Importância da PNL aplicada na educação

Entendendo funcionamento nosso cérebro
entendendo nosso cérebro
Entendendo o funcionamento do nosso cérebro
Créditos da Imagem: Pixabay

A PNL, Programação Neurolinguística, é uma técnica que surgiu na década de 70, com John Grinder e Richard Bandler, para tentar entender o funcionamento de nosso cérebro, como são criados os pensamentos, os sentimentos, as emoções e comportamentos, e ajudar a melhorar a aprendizagem, entre outros processos. Esse método acredita que os humanos constroem em seu sistema nervoso mapas cognitivos conectados por observações ambientais e estímulos comportamentais, e se propõe a melhorar a aprendizagem, focando nessa teoria. Ele tem uma abordagem que dá resultados positivos em um curto espaço de tempo, e está sendo cada vez mais usado no mundo inteiro por diferentes áreas de atuação.

Os professores podem se beneficiar desse método para tornar as aulas mais dinâmicas e despertar o interesse dos alunos. Desse modo, a aprendizagem se torna mais natural, e o ensino mais espontâneo e motivador. A PNL fornece um modelo de como as pessoas aprendem, o que pode ser comparado a um manual de computador: sem um manual não é possível saber o quanto o aparelho possui de memória, nem a quantidade de informação que ele poderá processar. Em relação à aprendizagem, a PNL funciona como um manual de instruções, ensinando também como deixar os alunos relaxados e propícios a aprenderem melhor o conteúdo ensinado. As diversas técnicas aplicadas em um contexto único da Programação Neurolinguística ajudam o aluno a atingir o seu melhor desempenho, com rapidez e facilidade.

Despertar interesse alunos
Despertar o interesse dos alunos
Créditos da Imagem: Pixabay

Uma boa dica para quem deseja saber mais sobre esse processo é realizar cursos sobre o assunto. A Prime Cursos oferece o curso de PNL Aplicada à Educação com certificado opcional reconhecido nacionalmente. Nele, os alunos aprendem mais sobre como a PNL pode intensificar o processo de ensino/aprendizagem; os sistemas representacionais e sua importância para conhecer melhor o aluno; os estilos de aprendizagem; os diferentes tipos de inteligência e sua importância; e como criar rapport com os alunos.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime
Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui