duas pessoas fechando negócios com aperto de mão

O que é rapport e como ele pode ser usado para construir relacionamentos mais fortes com os clientes

Construir um relacionamento com os clientes é hoje uma das etapas mais importantes para o sucesso das vendas. Afinal, quanto mais empatia tivermos e melhor for nosso relacionamento com quem atendemos, maiores as chances de sucesso na compra. Essa conexão entre vendedor e cliente é conhecida como rapport, e deve ser usada durante as vendas para criar um relacionamento com o consumidor.

Hoje, com a grande evolução da tecnologia, a grande maioria das empresas têm usado da inteligência artificial e otimização durante o atendimento para conseguir se comunicar com mais pessoas. Embora esse tipo de estratégia possa ser benéfica para alcançar mais clientes, no dia a dia a falta de relacionamento pode impactar na taxa de conversão.

Isso porque o ser humano foi feito para se relacionar, e o atendimento robótico acaba afastando as pessoas, deixando-as pouco à vontade e ainda contribui para que não sintam que está recebendo a atenção necessária.

Como resultado, podem acabar interpretando esse atendimento como um atendimento ruim, e procurando outra empresa que faça um atendimento pessoal e personalizado, aplicando as técnicas de rapport.

Para lhe ajudar a construir um bom relacionamento com o cliente, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a implementar o rapport durante suas vendas. Confira!

O que é rapport?

O rapport nada mais é do que a conexão entre vendedor e cliente por meio de uma identificação entre o consumidor e a pessoa que está vendendo. Por exemplo, imagine que você está em uma loja de roupas para comprar uma peça casual com sua filha, e a vendedora comenta que também tem uma filha pequena e começa a conversar sobre as dificuldades de criar uma criança dessa idade hoje em dia. Pronto, o rapport foi formado e agora vocês possuem uma conexão.

vendedor criando rapport com a cliente
o rapport é uma técnica de identificação entre cliente e vendedor por meio de hobbies, comportamento e ideias

Porém, o rapport pode também estar ligado a gostos, ideias, estilos, formas de se comportar e até mesmo hobbies, onde o comprador se identifica com o vendedor.

Quais os benefícios de usar o rapport nas vendas?

O rapport é uma técnica usada para estabelecer uma comunicação entre vendedor e consumidor mais fluida, especialmente por deixar a pessoa mais à vontade pela ligação formada durante a conversa.

Com isso, o gelo é quebrado, facilitando a venda e a construção de um bom relacionamento da pessoa com a marca.

O rapport também pode ser usado como uma forma de despertar uma boa impressão mais rapidamente pela identificação e conexão com a outra pessoa, quase como acontece quando nos identificamos com alguém com quem construímos nossas amizades.

Como criar um rapport com os clientes

Encontre interesses em comum

O primeiro passo para estabelecer o rapport é identificar interesses em comum com o seu cliente. Lembre-se nessa etapa que é importante que seu interesse pelo assunto seja sincero e transparente, já que tentar demonstrar interesse por um assunto que você não conhece apenas para se conectar com seu cliente fará com que ele perceba que você não entende e nem gosta do que está falando.

Seja autêntico e genuíno

Demonstrar empatia e oferecer um atendimento personalizado é uma das estratégias de rapport que mais trazem benefícios para os vendedores: além da pessoa se sentir bem atendida, você ainda demonstra que se importa com o bem-estar dos clientes, aumentando ainda mais a empatia sentida pelo comprador.

pessoa comprando na loja
um atendimento autêntico é uma ótima forma de se conectar com seu cliente

Na hora do atendimento, lembre-se que o rapport é baseado na ligação e na identificação entre consumidor e vendedor, então não deixe de usar seu bom-humor e maneiras diferenciadas de atender ao seu cliente, de acordo com a personalidade que ele possui e o mercado de trabalho que você está inserida. Inovar no atendimento também pode ser uma ótima forma de conseguir mais vendas.

Mostre interesse pelos objetivos e desafios do cliente

Muitos vendedores só estão interessados em vender os produtos, sem se dar conta de que os compradores são pessoas que muitas vezes possuem sonhos e desejos que seu produto não vai conseguir atender. Ao invés de ignorá-los, experimente fazer mais perguntas e demonstrar um interesse sincero sobre os anseios que ele possui. 

Além de ser uma ótima forma de coletar informações que poderão ser utilizadas posteriormente, vender não é somente sobre fechar vendas, e muitas vezes, saber escutar o que seu cliente tem a dizer.

Você pode fazer algumas perguntas para estimular seu cliente a falar, lembrando-se de sempre demonstrar interesse verdadeiro no que o cliente tem a dizer. Do contrário, o cliente pode perceber que você só está querendo fechar aquela venda.

Faça perguntas abertas e mostre interesse em suas respostas

Perguntas abertas do tipo “Qual cor de camisa você gosta?”, é uma ótima forma de deixar o cliente falar sobre os seus gostos pessoais para que você possa ajudá-lo a escolher o melhor produto para aquele problema.

conversa entre vendedor e consumidor
as perguntas abertas permitem que você conhece melhor as necessidades do seu cliente

Outro tipo de pergunta que ajuda a criar um rapport em diversos segmentos são: 

  • “Qual modelo de carro você prefere?”
  • “Qual espaço você tem em casa para colocar um sofá?”
  • “Qual tipo de fragrância você gosta nos perfumes?”

Isso deixará o cliente à vontade para falar mais sobre os gostos e preferências que ele possui, o que pode ser uma ótima oportunidade para entender mais sobre suas necessidades.

Leia também Como fazer perguntas abertas para descobrir as necessidades do cliente

Use a linguagem corporal para se conectar com o cliente

A linguagem corporal é uma das técnicas de rapport mais poderosas, e pode inclusive ser usada durante a técnica de espelhamento para criar uma conexão maior com o cliente. Isso porque nossos gestos podem demonstrar sentimentos e emoções de forma sutil, como por exemplo, olhar diretamente no olho do cliente para demonstrar que você está atento a tudo que ele fala.

As expressões faciais também são importantes: demonstram empatia e vontade de ajudar a sanar as dúvidas e necessidades do cliente.

Seja empático e mostre compaixão pelo cliente

A empatia é uma estratégia de rapport que visa se colocar no lugar do seu cliente e entender suas dores, desejos e anseios. Isso fará com que você faça um atendimento melhor, além de ser uma forma de tentar entender como seu produto poderá ajudá-lo em sua jornada.

Quando nos colocamos no lugar do outro, desenvolvemos não somente empatia, mas compaixão pelas dores do cliente e conseguimos usar estratégias que convençam aquela pessoa que nosso produto pode ajudá-lo a resolver seus problemas.

Vale lembrar que ter empatia e compaixão significa vender apenas produtos e serviços que de fato conseguem sanar o problema ou dor daquele cliente, e ser verdadeiro quando notar que alguns clientes podem precisar de soluções que você não oferece. Isso criará um rapport ainda mais forte pela sua sinceridade.

Leia também Como usar o poder da empatia para se conectar com o cliente

Use o nome do cliente durante a conversa

Embora pareça óbvio, muitos profissionais não usam o nome do cliente durante o atendimento, seja de forma presencial ou em ligações e chamadas de vídeo.

Quando chamamos o cliente pelo nome, além de demonstrar que sabemos com quem estamos falando e não encaramos todas as pessoas como números para vender mais, criamos uma ligação e conexão extra, além de demonstrar empatia durante o atendimento, que se torna até mesmo mais personalizado ao utilizar o nome da pessoa.

Mostre reconhecimento e apreciação pelo tempo e pela atenção do cliente

Sempre demonstre sua apreciação pelo tempo e atenção do cliente, mesmo que ele não feche a compra naquele momento. É essencial que você trate-o bem durante os atendimentos positivos e negativos, já que pequenas objeções e bloqueios não significam que o cliente não fechará a venda ou que não tem interesse pelo seu produto.

dois homens fechando negócio
nunca se esqueça de agradecer ao seu cliente pelo tempo e pela atenção, mesmo que ele não feche a compra

Você pode inclusive finalizar o atendimento agradecendo pela atenção e pela disponibilidade do prospecto, especialmente depois de reuniões de negócios.

Agora que você viu o que é rapport e como essa técnica pode ser usada para construir um relacionamento mais sólido com seu cliente, não deixe de aplicá-lo nos seus atendimentos. Além de ser uma ótima forma de aumentar as vendas, também é uma estratégia bastante eficaz para conseguir criar uma ligação com seus prospectos para fidelizá-los após a venda.

Curso de Técnicas de Vendas Online Grátis

Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.



Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.