A importância do Curso de Direção Defensiva

Direção defensiva, condução defensiva ou direção/condução preventiva, é o conjunto de medidas utilizadas para a prevenção de acidentes de trânsito ou redução de suas consequências.

Essas precauções devem ser utilizadas por todos aqueles que conduzem um veículo, e o objetivo principal é evitar acidentes e preservar a vida.

Diariamente, motoristas ficam expostos à situações de riscos, sendo eles profissionais ou não. Essas situações passam até despercebidas, fazendo com que as chances de um acidente aumentem.

Os motoristas profissionais – que utilizam o veículo para o trabalho – são ainda mais expostos aos riscos do trânsito.

Quando os motoristas são envolvidos em algum tipo de acidente, algumas consequências podem ocorrer, como ferimentos, sequelas graves e até risco de morte.

A principal responsável por acidentes e ocorrências de diversas infrações é a imprudência.

E para evitar tudo isso e preservar a vida, é fundamental que os motoristas saibam aplicar a direção defensiva no trânsito.

Quando tomam essas medidas de prevenção, conseguem cuidar não apenas de suas vidas, mas de muitas outras.

O simples ato de adotar as medidas de direção defensiva pode fazer toda a diferença na segurança do trânsito.

Algo comum nos dias atuais é ver motoristas dirigindo bêbados, ou então utilizando o celular.

Essas atitudes irresponsáveis podem causar terríveis acidentes, prejudicando a vida do condutor e de outras pessoas.

Veja abaixo algumas dicas de direção defensiva:

Manter a calma

Como a maioria já sabe, o trânsito pode ser muito estressante. Perder a calma pode ser perigoso, por isso, respire fundo e dirija com tranquilidade. De nada adianta se estressar, mesmo que você estiver atrasado ou ansioso para chegar ao seu destino. Além disso, o estresse pode causar diversos outros problemas para a sua saúde, então manter a calma é fundamental.

Respeitar as placas

As placas de sinalização são muito importantes e devem ser respeitadas. Elas não estão lá apenas para bonito, mas sim porque sinalizam situações adversas, alertam, limitam a velocidade, etc. Se você deseja evitar infrações, respeite as placas de trânsito e os sinas.

Manutenção periódica e preventiva

Muitos motoristas não fazem o básico: a manutenção do veículo. E esta é uma causa muito comum de acidentes, algo que poderia ter sido evitado se todos cuidassem.

O veículo sofre alguns desgastes ao longo do tempo, então a manutenção deve ser feita de maneira periódica. Alguns itens são de extrema importância, como o nível de água no radiador, de óleo no motor e freio, funcionamento das lanternas e faróis, pressão dos pneus, etc.

É recomendável também fazer uma inspeção mais a fundo em uma oficina.

Cuide bem do seu veículo para cuidar bem da sua vida no trânsito!

Não utilizar o celular e outras distrações

Assim que você entrar no veículo, foque toda a sua atenção no trânsito, e em mais nada. O uso de celular, e outras distrações podem atrapalhar e causar acidentes.

Dirija com cuidado e com atenção, evitando ao máximo se distrair. Deixe o celular e tudo o que possa atrapalhar bem longe.

Se preparar

Infelizmente, nem todo lugar possui boa iluminação ou boas condições de pista. Então, se possível, pesquise bem o caminho do destino antes de sair de cada. Além disso, se não souber o caminho já procure antes, para ter uma boa noção da onde você vai, evitar distrações e errar o caminho.

Sabendo da importância deste assunto, a Prime Cursos lançou o Curso de Direção Defensiva, para que os condutores estudem e se atualizem, mantendo-se informados sobre novas regras preventivas.

Como muitos condutores acabam se esquecendo de algumas lições importantes dos cursos em centros de Formação de Condutor, e acabam adquirindo vícios de direção, é muito importante estudar constantemente. O curso é recomendado para todos os motoristas.

Se você desejar fazer o curso, basta se cadastrar no site e assiná-lo. O curso é online e gratuito!

Gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares

13 Comentários

  1. Boa iniciativa ,já comecei a fazer o curso ,pois pretendo tirar a minha cnh
    agora em março.Obrigada por lançarem este curso!

  2. Alberto Luiz Mello disse:

    Como é muito importante o aprendizado, realmente se todos se preocupassem e respeitassem as Leis de Trânsito, não haveriam acidentes.

  3. Com todos esses detalhes, a viagem será bem segura, e certamente não vai acontecer aqueles acidentes fatais e a tradicional violência do trânsito […]

  4. Maria Erialda Pires de Araújo disse:

    Uma boa idéia e uma ótima oportunidade na busca do aprebdizado para aprendermos a lidar com o trânsito em meio a tantas cobranças e estresse…

  5. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Este Curso é de fundamental importância para os motoristas em geral. Infelizmente, é grande o número de pessoas que usam o carro como uma arma. Haja vista o enorme número de pessoas que morrem pela má condução que os motoristas dão a seus veículos. Inscrevi-me em tal Curso e vou estudá-lo. Parabéns, Prime!

  6. Sandra Regina disse:

    Muito interessante esse curso, e o autor dele muito sábio…ñ sou motorista, mas gosto de aprender coisas novas…pois se tratando da vida e do bem estar do seu próximo é bom saber,aprender e respeitar p evitar q acidentes terríveis aconteçam…

  7. extraordinario o curso de direção defensiva é claro que a prime curso com o curso de direçao defesiva vai salvar muitas vidas . assim que eu tiver um tempo vou começar a fazer ,muito obrigado prime cursos continui com essa força de pro gresso , meus parabens prime cursos rumo ao progresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.