A importância da língua de sinais para a inclusão social

Movimentos específicos realizados mãos
movimentos realizados mãos
Movimentos específicos realizados com as mãos
Créditos da Imagem: Pixabay

Criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – é uma forma de linguagem natural. Como qualquer outra, ela apresenta uma estrutura gramatical própria, com seus aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos, etc. O que a diferencia das demais línguas usadas hoje é que, em vez do som, utiliza os gestos como meio de comunicação. Nela, os sinais são marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões faciais e corporais.

Após ser reconhecida oficialmente como uma das línguas oficiais do país, uma lei do ano de 2005 determinou que as universidades que oferecem cursos de formação de professores e de Fonologia devem ter a disciplina de ensino de LIBRAS em suas grades curriculares. Essa medida representou um grande avanço para a valorização da língua de sinais e para a capacitação dos futuros profissionais. Desse modo, os estudantes poderão conhecer um pouco sobre a vivência e as necessidades dos surdos e, com seu trabalho, contribuir para a inclusão deles na sociedade.

Por isso, ter conhecimento em LIBRAS é um grande diferencial atualmente. O mercado oferece muitas vagas para intérpretes devido à legislação que estabelece o direito do indivíduo surdo de ser atendido em seu idioma em qualquer instituição pública. Assim, como ainda existem poucos profissionais qualificados, são muitas as oportunidades para aqueles que sabem utilizar esse meio de comunicação.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime
mercado vagas intérpretes
O mercado oferece muitas vagas para intérpretes
Créditos da Imagem: Matt Biddulph Via: Compfight

Para quem tem interesse em aprender, uma boa alternativa é fazer um curso online, como o Curso de Libras que a Prime Cursos oferece. Com 35 horas de duração, ele é introdutório e pode ajudar estudantes e profissionais de Pedagogia, Assistência Social, Letras, entre outros, a entenderem melhor essa forma de linguagem. Nele, o aluno aprende os processos de formação de palavras na LIBRAS, as categorias gramaticais, os tipos de frases, a estruturação de sentenças, o sistema de transcrição, e outros conteúdos.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

14 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de saber sem tem alguma faculdade de letras/ libras aqui no Paraná, São Paulo ou Santa Catarina, a distância.

  2. oi bom dia,
    eu gostaria de aprender libra por que eu estou estudando para ser guia turistico e nessa area n tem muitos guias que se importam com pessoas de nessecidades especias para guiar,pois eu me importo e sempre quis aprender para poder dar o melhor atendimento para eles.

  3. Boa noite!
    Gostaria de mais informações, a respeito do curso A IMPORTANCIA DA LINGUA DE SINAIS PARA A INCLUSÃO SOCIAL.
    COMO FAÇO PARA ME INSCREVER?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui