Aprenda a organizar as finanças pessoais

    Planejamento controle dinheiro
    planejamento controle dinheiro
    Planejamento e controle do dinheiro
    Créditos da Imagem: Pixabay

    Muitas pessoas acabam adquirindo dívidas difíceis de sanar porque não conseguem ter controle sobre o próprio dinheiro. A situação fica realmente insustentável quando o indivíduo recorre ao cheque especial, ao cartão de crédito e a empréstimos, opções que resultam em juros exorbitantes. Esse problema, porém, pode ser solucionado com um bom planejamento. Seguem algumas dicas de como organizar melhor as finanças:

    Encare as dívidas de frente

    Coloque tudo no papel e depois defina os prazos possíveis para saná-las. Evite usar pagamentos parciais no cartão de crédito, cheque especial ou empréstimos, e tente não criar outras dívidas.

    Estabeleça o destino do dinheiro

    Faça uma planilha e adicione nela o valor total de sua renda, separe uma quantia para reserva, e divida o restante de acordo com as dividas: primeiro os gastos fixos, como aluguel, luz, água e impostos, depois para as contas com juros e por último para as despesas negociáveis.

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    Tenha controle sobre o uso do cartão de crédito

    Prefira sempre comprar à vista. Caso seja necessário o uso do cartão, controle o saldo frequentemente e na hora de pagar a fatura, opte por quitar o valor total para evitar juros.

    Informe sua família sobre seu plano de ajustes

    A família está envolvida diretamente em suas finanças pessoais, por isso é preciso que todos participem e colaborem com as mudanças no orçamento.

    Estudar mais a respeito de educação financeira é outra forma de livrar-se das dívidas e manter a conta bancária equilibrada. Para facilitar a tarefa, já existem até cursos  online sobre esse assunto. A Prime Cursos, por exemplo, oferece uma excelente opção: o Curso de Finanças Pessoais. Por meio dele, você descobre qual o seu perfil financeiro, consegue identificar suas fraquezas econômicas para eliminá-las e aprende a gerir melhor suas receitas.

    Hábitos de finanças pessoais dos brasileiros

    Créditos Canal Youtube – Reportagem GloboNews

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui