Dicas para economizar no supermercado

Atualmente, um dos assuntos mais discutidos é a crise no país, e isso inclui desemprego, inflação, dívidas e juros altos. Muitas pessoas estão se prejudicando com isso, então vem a necessidade de economizar o máximo possível. É possível observar que no supermercado, por exemplo, não é mais possível comprar os mesmos itens gastando o mesmo valor, já que os preços estão elevadíssimos. Hoje trouxemos algumas dicas que podem ajudar a economizar na hora das compras, afinal, em tempos de crise devemos saber economizar nos detalhes. Vamos lá!

Faça compras semanais

A maioria das pessoas prefere fazer uma compra mensal do que ter que ir semanalmente no supermercado. Porém, fazer compras semanais ou até duas vezes na semana, faz com que você economize, pois isso evita que você faça compras em excesso. Além disso, comprando determinados alimentos por semana, ajuda a evitar que os produtos estraguem. Outra vantagem de comprar semanalmente é de que, alguns estabelecimentos promovem alguns dias da semana com produtos em desconto, como a “terça da feira” ou a “quinta da carne”. Com isso, aumentando a frequência das compras, é possível obter mais descontos.

Faça uma lista

Analise os itens que estão em falta em casa e faça uma lista com tudo o que for necessário. Lembre-se de que o foco é comprar apenas o essencial, nada além disso, por isso que a lista é uma das coisas mais importantes a fazer. Leve uma caneta e vá riscando o que for adicionando no carrinho. Nunca vá ao supermercado com fome, pois isso pode fazer com que você compre coisas que estão fora da lista apenas por impulso. Talvez você terá vontade de comprar outros itens que esqueceu de anotar, porém analise e veja se é realmente importante no momento. Se você comprar apenas o que for necessário, irá perceber uma boa economia no final da compra.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Busque descontos

Alguns supermercados oferecem descontos para quem tiver cadastro ou para quem optar fazer um cartão do supermercado. Veja se vale a pena, e se sim, faça o seu cadastro ou solicite o seu cartão para obter descontos. Todas as formas de economizar são válidas e devem ser analisadas!

Alguns produtos, como alimentos não perecíveis e os de limpeza e higiene geralmente têm prazo de validade mais longo, por isso se houver desconto, podem ser comprados em maiores quantidades.

Existem em alguns estabelecimentos uma seção com produtos que estão com a data de vencimento próxima, e na maioria das vezes, eles são vendidos com preços bem abaixo do normal. Verifique se compensa, e se você irá utilizar o produto antes da validade.

Confira os preços

Nunca se esqueça de conferir o preço dos produtos no caixa, pois podem ocorrem diferenças, e infelizmente, na maioria das vezes é para mais. Anote o preço da prateleira na sua lista, e confira cada item ao passar no caixa. Outra opção é somar todos os seus produtos na calculadora, e depois conferir se o preço final está correto. Para quem for cadastrado ou possuir outra forma de desconto, lembre-se disso no final da compra, pois o desconto geralmente aparece no final da nota, e não diretamente no produto.

Experimente novas marcas

Nem sempre os melhores produtos são os das marcas mais caras. Por mais que você sempre compre as mesmas marcas, que tal um dia tentar levar o mesmo produto de uma marca mais em conta? Existem diversos produtos bons, de marcas não tão conhecidas e, consequentemente com preços mais baixos. Faça o teste, e caso não goste, volte para a marca antiga. Mas pense bem, pois se você gostar, poderá economizar nas próximas compras. Você sabia que existem algumas empresas que possuem dois tipos de produtos, um com a opção mais em conta e outro com uma opção de valor mais elevado? Ás vezes é o mesmo produto, porém com uma embalagem mais simples. O ideal é sempre pesquisar e se informar.

Vá a diferentes supermercados

Sempre guarde a sua lista, e se possível, anote os produtos que pagou no dia da compra. Vá a um supermercado diferente e leve a sua lista, para comparar os preços dos dois estabelecimentos. Com isso você poderá perceber em qual gastaria mais. É difícil encontrar o “supermercado mais barato”, pois na maioria das vezes, encontramos preços bons em alguns produtos de um estabelecimento, porém em outros produtos o preço é mais alto. Por isso, recomendamos que você pesquise e fique atento às promoções de cada supermercado. O ideal é dividir os itens e comprá-los onde for mais barato.

Para quem tiver interesse em se aprofundar ainda mais no assunto, recomendamos o Curso de Finanças Pessoais da Prime Cursos. O curso é gratuito e online, e é indicado para quem deseja aprender a reduzir despesas e eliminar dívidas, projetar investimentos, fazer orçamentos, e muito mais! Faça o seu cadastro no site e comece agora mesmo!

Veja abaixo um vídeo interessante com dicas para economizar no supermercado:

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

27 COMENTÁRIOS

  1. Oi, estou acreditando muinto nesta curso por sempre
    estar informando coisas boas, estou iniciando mas
    quero estudar muinto so assim acredito que irei
    conseguir bons resultados. Por favor vam sempre me ajudano com o que de melhor para nos oferecer
    quero ser um grande proficional e ganhar muinto
    dinheiro atraves do saber ok? abraços pedro

  2. Muito bom. Hoje mais do que nunca precisamos saber o que significa economizar. Estou gostando desse curso que estou fazendo. São novos rumos que estou dando e isso é ótimo. Obrigada.

  3. Interessante o curso pois, além de contribuir para meu conhecimento na economia das despesas de casa e diárias, serviram também, para que eu repasasse a minha esposa e aos familiares, como devemos se comportar nesse período de crise que atravessa o País.

  4. Parabéns pelo incentivo… Sempre é bem vindo poder fazer economia… Principalmente nos dias de hoje vivemos momentos limitados Por conta de crise q nós prejudica nossa economia…

  5. Eu nao moro no Brasil no momento. O que diz aplica-se , porém a comida aqui esta caríssima e uma dica é comprar certos alimentos como arroz ou massa de tomate por atacado. Em lugar de feijao costumo consumir macarrao e lentilhas , mais faceis de achar e mais baratas.Muito bom isso de comprar só o necessario para nao estragar. Eu nem sempre levo lista , compro o que está barato e vou armando o cardápio da semana.
    Fruta nunca compro no supermercado , nas quitandas sao melhores e mais baratas. Este portal é ótimo .Fizo de financas pessoais e está me ajudando a sair de dívidas. estou aprendendo a usar o orcamento pessoal .MUITO OBRIGADO É POUCO!

  6. Muy bueno el primer curso y muy interesante ya que son informaciones que debemos tenerlas para poder ayudarnos y ayudar en casos extremos ya que comúnmente hay mucho que no se sabe, muy bueno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui