Programação em Python: o que é?

Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. Ou seja, é um conjunto de normas e instruções que, ao ser escrita dentro de uma determinada sintaxe, poderá ser interpretada pelo computador e dessa forma é possível dar comandos a ele. E isso inclui tanto comandos básicos como fazer um cálculo simples, quanto os mais complexos, como desenvolver aplicativos para celular, por exemplo.

Um dos principais objetivos das linguagens de programação é que programadores possam ter mais produtividade, sendo possível expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina). Dessa forma, linguagens de programação são idealizadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser entendida de forma mais simples por programadores humanos. Programadores e engenheiros de software utilizam as linguagens de progração para escrever programas mais organizados e com maior rapidez.

Criada por Guido van Rossum em 1991, Python é uma linguagem de programação que nasceu com o objetivo de produzir um código bom e fácil de manter de maneira rápida, ou seja, produtividade e legibilidade.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Python é considerada uma linguagem dinâmica, robusta, multiplataforma, interpretada, multi-paradigma (orientação à objetos, funcional, imperativa e refletiva). Veja abaixo algumas características dessa linguagem:

-o uso de indentação para marcar blocos;
-coletor de lixo para controlar automaticamente o uso da memória;
-pouco uso de palavras-chave voltadas para a compilação;
-pouco uso de caracteres especiais, o que faz com que a linguagem seja muito parecida com pseudo-código executável.

Outra vantagem é que Python tem a capacidade de suportar múltiplos paradigmas de programação. Para programas simples e rápidos, pode ser usada a programação procedimental, mas estruturas de dados complexas, como tuplas, dicionários e listas, estão disponíveis para melhorar o desenvolvimento de algoritmos complexos.

É possível criar grandes projetos utilizando técnicas de orientação a objetos, que é totalmente suportada em Python (inclusive sobrecarga de operadores e herança múltipla). Um suporte simples para programação funcional existe, fazendo com que a linguagem se torne extremamente expressiva: é fácil fazer muita coisa com poucas linhas de comando. Além disso, possui diversas capacidades de meta-programação: métodos simples para mudar comportamentos da linguagem, permitindo a criação de linguagens de domínio específico.

Python possui uma imensa biblioteca padrão, com métodos, classes e funções para realizar essencialmente qualquer tarefa, desde acesso a bancos de dados até interfaces gráficas com o usuário. Muitas ferramentas também existem para lidar com dados científicos. Baterias inclusas, como é comumente chamada essa característica de linguagem, significa que tudo o que você necessita para rodar um programa está presente na instalação básica, na maior parte das vezes.

Como já falamos, Python é uma linguagem livre e multiplataforma, e isso significa que os programas escritos em uma plataforma serão executados sem nenhum problema na maioria das plataformas existentes sem nenhuma modificação.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o assunto, que tal fazer um curso de Programação em Python? A Prime Cursos lançou o curso recentemente no site, e você poderá aprender sobre algoritmos e variáveis; desvios condicionais; loops; e muito mais! Faça o seu cadastro no site agora mesmo e comece a estudar!

Veja abaixo uma introdução para aprender sobre Python:

Gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

8 COMENTÁRIOS

    • Olá, tudo bem?
      Temos o Curso de Programação em Python em nosso site. O curso é totalmente online e gratuito, e conta com a opção de solicitar o Certificado após obter aprovação na avaliação.
      O certificado é opcional. Caso você optar por solicitar, veja as duas opções: Certificado Digital ou Certificado Impresso. Para o Certificado Digital, é cobrado uma taxa administrativa no valor de R$39,90.
      E para o Certificado Impresso, a taxa administrativa é de R$ 44,90 + Frete referente à produção e envio do Certificado pelos Correios até seu endereço de cadastro. Lembrando que o Certificado só pode ser solicitado após a aprovação da avaliação.

      Para começar o curso, primeiramente você deve fazer o seu cadastro no site: https://www.primecursos.com.br/
      Após ter feito seu cadastro, você poderá escolher e assinar os cursos que forem de sua preferência. Para isso, basta clicar no botão “Todos os Cursos” e depois escolher o curso que mais lhe agradar.
      Clique no curso e depois em “ASSINAR GRÁTIS” e “CONFIRMAR ASSINATURA”. Os cursos que você assinou estarão disponíveis na “ÁREA PARA ALUNOS”.
      Qualquer dúvida deixe seu comentário!
      Prime Cursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui