Quanto ganha uma vendedora de loja de roupas

Quanto ganha um vendedor de loja de roupas?

Trabalhar como vendedor de loja de roupas é uma das principais e mais acessíveis possibilidades para quem procura se inserir no mercado de trabalho.

Apesar de ser um emprego desafiador, geralmente não exige qualificação e em muitos casos aceita-se profissional sem experiência prévia. 

Neste artigo, vamos falar sobre quanto ganha um vendedor de loja de roupas, suas principais funções e as habilidades mais valorizadas nesse setor. Confira!

Qual o salário de um vendedor de loja de roupas? 

O setor de vestuário é o que mais contrata vendedores no Brasil atualmente, dentre as variadas opções de comércio. A média salarial para essa função é de R$ 1.470, sem incluir bônus e comissões. O valor inicial fica em torno de R$ 1.200, e um trabalhador dessa área pode chegar a receber R$ 1.900. 

A carga horária normalmente é de 43 horas semanais, e a formação mais comum exigida é ter o ensino médio completo. A contratação é geralmente CLT com carteira assinada.

Prossiga com a leitura e saiba quais são as principais funções do vendedor de loja de roupas. 

O que faz um vendedor de loja? 

As funções a serem executadas no expediente do vendedor de loja de roupas devem estar claras desde o momento da contratação, algo que deve ser acertado entre o gerente ou empregador e o novo funcionário. Essa definição logo no início ajuda no treinamento e adaptação e possibilita que o trabalho seja executado com eficiência.  

A seguir, disponibilizamos maiores detalhes sobre cada uma das funções que podem ser desempenhadas por esse funcionário. 

Atendimento ao cliente

Como é de se imaginar, a mais importante função do vendedor de loja é justamente recepcionar e atender o cliente, fazendo com que ele se sinta à vontade no estabelecimento e oferecendo produtos que melhor atendam às suas necessidades. Sendo assim, o relacionamento com o consumidor da loja é o principal pilar para que seu trabalho evolua e seja reconhecido

Para garantir uma boa relação, é importante atentar para questões como a postura e comportamento na hora de atender, priorizando uma comunicação clara, assertiva e acessível.

Atendente de uma loja de roupas femininas
Importância de um bom atendimento ao cliente

Preocupe-se em compreender o que o cliente procura, pois assim você terá condições de oferecer o que melhor irá agradá-lo. Ofereça as opções disponíveis, tendo ciência dos pontos fortes para valorizar o seu produto, fazer negociações e combinar as condições de pagamento. 

Conhecer a fundo o público alvo do nicho no qual você trabalha é um ponto importante para melhor direcionar o seu atendimento. Se a loja oferece peças de vestuário voltadas a jovens, por exemplo, isso pode permitir uma postura mais descontraída, de maneira a criar uma identificação com o cliente e maior confiança para fazer a compra. Já se for o caso de uma loja com produtos para a terceira idade, seu comportamento deve ser ainda mais atencioso, sempre adaptando-se ao que a situação exige.  

Sabendo o que seu público procura, fica mais fácil estar por dentro das últimas novidades da moda e direcionar ainda mais o seu atendimento, sugerindo promoções e campanhas que ampliem o alcance do estabelecimento. 

Também é papel do vendedor orientar o cliente a respeito das especificações dos produtos (como cuidados na lavagem de uma peça, por exemplo), atentar para a qualidade dos itens, a satisfação dos consumidores, e auxiliar na hora da escolha, com a personalização do atendimento. 

Um bom atendimento é o segredo para fidelizar clientes e atrair novos consumidores, já que um cliente satisfeito propaga a sua experiência de compra ao fazer indicações e sugestões a outras pessoas. Dessa forma, promove o estabelecimento e o trabalho do vendedor.

Apesar dessa ser uma parte muito importante do trabalho do vendedor, sua atuação não se restringe apenas a ser simpático com os compradores da loja e realizar vendas. Continue a leitura para saber mais. 

Negociações

O vendedor é a pessoa mais capacitada dentro de um estabelecimento para fazer as negociações necessárias referentes a uma venda, já que conhece a realidade do mercado, os pontos fracos e fortes de cada produto comercializado, e está em contato direto com o comprador. Com a prática, o profissional apura a própria percepção para identificar as melhores oportunidades para fechar vendas.

Sendo assim, esse funcionário deve ter autonomia para conceder descontos e formas de pagamento conforme considerar interessante para a loja e atrativo para o cliente. Um vendedor com esse tipo de raciocínio rápido pode ser decisivo para ampliar as possibilidades de vendas e aumentar o faturamento da loja

Gift de uma nuvem que cai dinheiro.

O ofício do vendedor não fica no atendimento e nas negociações apenas: engloba também as tarefas internas, que dizem respeito à organização e manutenção da loja. Confira no próximo item. 

Organização e manutenção 

Controle de estoque e decoração de vitrine são algumas das atividades internas geralmente designadas aos vendedores de uma loja de roupas. Também é papel do funcionário garantir que o ambiente esteja sempre limpo, agradável e organizado, de maneira a fazer com que todos se sintam à vontade.

Tais funções podem parecer secundárias e sem muita importância, mas interferem diretamente na experiência de compra do cliente, na otimização do trabalho no dia a dia e no cumprimento das metas estipuladas pelo gerente.

Mantendo contato direto com os produtos e consumidores, o vendedor é também a pessoa ideal para identificar os produtos com maior potencial de saída, aqueles que fazem mais sucesso e os que não trazem tanto retorno assim, como no caso de itens que resultam em muitas trocas ou devoluções. 

Muitas vagas de vendedor oferecem bônus e comissões para além da remuneração fixa. Você sabe como funciona? Confira no próximo tópico. 

Como funciona a comissão do vendedor?

Há diversos tipos de comissão, como por venda, faturamento, margem de lucro e produto. Qual a diferença entre eles? 

A comissão por venda é o modelo mais adotado pelos lojistas que atuam com moda. Diz respeito ao bônus por venda realizada, através da qual é determinado um percentual a ser repassado para o vendedor diariamente ou adicionado no ato do recebimento de seu salário mensal. Esse tipo de comissão facilita o controle financeiro por parte do lojista por não apresentar grandes variações. 

Notas de cem e cinquenta reais
Entenda como funciona a comissão de uma vendedora de loja de roupas

Já a comissão por faturamento, como o próprio nome sugere, é calculada com base no faturamento obtido no mês anterior, sem a dedução dos custos da loja. Essa pode ser uma boa opção para estimular o trabalho dos funcionários: o lojista pode definir o valor do faturamento que deve ser alcançado mensalmente para que o benefício seja disponibilizado. 

A comissão por margem de lucro é calculada sobre o lucro gerado pelas vendas em determinado período, e pode ser mensal, trimestral, anual, ou conforme mais vantajoso para o estabelecimento. Esse bônus leva em consideração o valor restante do cálculo com os abatimentos das despesas sobre o valor total do faturamento naquele período. 

Outra opção é a comissão de acordo com o produto, um estilo mais incomum do que os demais. Ao escolher esse tipo de comissão, é possível atribuir diferentes percentuais que tenham relação com a marca, o tipo de roupa e forma de pagamento, o que pode ajudar a direcionar os esforços para vendas de determinados itens. 

Independente do tipo de comissão a ser adotado, essa forma de remuneração é muito vantajosa tanto para o proprietário da loja quanto para os seus funcionários: ao mesmo tempo em que contribui com o aumento do faturamento, também motiva os vendedores a fechar mais vendas. 

Manter a equipe de funcionários motivada é a melhor forma de proporcionar um ambiente de trabalho saudável e leve e os vendedores confiantes a oferecerem as melhores opções para os consumidores. 

Curso Online de Vendedora de Loja

O Curso de vendedora de loja online oferecido pela Prime Cursos é 100% digital e gratuito. O curso é realizado dentro de todas as exigências do MEC e atende as diretrizes determinantes do decreto presidenciável nº 5.514. Ao todo, o curso possui mais de 20 módulos divididos entre teoria e prática, além de contar com um certificado final (se for do seu interesse).

Ao todo, são 30h de curso que você poderá fracionar como melhor lhe garantir. Para realizar o curso não é necessário estar trabalhando na área. Indica-se que tenha o ensino médio completo, mas também não é uma exigência. O objetivo é gerar ao profissional melhores condições de trabalho e possibilidade de crescimento e ganhos dentro da empresa. E aí, esta esperando o que para garantir sua vaga?


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