trabalho a serem cumpridos. E é aí que entram as famosas horas complementares, aquelas atividades que muita gente faz só porque precisa, para corresponder aos requisitos da carga horária. Mas será que você tem dado o devido valor…
  • TOP 10 Cursos mais usados como horas complementares
    Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, a busca por cursos que agreguem valor ao currículo tornou-se essencial. As horas complementares devem ser contabilizadas durante o período de graduação, como requisito para obter o diploma.  Assim, até se formar, o aluno acumula algumas experiências enriquecedoras que podem fazer toda a diferença para que ele…
  • Como conseguir 100 horas complementares rápido?
    Uma das muitas preocupações de quem faz faculdade é em relação à obtenção das horas complementares rápido, que correspondem a uma carga horária específica estabelecida por cada instituição de ensino.  Também chamadas de atividades complementares e ACCs (Atividade Complementar de Curso), elas têm o objetivo de fazer com que o estudante enriqueça seu currículo e…
  • Quais atividades contam como horas complementares?
    As atividades complementares são parte fundamental dos currículos acadêmicos, e desempenham um papel importante na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. Tratam-se de horas adicionais de atividades extracurriculares, que proporcionam aos estudantes oportunidades de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Essa carga horária precisa ser cumprida antes do final…
  • Quantos meses é necessário para receber o seguro-desemprego?
    Quando alguém é demitido do seu emprego sem justa causa (ou seja, sem cometer alguma falta grave), essa pessoa pode adquirir acesso ao seguro-desemprego. Esse é um dos principais e mais vantajosos direitos trabalhistas previstos em lei, cuja finalidade é proporcionar apoio financeiro ao colaborador que se encontra desempregado.  Com a reforma trabalhista ocorrida no…
  • O que posso colocar em atividades complementares no currículo?
    Em qualquer currículo, é interessante reservar um espaço para acrescentar informações adicionais ou atividades complementares, que servem para agregar grande valor ao seu repertório profissional.  As atividades extracurriculares (também chamadas de Atividades Complementares de Curso – ACC) são um bom exemplo do tipo de informação que não deve faltar no seu currículo. Elas são como…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.