A influência da música na vida das pessoas

Tendências gêneros musicais
Tendências gêneros musicais
Tendências e gêneros musicais
Créditos da Imagem: Pixabay

Palavra de origem grega que significa ‘arte das musas’, a música está presente na vida das pessoas há muito tempo, sempre refletindo o período em que se encontra inserida. Porém foi no século XX que houve uma revolução nessa forma de expressão artística. Nessa época, surgiram diversas novidades, tendências e gêneros musicais. Os músicos começaram a investir em vários instrumentos e a criar canções inovadoras, as quais tiveram grande influência no modo de agir, pensar e falar das pessoas. São muitos os exemplos de grupos e cantores cujas composições foram marcantes, como os Beatles e os Rolling Stones, além de artistas brasileiros que buscavam retratar a situação cultural do país, como Caetano Veloso e Chico Buarque.

Além de representar uma forma de expressão de ideias e sentimentos, sobretudo, na adolescência (fase em que costuma servir como um desabafo social e pessoal), a música tem efeitos bastante positivos sobre o corpo e a mente. Estudos confirmam que ouvir determinadas canções após momentos estressantes ajuda a relaxar. O estilo clássico, por exemplo, pode fazer a pressão sanguínea ser reduzida a níveis controlados em pouco tempo. Além disso, é comprovado que ouvir música durante o trabalho ajuda a eliminar a tensão e a concentrar-se melhor, aumentando o desempenho. Há ainda outras pesquisas cujos resultados apontam que escutar sua canção favorita em períodos de dor pode elevar significativamente a tolerância a esse incômodo.

Aquecimento vocal físico antes cantar
Aquecimento vocal e físico antes de cantar
Créditos da Imagem: Pixabay

Para quem gosta não só de apreciar música, mas também de tocar e cantar, há diversos cursos online gratuitos nessa área. Por exemplo, os Cursos de Teoria MusicalCanto Básico, oferecidos pela Prime Cursos, são ótimas opções para quem quer saber um pouco mais sobre o tema. Em Teoria Musical, são abordados assuntos como leitura e escrita de partituras, conceito de intervalos, escalas, cifras e acordes e identificação de diferentes elementos musicais. Já em Canto Básico, o aluno aprenderá a realizar aquecimento vocal e físico antes de cantar, identificar notas musicais e a própria potência de voz, entre outros tópicos importantes.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime
Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui