A importância do Curso de Direção Defensiva

Direção defensiva, condução defensiva ou direção/condução preventiva, é o conjunto de medidas utilizadas para a prevenção de acidentes de trânsito ou redução de suas consequências.

Essas precauções devem ser utilizadas por todos aqueles que conduzem um veículo, e o objetivo principal é evitar acidentes e preservar a vida.

Diariamente, motoristas ficam expostos à situações de riscos, sendo eles profissionais ou não. Essas situações passam até despercebidas, fazendo com que as chances de um acidente aumentem.

Os motoristas profissionais – que utilizam o veículo para o trabalho – são ainda mais expostos aos riscos do trânsito.

Quando os motoristas são envolvidos em algum tipo de acidente, algumas consequências podem ocorrer, como ferimentos, sequelas graves e até risco de morte.

A principal responsável por acidentes e ocorrências de diversas infrações é a imprudência.

E para evitar tudo isso e preservar a vida, é fundamental que os motoristas saibam aplicar a direção defensiva no trânsito.

Quando tomam essas medidas de prevenção, conseguem cuidar não apenas de suas vidas, mas de muitas outras.

O simples ato de adotar as medidas de direção defensiva pode fazer toda a diferença na segurança do trânsito.

Algo comum nos dias atuais é ver motoristas dirigindo bêbados, ou então utilizando o celular.

Essas atitudes irresponsáveis podem causar terríveis acidentes, prejudicando a vida do condutor e de outras pessoas.

Veja abaixo algumas dicas de direção defensiva:

Manter a calma

Como a maioria já sabe, o trânsito pode ser muito estressante. Perder a calma pode ser perigoso, por isso, respire fundo e dirija com tranquilidade. De nada adianta se estressar, mesmo que você estiver atrasado ou ansioso para chegar ao seu destino. Além disso, o estresse pode causar diversos outros problemas para a sua saúde, então manter a calma é fundamental.

Respeitar as placas

As placas de sinalização são muito importantes e devem ser respeitadas. Elas não estão lá apenas para bonito, mas sim porque sinalizam situações adversas, alertam, limitam a velocidade, etc. Se você deseja evitar infrações, respeite as placas de trânsito e os sinas.

Manutenção periódica e preventiva

Muitos motoristas não fazem o básico: a manutenção do veículo. E esta é uma causa muito comum de acidentes, algo que poderia ter sido evitado se todos cuidassem.

O veículo sofre alguns desgastes ao longo do tempo, então a manutenção deve ser feita de maneira periódica. Alguns itens são de extrema importância, como o nível de água no radiador, de óleo no motor e freio, funcionamento das lanternas e faróis, pressão dos pneus, etc.

É recomendável também fazer uma inspeção mais a fundo em uma oficina.

Cuide bem do seu veículo para cuidar bem da sua vida no trânsito!

Não utilizar o celular e outras distrações

Assim que você entrar no veículo, foque toda a sua atenção no trânsito, e em mais nada. O uso de celular, e outras distrações podem atrapalhar e causar acidentes.

Dirija com cuidado e com atenção, evitando ao máximo se distrair. Deixe o celular e tudo o que possa atrapalhar bem longe.

Se preparar

Infelizmente, nem todo lugar possui boa iluminação ou boas condições de pista. Então, se possível, pesquise bem o caminho do destino antes de sair de cada. Além disso, se não souber o caminho já procure antes, para ter uma boa noção da onde você vai, evitar distrações e errar o caminho.

Sabendo da importância deste assunto, a Prime Cursos lançou o Curso de Direção Defensiva, para que os condutores estudem e se atualizem, mantendo-se informados sobre novas regras preventivas.

Como muitos condutores acabam se esquecendo de algumas lições importantes dos cursos em centros de Formação de Condutor, e acabam adquirindo vícios de direção, é muito importante estudar constantemente. O curso é recomendado para todos os motoristas.

Se você desejar fazer o curso, basta se cadastrar no site e assiná-lo. O curso é online e gratuito!

Gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…

Posts Similares

13 Comments

  1. Boa iniciativa ,já comecei a fazer o curso ,pois pretendo tirar a minha cnh
    agora em março.Obrigada por lançarem este curso!

  2. Alberto Luiz Mello disse:

    Como é muito importante o aprendizado, realmente se todos se preocupassem e respeitassem as Leis de Trânsito, não haveriam acidentes.

  3. Com todos esses detalhes, a viagem será bem segura, e certamente não vai acontecer aqueles acidentes fatais e a tradicional violência do trânsito […]

  4. Maria Erialda Pires de Araújo disse:

    Uma boa idéia e uma ótima oportunidade na busca do aprebdizado para aprendermos a lidar com o trânsito em meio a tantas cobranças e estresse…

  5. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Este Curso é de fundamental importância para os motoristas em geral. Infelizmente, é grande o número de pessoas que usam o carro como uma arma. Haja vista o enorme número de pessoas que morrem pela má condução que os motoristas dão a seus veículos. Inscrevi-me em tal Curso e vou estudá-lo. Parabéns, Prime!

  6. Sandra Regina disse:

    Muito interessante esse curso, e o autor dele muito sábio…ñ sou motorista, mas gosto de aprender coisas novas…pois se tratando da vida e do bem estar do seu próximo é bom saber,aprender e respeitar p evitar q acidentes terríveis aconteçam…

  7. extraordinario o curso de direção defensiva é claro que a prime curso com o curso de direçao defesiva vai salvar muitas vidas . assim que eu tiver um tempo vou começar a fazer ,muito obrigado prime cursos continui com essa força de pro gresso , meus parabens prime cursos rumo ao progresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.