|

Como utilizar a Pirâmide de Maslow no ambiente profissional?

A Pirâmide de Maslow, também conhecida como hierarquia das necessidades de Maslow ou Teoria das Necessidades Humanas, foi criada na década de 50 pelo psicológo norte-americano Abraham Maslow, com o objetivo de separar as diferentes necessidades que os seres humanos têm, de forma hierárquica.

As necessidades mais importantes estão na base da pirâmide, e são relacionadas às nossas necesidades fisiológicas.

No topo podemos encontrar as realizações pessoais, e de acordo com Maslow, as pessoas apenas conseguirão alcançá-las se resolverem as necessidades mais urgentes, relacionadas com a fisiologia, relacionamento e estima.

Este conceito é muito utilizado nos dias atuais, principalmente em grandes empresas, nas áreas de Marketing e Recursos Humanos.

Porém, é importante destacar que Maslow nunca desenhou sua teoria em uma pirâmide. Isso aconteceu com o tempo, nas novas edições de seu livro “Motivation and Personality”, onde uma pirâmide foi utilizada para exemplificar a teoria de forma mais fácil.

É como se fosse uma montanha que o indivíduo deve escalar para alcançar suas metas e objetivos.

Maslow acreditava que as necessidades do ser humano precisam ser realizadas de maneira hierárquica. Isso quer dizer que antes de pensar nas suas necessidades de segurança, por exemplo, um indivíduo deveria estar realizado com as necessidades da categoria anterior da pirâmide, que é a fisiologia.

Mas qual a sua real importância e como utilizá-la no ambiente profissional?

A pirâmide pode ajudar na área profissional, porque ao entender as motivações humanas, é possível também entender o que motiva os colaboradores e os consumidores de determinada marca.

Quando você conhece o seu consumidor, fica mais fácil entender onde o seu produto está posicionado na Pirâmide de Maslow. Ou seja, a pirâmide pode ajudar nas estratégias de marketing, pare que a marca entenda as motivações por trás da decisão de compra dos consumidores.

Além disso, dentro de uma empresa, a pirâmide de Maslow pode ajudar a manter os funcionários comprometidos com o trabalho. Para motivá-los, é importante satisfazer suas necessidades de acordo com a hierarquia das motivações.

Um dos benefícios que as empresas oferecem é o plano de saúde, e isto está relacionado com as necessidades de segurança.

O salário também será utilizado para que o funcionário tenha o que comer e onde dormir, mas isto provavelmente não é motivo suficiente para incentivá-los.

Para deixar o ambiente de trabalho mais confortável e agradável, é preciso ir além do plano de saúde, transporte e vale-refeição. Ou seja, oferecer mais do que o básico. E é nesse momento que a Pirâmide de Maslow pode ajudar.

Algumas mudaças podem deixar os funcionários mais animados com o emprego, como promover ações que valorizem as necessidades sociais e as de autorrealização e crescimento. Para a primeira, a dica é investir em eventos e happy hours. E para a autorrealização, o ideal é promover cursos e palestras, plano de carreira, premiações, etc.

Há também a possibilidade de incentivar as necessidades de auto-estima, e para isso, pode-se oferecer feedbacks e avaliações de desempenho.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das hierarquias da pirâmide?

Fisiologia

São as necessidades básicas, fundamentais para garantir a sobrevivência e manter o corpo saudável, ou seja, comer, dormir, respirar, etc. Veja abaixo alguns exemplos:

— Saciamento de fome e sede
— Sono, respiração e digestão
— Processos de homeostase (sentimento da temperatura corporal, funcionamento hormonal, entre outros)

Segurança

A necessidade de segurança envolve diversos fatores, como:

— Segurança de ter e cuidar de uma propriedade: casa própria, proteção de bens
— Segurança no emprego: estabilidade e renda garantida
— Segurança na saúde: planos de saúde
— Segurança do corpo: abrigo
— Segurança da família: seguros de vida

Social

As necessidades sociais estão relacionadas com o bom relacionamento com as pessoas ao seu redor, como família, amigos, colegas de trabalho, etc.

Essas necessidades são associadas com o senso de pertencimento e intimidade, dois fatores importantes para a felicidade humana.

— Amizades
— Família
— Pertencimento a grupos (cursos, igreja, grupos de atividades, etc)

Estima

Todas as pessoas devem desenvolver a habilidade de reconhecer suas potencialidades.

É muito importante se conhecer, se valorizar e buscar melhorar a cada dia. Além disso, é importante que os outros reconheçam o seu valor no grupo. Veja alguns exemplos da necessidade de estima:

— Confiança
— Autoestima
— Conquistas
— Realizações
— Respeito aos outros e dos outros
— Reconhecimento dos pares

Realizações Pessoais

A necessidade de realização pessoal é a mais complexa que o ser humano pode alcançar. E alguns fatores são fundamentais para que o indivíduo alcance a realização pessoal e profissional. Para isso, é importante que todas as necessidades anteriores da pirâmide estejam em equilíbrio.

É necessário bastante trabalho e paciência para alcançar essa necessidade, porém, não se preocupe, pois com certeza irá valer a pena.

— Valores: analisar quais são seus valores fundamentais
— Ter independência
— Inteligência emocional para controlar suas emoções e ações
— Realizar o autonhecimento para compreender suas características e seus objetivos

Há também outras necessidades que poderiam ser adicionados na pirâmide, como por exemplo, a necessidade de aprendizado — para que o indivíduo aprenda, conheça, estude e compreenda o mundo à sua volta — e a necessidade de transcendência — relacionado com a fé, espiritualidade e conexão com a natureza.

Estas duas necessidades podem ajudar no caminho para a realização pessoal.

A pirâmide de Maslow pode te ajudar a identificar em que nível se encontram seus objetivos, para que você consiga entender melhor o que está fazendo, o que precisa mudar, e o que deseja buscar, e assim, encontre o caminho para atingir suas metas.

Veja abaixo um vídeo interessante sobre o assunto:

E você, já conhecia a Pirâmide de Maslow? O que achou? Deixe seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares

6 Comentários

  1. Paulo Dantas dos Santos disse:

    Muito bom;
    Inclusive quando eu ministrava aulas pelo Pronatec a Pirâmide de Maslow era um dos temas abordados, sempre muito atual.
    A Prime Cursos está de parabéns mais uma vez.

  2. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Sim, tinha informação sobre a pirâmide de Maslow. Mas esta abordagem esclareceu e consolidou ainda mais para mim. Prime, vocês continuam excelentes. Parabéns!

  3. Lívio Pereira disse:

    Excelente. O artigo foi muito útil para mim.

  4. João Miguel disse:

    Boas observações, que podem influenciar em decisões importantes, como também nos aproximar de uma realidade tangível. Obrigado.

  5. Meus agradecimento a primo cursos por nos ajudar a desenvolver os nossos conhecimentos pessoal e profissional, essa pirâmide de Maslow é mais uma prova que prime cursos esta cada dia mais sensacional esta em parceria com a tecnologia de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.