Como se tornar fluente em Libras?

Como se tornar fluente em Libras
Como se tornar fluente em Libras

Libras! Desde que foi fundada a primeira escola focada no ensino e inclusão de pessoas surdas no Brasil, em 1857, já foram muitas as conquistas para essa parcela da população brasileira.

Mas ainda assim, estamos bem longe de uma inclusão completa e de uma conscientização até mesmo básica da população em geral das vivências e dificuldades que os surdos passam todos os dias na nossa sociedade.

Felizmente isso vem mudando com os anos, a medida que leis de inclusão vão sendo estabelecidas e começam a serem seguidas.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Por exemplo, já foram estipuladas leis que garantem a inclusão e direito a informação a pessoas surdas, tornando obrigatória a presença de intérpretes nos órgãos e repartições públicas, e até mesmo de inclusão digital ao existir uma versão em libras de sites e portais.

Na prática sabemos que isso está bem longe de ser regra, mas aos poucos as empresas, assim como ambientes públicos e educacionais, vêm aderindo às ferramentas de inclusão.

Especialmente ao ter presente pessoas capazes de se comunicar e informar a outras através da Língua Brasileira de Sinais.

Seja você alguém que tem interesse de trabalhar na área, pretende melhorar seu currículo com uma habilidade que vem sendo cada vez mais bem vista pelas empresas, possui algum familiar ou amigo surdo, ou apenas tem interesse em aprender um novo idioma e escolheu a libras, começando do básico o objetivo é sempre o mesmo: ser fluente.

Mesmo que a maioria das pessoas não saibam do que se trata, todas já viram um sinal em libras algumas vez

Mas, como fazer isso? Para responder a essa pergunta vamos saber um pouco mais sobre o que é libras, qual sua importância e como se tornar um falante fluente nesta língua que poucos sabem realmente do que se trata.

A língua que poucos reconhecem como uma

Ao contrário do que muitos podem pensar a libras não é apenas uma representação do português por meio de gestos.

A língua de sinais, como também é chamada, é formada por uma gramática própria, seus próprios fonemas, individualidades, estruturas técnicas, expressões regionais e muda drasticamente de país para país.

Ela é uma língua assim como o português, inglês ou espanhol. Mas, ao invés de ser falada através do som é transmitir através de gestos, expressões faciais e corporais, o que a torna uma língua visual espacial.

O fato de que a forma de transmitir a mensagem é através de algo que não seja o som não a torna muito diferente de qualquer outro idioma. Ou seja, aprender libras é como aprender inglês, japonês ou alemão.

Você irá aprender sua gramática, estruturas das frases, seu alfabeto (quase como se aprendesse japonês ou coreano, que usam ideogramas diferentes do alfabeto conhecido no ocidente), e terá que praticar e continuar em constante estudo para se tornar alguém que consegue se comunicar facilmente e de maneira instintiva.

A importância da libras na nossa sociedade

Antes de pensar sobre a importância da libras faça um exercício de reflexão: como seria ir a um país onde você não domina o idioma local?

Ter que pedir por informações, mas não conseguir se fazer entender facilmente pelas pessoas que encontra. Não ter como manter conversas com aqueles que vivem ali, ou, ao ligar a TV, não conseguir entender bem o que está sendo dito.

Agora, imagine passar por tudo isso no país onde nasceu e cresceu. Essa é uma situação que pode ser semelhante a sensação que muitas das pessoas surdas têm ao transitar pela nossa sociedade.

Se para uma pessoa que está acostumada a falar e ouvir nunca houve um questionamento sobre como é viver em um mundo assim, talvez o primeiro passo para aprender libras seja exatamente esse.

A língua de sinais é uma importante ferramenta de inclusão social, pois torna ainda mais fácil e natural a presença de pessoas surdas em ambientes e seu acesso as informações.

Se tornando fluente

Ainda pensando no exercício de reflexão anterior pergunte a si mesmo: como você faria para ser fluente no idioma desse país que está visitando? Talvez sua primeira resposta seja bem simples: através de muito estudo e prática.

Nos dias de hoje existem várias formas se de aprender libras. Desde cursos de graduação em faculdades, tanto de bacharelado quanto de licenciatura, cursos de pós graduação, cursos online, tanto pagos quanto gratuitos, e até mesmo aplicativos de celular.

Alguns deles iniciam o estudante no básico, já outros o acompanham até a fluência completa.

Aprender sobre noções de espaço e movimentos, desenvoltura ao usar todo o seu corpo para falar, desinibição ao fazê-lo, clareza nos movimentos e gestos, assim como o faria ao pronunciar as sílabas e palavras, são algumas das habilidades que o estudante irá precisar para ser fluente em libras.

Outro fator fundamental é estar em constante contato com a língua. Falar com pessoas, tanto ouvintes quanto surdas, usando da língua de sinais irá ser fundamental para o ajudar a fixar tanto as palavras quanto às regras gramaticais, o ajudando a raciocinar através dessa nova língua de maneira mais rápida e instintiva.

Com as transformações feitas pelas novas tecnologias aprender libras tem se tornado cada vez mais fácil

Além disso, também é importante que ao buscar a fluência o indivíduo esteja aberto a conselhos e correções dadas por pessoas que tem como a libras o que é, ou deveria ser, sua língua materna.

Ou seja, ao conversar com pessoas surdas você poderá cometer erros e isso é absolutamente normal. Os entenda como uma maneira de melhorar ainda mais e, ao ser corrigido, não deixe que isso o frustre ou incomode, afinal essa é uma excelente maneira de melhorar sua fluência.

A libras no mercado de trabalho

A presença de intérpretes já é mais percebida em órgãos públicos, que são afinal os primeiros a colocarem em prática as leis estabelecidas pelo governo.

Mas eles também estão sendo mais presentes em empresas privadas e principalmente em instituições de ensino, que é um dos ambientes onde mais são essenciais.

Com isso, apesar do ensino e aprendizado ainda não ser tão difundido quanto poderia e deveria, vem crescendo a demanda por pessoas fluentes na língua de sinais.

E mesmo empresas que não estão em busca de intérpretes podem ver com bons olhos ter funcionários com essa habilidade em seus currículos, especialmente se tiverem abertura para contratar pessoas surdas.

Curso Grátis de Libras Básico

A Prime Cursos oferece a você um curso de LIBRAS grátis e totalmente online, com opção de certificação após a sua conclusão. Comece já e desenvolva habilidades que são valorizadas no mercado de trabalho. Desenvolva habilidades, aprenda mais, compartilhe conhecimento e estude algo novo com o Curso de LIBRAS grátis e online.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui