Como utilizar a Pirâmide de Maslow no ambiente profissional?

A Pirâmide de Maslow, também conhecida como hierarquia das necessidades de Maslow ou Teoria das Necessidades Humanas, foi criada na década de 50 pelo psicológo norte-americano Abraham Maslow, com o objetivo de separar as diferentes necessidades que os seres humanos têm, de forma hierárquica.

As necessidades mais importantes estão na base da pirâmide, e são relacionadas às nossas necesidades fisiológicas.

No topo podemos encontrar as realizações pessoais, e de acordo com Maslow, as pessoas apenas conseguirão alcançá-las se resolverem as necessidades mais urgentes, relacionadas com a fisiologia, relacionamento e estima.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Este conceito é muito utilizado nos dias atuais, principalmente em grandes empresas, nas áreas de Marketing e Recursos Humanos.

Porém, é importante destacar que Maslow nunca desenhou sua teoria em uma pirâmide. Isso aconteceu com o tempo, nas novas edições de seu livro “Motivation and Personality”, onde uma pirâmide foi utilizada para exemplificar a teoria de forma mais fácil.

É como se fosse uma montanha que o indivíduo deve escalar para alcançar suas metas e objetivos.

Maslow acreditava que as necessidades do ser humano precisam ser realizadas de maneira hierárquica. Isso quer dizer que antes de pensar nas suas necessidades de segurança, por exemplo, um indivíduo deveria estar realizado com as necessidades da categoria anterior da pirâmide, que é a fisiologia.

Mas qual a sua real importância e como utilizá-la no ambiente profissional?

A pirâmide pode ajudar na área profissional, porque ao entender as motivações humanas, é possível também entender o que motiva os colaboradores e os consumidores de determinada marca.

Quando você conhece o seu consumidor, fica mais fácil entender onde o seu produto está posicionado na Pirâmide de Maslow. Ou seja, a pirâmide pode ajudar nas estratégias de marketing, pare que a marca entenda as motivações por trás da decisão de compra dos consumidores.

Além disso, dentro de uma empresa, a pirâmide de Maslow pode ajudar a manter os funcionários comprometidos com o trabalho. Para motivá-los, é importante satisfazer suas necessidades de acordo com a hierarquia das motivações.

Um dos benefícios que as empresas oferecem é o plano de saúde, e isto está relacionado com as necessidades de segurança.

O salário também será utilizado para que o funcionário tenha o que comer e onde dormir, mas isto provavelmente não é motivo suficiente para incentivá-los.

Para deixar o ambiente de trabalho mais confortável e agradável, é preciso ir além do plano de saúde, transporte e vale-refeição. Ou seja, oferecer mais do que o básico. E é nesse momento que a Pirâmide de Maslow pode ajudar.

Algumas mudaças podem deixar os funcionários mais animados com o emprego, como promover ações que valorizem as necessidades sociais e as de autorrealização e crescimento. Para a primeira, a dica é investir em eventos e happy hours. E para a autorrealização, o ideal é promover cursos e palestras, plano de carreira, premiações, etc.

Há também a possibilidade de incentivar as necessidades de auto-estima, e para isso, pode-se oferecer feedbacks e avaliações de desempenho.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das hierarquias da pirâmide?

Fisiologia

São as necessidades básicas, fundamentais para garantir a sobrevivência e manter o corpo saudável, ou seja, comer, dormir, respirar, etc. Veja abaixo alguns exemplos:

— Saciamento de fome e sede
— Sono, respiração e digestão
— Processos de homeostase (sentimento da temperatura corporal, funcionamento hormonal, entre outros)

Segurança

A necessidade de segurança envolve diversos fatores, como:

— Segurança de ter e cuidar de uma propriedade: casa própria, proteção de bens
— Segurança no emprego: estabilidade e renda garantida
— Segurança na saúde: planos de saúde
— Segurança do corpo: abrigo
— Segurança da família: seguros de vida

Social

As necessidades sociais estão relacionadas com o bom relacionamento com as pessoas ao seu redor, como família, amigos, colegas de trabalho, etc.

Essas necessidades são associadas com o senso de pertencimento e intimidade, dois fatores importantes para a felicidade humana.

— Amizades
— Família
— Pertencimento a grupos (cursos, igreja, grupos de atividades, etc)

Estima

Todas as pessoas devem desenvolver a habilidade de reconhecer suas potencialidades.

É muito importante se conhecer, se valorizar e buscar melhorar a cada dia. Além disso, é importante que os outros reconheçam o seu valor no grupo. Veja alguns exemplos da necessidade de estima:

— Confiança
— Autoestima
— Conquistas
— Realizações
— Respeito aos outros e dos outros
— Reconhecimento dos pares

Realizações Pessoais

A necessidade de realização pessoal é a mais complexa que o ser humano pode alcançar. E alguns fatores são fundamentais para que o indivíduo alcance a realização pessoal e profissional. Para isso, é importante que todas as necessidades anteriores da pirâmide estejam em equilíbrio.

É necessário bastante trabalho e paciência para alcançar essa necessidade, porém, não se preocupe, pois com certeza irá valer a pena.

— Valores: analisar quais são seus valores fundamentais
— Ter independência
— Inteligência emocional para controlar suas emoções e ações
— Realizar o autonhecimento para compreender suas características e seus objetivos

Há também outras necessidades que poderiam ser adicionados na pirâmide, como por exemplo, a necessidade de aprendizado — para que o indivíduo aprenda, conheça, estude e compreenda o mundo à sua volta — e a necessidade de transcendência — relacionado com a fé, espiritualidade e conexão com a natureza.

Estas duas necessidades podem ajudar no caminho para a realização pessoal.

A pirâmide de Maslow pode te ajudar a identificar em que nível se encontram seus objetivos, para que você consiga entender melhor o que está fazendo, o que precisa mudar, e o que deseja buscar, e assim, encontre o caminho para atingir suas metas.

Veja abaixo um vídeo interessante sobre o assunto:

E você, já conhecia a Pirâmide de Maslow? O que achou? Deixe seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom;
    Inclusive quando eu ministrava aulas pelo Pronatec a Pirâmide de Maslow era um dos temas abordados, sempre muito atual.
    A Prime Cursos está de parabéns mais uma vez.

  2. Sim, tinha informação sobre a pirâmide de Maslow. Mas esta abordagem esclareceu e consolidou ainda mais para mim. Prime, vocês continuam excelentes. Parabéns!

  3. Boas observações, que podem influenciar em decisões importantes, como também nos aproximar de uma realidade tangível. Obrigado.

  4. Meus agradecimento a primo cursos por nos ajudar a desenvolver os nossos conhecimentos pessoal e profissional, essa pirâmide de Maslow é mais uma prova que prime cursos esta cada dia mais sensacional esta em parceria com a tecnologia de hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui