|

8 lições valiosas de carreira de grandes executivos

No ano passado, durante a “Conferência Na Prática Gestão Empresarial”, da Fundação Estudar do empresário Jorge Paulo Lemman, diversos especialistas de carreira e executivos falaram sobre mercado de trabalho, carreira e o perfil do novo profissional.

Confira abaixo algumas dicas de pessoas bem sucedidas que participaram do evento:

Ricardo Azevedo, diretor do Burger King

“O mais importante na escolha de uma empresa é a identificação com a cultura organizacional. Não adianta buscar só benefícios financeiros se não houver paixão em trabalhar e defender uma marca, uma empresa.”

Elisangela Martins, diretora de RH da Comgás

“Antes de escolher uma carreira, é preciso refletir muito. O mais importante quando fazemos escolhas, é entender quais são nossos valores e como eles se comunicam com os ideais da empresa onde queremos trabalhar. Se há o chamado “fit cultural”, quando existe uma clara identificação entre funcionário e companhia, o caminho do crescimento é muito mais amplo.”

Luis Henrique Guimarães, presidente da Raízen

“A primeira coisa que eu valorizo em um profissional é a curiosidade, ainda mais no mundo de hoje: estude, se aprofunde, leia, pesquise. A segunda coisa é: tenha um olhar externo, saia do seu mundo. O mundo é muito maior do que a gente está acostumado, acomodado. É preciso ter essa capacidade de ler o mercado. E a terceira coisa: procure se importar com as pessoas e as questões humanas. Com isso você vai estar preparado para qualquer coisa.”

Aqui no blog sempre recomendamos que você estude, se qualifique e se atualize. Além disso, já indicamos também que você adote o hábito da leitura diária! 🙂

Carla Diniz, gerente de gente e gestão da NTS

“Academicamente, é provado que ninguém nasce líder, liderança é uma habilidade que você aprende e qualquer um pode aprender. Todos temos características que vão facilitar ou dificultar esse processo de transição para a liderança, se quisermos. Uma das principais qualidades que um bom líder deve ter nos dias de hoje é a capacidade de ser multitarefa e influenciar os outros, trabalhar com diferentes times.”

Maíra Habimorad, especialista em gestão de pessoas da Cia de Talentos

“Muitas pessoas ainda se não se sentem seguras para desejar novos modelos de trabalho por medo de falta de estabilidade e plano de carreira. A grande questão é que as empresas não conseguem garantir isso, nos dias de hoje. Fazer uma opção pelo mundo corporativo pensando só nesses dois fatores não é ideal porque o mercado é imprevisível. É mais importante construir uma rede de relacionamentos, fazer o melhor e entregar resultados para ter a possibilidade de ter uma carreira dentro de uma empresa, do que ser passivo nesse processo.”

Flávia Nardon, gerente de desenvolvimento organizacional e de pessoas da Gerdau

“É importante entender que a carreira internacional não é, necessariamente, morar efetivamente em outro país. É trocar com pessoas de outros países o tempo todo, ter uma visão mais ampla trabalhando em projetos globais e ir além dos limites geográficos.”

Alexandre Teixeira, jornalista e autor do livro Felicidade S/A

“Éramos infelizes e não sabíamos. Na última década, começamos a pensar que o trabalho pode e deve ser um espaço para descoberta de um propósito de vida. Nossa percepção pós-moderna de que merecemos ser felizes no trabalho gerou no profissional contemporâneo a ansiedade hedônica, e o grande efeito colateral disso é o medo de não ser feliz, medo de não encontrar ou não pode exercitar o nosso propósito no trabalho. Diante dessa nova forma de ansiedade, existe um ansiolítico corporativo: pertencimento e propósito.”

Thiago Veras, head de gente e gestão na Empiricus

“Hoje temos inúmeras possibilidades de corporações e a forma como uma vê a questão da carreira é diferente de outra. Hoje temos muito mais possibilidades de escolha de carreira, porque hoje as empresas estão mais flexíveis, porque elas têm se preocupado mais com o momento dos colaboradores. Atualmente não é mais necessários escolher entre ser um especialista ou seguir uma carreira de gestão. Não precisamos ser um ou outro, podemos ser um e outro.”

São dicas valiosas de profissionais muito bem sucedidos, que podem servir de inspiração para o crescimento pessoal e profissional.

Gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário!

Fonte: InfoMoney


Stories

Posts Recentes

  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…

Posts Similares

17 Comments

  1. luana Maria Borges Silva disse:

    Muito Bom , sem dúvida as lições são valiosas para crescimento pessoal e profissional.

  2. Francisco M. Pereira disse:

    Um artigo muito rico. Adicionar essas dicas aos nossos conhecimentos, com certeza enriquecerá o nosso crescimento pessoal e profissional.

  3. Conteúdo abrangente e dentro de uma realidade sem fantasias…

  4. Ho se gostei!muito bom dicas valiosas,e muito bom aprender cada dia coisas novas.
    Parabens a equipee.

  5. Mauricio Ribeiro disse:

    Além do trabalho em consonância com a empresa, também há a visão abrangente, a premonição intuitiva e o equilíbrio pró interiorizante com a panoplissa corporativa …

  6. Jerónimo M'pula disse:

    Extraordinárias dicas a cada vez que entro mais aprendo .

    Obrigado

  7. Adorei. Parabéns pela iniciativa. Aguardamos os próximos.

  8. INALDO SOCORRO ARAUJO DE AQUINO disse:

    Uma sinergia de profissionais é enraizar o sucesso contínuo de todas as empresa somando e multiplicando essa soma entre elas trazendo benefícios e sucesso a todos em geral […]

  9. Excelente, conteúdo dinâmico e altamente esclarecedor, me incentivou bastante, parabéns pelo artigo! PrimeCursos é a melhor…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.