letras formando a palavra blog

10 Razões para Você Ter um Blog no seu Site que talvez ninguém te contou!

Ter um blog no seu site vai muito além de compartilhar informações e artigos. Essa é uma estratégia poderosa para criar relacionamento com o usuário e posicionar sua marca no digital. Criando conteúdos alinhados com a audiência, você pode até mesmo captar novos clientes e se posicionar nas pesquisas do Google com um investimento baixo e eficaz.

O blog hoje é usado para impulsionar sua presença online, aumentar sua autoridade, engajar seu público-alvo e até mesmo gerar resultados tangíveis para o seu negócio. E é por meio desse canal que você consegue criar conteúdo de valor e educar seus prospectos, a fim de que eles descubram sobre você antes mesmo de saber que precisam comprar seu produto.

Confira a seguir a nossa lista com as 10 Razões para Você Ter um Blog no seu Site!

10- Informação

Enquanto um site com poucas páginas gera um posicionamento mais baixo, um site com muitas páginas faz com que você tenha muita informação de busca para o seu domínio. Afinal, quanto mais palavras-chave você tiver, mais vezes você aparecerá na SERP para pesquisas diferentes.  

icones de marketing digital saindo de um tablet
Quanto mais páginas com palavras-chave diferentes seu domínio tiver, maiores serão as informações daquele site para o Google

Com isso você não depende apenas das páginas estáticas do seu site para se posicionar no Google, como no caso as páginas de produto e a sua home.

Ao criar um blog, você consegue desenvolver posts sobre assuntos variados no seu nicho e criar informações sobre aquelas palavras-chave que os usuários estão pesquisando. Com um SEO adequado, as informações que você envia para o Google fazem com que o usuário te encontre mais vezes.

Vale lembrar que esses na ferramenta Google Search Console, você consegue ver dados de maior precisão sobre seu posicionamento para cada palavra-chave usada em seu blog.

Isto quer dizer que, quanto mais conteúdo você tiver em seu domínio para seu público, mais informações você terá para fazer um bom trabalho online.

9- Ferramenta de baixo custo

Embora o WordPress seja gratuito, de fato existem alguns custos envolvidos no processo de criar um blog como:

  • hospedagem;
  • plugins;
  • temas.

No entanto, o custo para manter um blog é bem baixo quando comparamos a outras estratégias digitais, e pode trazer resultados bem significativos para empresa comparado com outras formas de gerar conteúdo online.

Por exemplo, criar um blog tende a ter um custo bem menor do que gravar vídeos no youtube. Afinal, para gravar um vídeo de qualidade você terá que investir em equipamentos específicos como câmera, microfone, luzes etc. 

8- Etapas do funil

Com o blog, você consegue atingir o público em diversas etapas do funil de vendas ao mesmo tempo, indo desde o topo, até o fundo. Apesar de ser um pouco mais difícil de fazer a conversão por um blog post, ainda assim é possível educar sua persona para a conversão com conteúdos de valor que serão publicados.

Vale lembrar que quase todos os seus posts no blog são considerados conteúdos evergreen. Ou seja, não perdem o valor com o tempo. Até mesmo posts específicos e anuais podem ser atualizados e reaproveitados, a fim de garantir ainda mais engajamento.

A criação de conteúdo também é uma ótima forma de ser descoberto pelo usuário, mesmo que inicialmente ele não compre de você. 

Sem que ele se dê conta, você passa a ser uma opção para o problema que muitas vezes ele ainda nem descobriu que tem.

Normalmente, seu prospecto não procura pelo produto que você vende, e sim pelo problema ou dor que ele possui. Por exemplo, se você vende infoprodutos sobre finanças, muitas vezes o usuário irá pesquisar algo do tipo “Como economizar nas compras do mês”, ou então “Qual o melhor investimento com maior rentabilidade”, e não necessariamente “Cursos de Finanças”.

É por meio dessas pesquisas que ele encontrará seu blog e descobrirá que você pode entregar a solução para o problema que ele possui.

7- Captação de e-mails

Com o blog você consegue atrair usuários para a captação de e-mails. Por meio desses e-mails você entregará conteúdo para sua persona com trabalhos de e-mail marketing, que irão auxiliar na jornada do cliente pelo funil de vendas.

Os e-mails também são uma ótima forma de fazer outros tipos de ações de marketing, como criar uma lista de look a like no Facebook, por exemplo. 

O e-mail pode ser captado no seu blog por meio da newsletter ou por meio de conteúdos ricos, como e-books que podem ser baixados por meio do cadastro do usuário.

estrategia de automacao de e mail
O blog é uma ótima maneira de captação de leads para uma estratégia de marketing mais sólida

Outra forma de captar e-mails é usando plugins para que o usuário coloque o e-mail ou compartilhe o post para conseguir ler a sequência do conteúdo.

6- Remarketing

Se considerarmos que você está trazendo um público qualificado para o blog em diversos estágios do funil, é essencial que você faça um remarketing para manter aqueles usuários engajados com o conteúdo. 

O remarketing nada mais é do que ações para que o usuário não se esqueça da sua marca e volte para o seu site, e pode ser feito por meio de anúncios e até e-mail marketing.

5- Domínio da SERP

O blog também ajuda com que você se posicione melhor nos buscadores como Google, por exemplo. Algumas empresas conseguem um posicionamento ainda melhor para determinada pesquisa quando oferecem conteúdos de qualidade para o nicho que atuam.

foto da tela do celular com resultados da pesquisa do google analytics
As chances de aparecer na SERP mais de uma vez para a mesma pesquisa são maiores se seu site tiver vários conteúdos

Muitas vezes, a mesma empresa pode aparecer mais de uma única vez na SERP para a mesma pesquisa, o que gera mais autoridade para a marca e aumenta as chances de conversão.

Isso quer dizer que, quanto mais tipos de conteúdo seu blog tiver, mais conteúdos o Google conseguirá posicionar.

4- Pesquisa por imagem

Quando você tem uma grande variedade de imagens, incluindo as imagens dos blog posts, você também tem mais chances de se destacar no posicionamento.

Considerando que os blog posts são conteúdos valiosos que contam com textos e imagens, especialmente quando seu produto for mais visual, você aumenta a possibilidade de aparecer em uma busca por imagens.

Tente criar conteúdos com vídeos, texto, imagens, vídeos do tiktok etc, para deixar o post mais dinâmico e entregar muito mais conteúdo para o Google.

3- Backlinks e autoridade

Sempre que você cria conteúdos de qualidade, você passa a atrair links de outro site. Com isso, você aumenta a sua autoridade para os motores de busca e evita a penalização. Afinal, os links são naturais e vindos de vários domínios diferentes, o que faz com que o Google entenda que você possui um conteúdo valioso.

Quando a autoridade aumenta, você melhora os posicionamentos no Google e consequentemente, atrai mais pessoas para o site.

2- Distribuição de autoridade no site

Além dos links externos, você também consegue diluir a sua autoridade com links internos. Ou seja, construir uma série de posts que conversam entre si, onde você consegue fazer links entre eles, faz com que o Google entenda que você tem um grande conhecimento sobre aquele assunto.

gráficos mostrando resultados de marketing
Você pode usar os links para aumentar a autoridade do seu site e ter resultados melhores nas pesquisas

Porém, lembre-se de criar um equilíbrio e não fazer links demais para não ser penalizado.

Uma ótima estratégia é fazer um post master sobre um assunto e quebrá-lo em vários posts menores, o que fará com que o Google entenda que você é uma autoridade naquele tema. Por exemplo, se você trabalha com marketing digital, faça um post completo sobre o assunto e posts menores para explicar com detalhe algum tópico específico como SEO, marketing de afiliados, etc.

1- Construção de marca

A construção de marca nada mais é do que a expansão do seu negócio. Ou seja, quanto mais conteúdos você criar, mais pessoas passarão a conhecer o seu site. A tendência é que marcas conhecidas tenham uma CTR maior na SERP. Isto é: recebem mais cliques nas pesquisas.

Embora os conteúdos do blog sejam criados pensando em tráfego, é essencial que você também pense na construção da sua marca. Em alguns posts você pode inclusive falar sobre a sua empresa, as ações sociais que ela participa etc, para que o usuário conheça mais sobre você.

Outra dica é colocar essas informações em locais estratégicos do site e blog, a fim de que as pessoas passem a te conhecer e confiar no conteúdo que você publica. Com o tempo, cada vez mais pessoas irão acessar o seu conteúdo por reconhecer sua marca nos resultados de buscas.

Depois de ver as principais razões para Você Ter um Blog no seu Site, ficou fácil entender por que as grandes marcas investem cada vez mais em produção de conteúdo online. Não deixe de estudar e se aprofundar mais nessa estratégia para entregar valor ao seu prospecto e se destacar nos resultados de pesquisas online.

Curso de Marketing Digital Online Grátis

O marketing digital surgiu nos últimos anos como uma estratégia dentro do marketing tradicional. Seu principal diferencial é utilizar os meios digitais que estão presentes no cotidiano da população mundial, para obter resultados mais significativos e aumentar o relacionamento e a comunicação com clientes e consumidores. Mídias sociais, blogs, websites, estão entre as principais plataformas utilizadas por este novo tipo de marketing.

Com o curso grátis de Marketing Digital da Prime Cursos em VIDEOAULAS, o aluno aprenderá:

  • Os benefícios do marketing digital;
  • As diferenças entre o marketing digital e o tradicional;
  • Como criar uma campanha atrativa;
  • Como escolher a melhor plataforma para divulgar seu negócio;
  • e mais!


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.