vendedora entregando sacolas de compra para cliente

Como ajustar a sua linguagem corporal e tom de voz para se adaptar ao cliente

Durante um atendimento, tudo o que falamos e como nos comportamos é interpretado pelo cliente de maneiras específicas que podem, na maioria das vezes, influenciar na decisão de compra. Pensando nisso, é essencial que os vendedores saibam ajustar a sua linguagem corporal e tom de voz para se adaptar ao cliente e influenciá-lo de forma positiva.

No geral, tanto o tom de voz como a linguagem corporal devem ser baseados na persona, e não no vendedor. Ou seja, embora existam vários tipos de vendedores diferentes, em determinados momentos o profissional deve focar no cliente e reprimir alguns traços da sua personalidade para se adequar à venda.

Por exemplo, se você é uma pessoa extrovertida que gosta de conversar e seu público são homens de 40 anos que normalmente não mantém um diálogo constante com os vendedores, é necessário ser mais objetivo e focar apenas nas informações de importam, lembrando de sempre usar técnicas para desenvolver um bom relacionamento, que nem sempre estão ligadas às conversas paralelas à venda.

Para lhe ajudar a ajustar tanto o seu tom de voz como sua linguagem corporal e se adaptar aos seus clientes, separamos um post falando mais sobre o assunto. Confira a seguir!

Por que o tom de voz é importante durante as vendas?

O tom de voz nada mais é do que a forma como você falará com seu cliente e o que você deseja fazê-lo sentir ou como quer ser percebido. Para saber qual o tom de voz ideal, é necessário levar em conta a rotina diária da sua persona, idade, sexo e especialmente o segmento de atuação em que você está inserido. Tudo isso influenciará a forma de se comunicar durante as vendas.

homem vendendo ovos de páscoa
o tom de voz é importante para que você consiga transmitir a identidade da marca para o consumidor

Além de ajudar a conectar-se mais facilmente com seu cliente, o tom de voz é importante para a percepção da marca e para potencializar o crescimento da empresa. Por exemplo, imagine que você trabalha em uma loja de roupas esportivas: com certeza a maneira de comunicar da marca será diferente de uma marca de roupas íntimas. Quando você usa o tom de voz correto, seu cliente consegue perceber a identidade da marca também no atendimento, potencializando as vendas.

Os tons de voz podem ser confiantes, românticos, encorajadores, alegres, seguros etc.

Como ajustar o tom de voz para se adaptar ao cliente

Com certeza o tom de voz usado para falar com um público masculino é diferente do tom de voz usado para falar com as mulheres. Além disso, produtos de ticket mais alto demandam um tom de voz diferente de produtos mais populares, já que quanto mais caro seu produto ou serviço for, maior será a exclusividade que ele possui, o que deve ser trabalhado também pelo tom de voz.

vendedora de loja mostrando peças para a cliente
para ajustar o tom de voz é essencial que você conheça seu cliente

Algumas perguntas que você pode fazer para identificar o tom de voz da marca são:

  • a marca é tímida ou extrovertida?  
  • como a marca iniciaria um diálogo? 
  • como ela se despede dos clientes?
  • fala no plural ou no singular?
  • quais termos mais usa?
  • quais termos não usa?
  • existe alguma marca com personalidade semelhante?

Lembra-se que o tom de voz deve estar ajustado com toda a equipe, incluindo a equipe de marketing. Afinal, o tom de voz da marca deve ser o mesmo durante o atendimento, no site da loja, nos anúncios, nas legendas das fotos etc.

Por que a linguagem corporal é importante durante as vendas?

A linguagem corporal pode ser usada de duas formas durante as vendas: além de ajustar a sua linguagem corporal para vender mais, você também pode fazer a leitura da linguagem corporal do seu cliente para entender se ele precisa tirar mais alguma dúvida, se ele está pronto para comprar ou se é necessário quebrar mais objeções antes de seguir para o próximo passo.

mulher comprando roupas
nossos gestos e linguagem corporal podem mostrar sentimentos e emoções durante o processo de venda

Isso porque a linguagem corporal é o conjunto de gestos, movimentos e posturas que são feitos de forma sutil e muitas vezes inconscientemente, que demonstram algum sentimento, desejo, incômodo etc.

Nas vendas, a linguagem corporal é usada para melhorar a comunicação, passar imagens específicas que estão ligadas à marca e especialmente para causar sensações nos clientes durante a conversa.

Um exemplo é usar a linguagem corporal assumindo confiança em situações que podem acabar gerando nervosismo no cliente, o que pode refletir na decisão de compra do seu consumidor.

Outro ponto positivo da linguagem corporal é que ela atua melhorando o relacionamento entre o vendedor e o cliente, já que os gestos corretos na hora certa ajudam a melhorar a segurança e confiabilidade, podendo até mesmo fidelizar aquele cliente.

Como ajustar sua linguagem corporal de voz para se adaptar ao cliente

Mantenha o contato visual

Olhar seu cliente nos olhos é uma das formas mais fáceis de transmitir confiança e chamar a sua atenção, o que impacta diretamente no interesse que aquela pessoa tem em comprar o produto ou contratar o serviço. Quando não olhamos diretamente nos olhos dos consumidores, a linguagem corporal que transmitimos é de falta de confiança e especialmente de amadorismo.

duas pessoas fechando negócios com aperto de mão
uma atitude que demonstra que você está prestando atenção em seu cliente é olhar para ele diretamente nos olhos

Seja simpático e passe confiança na hora de cumprimentar

Caso você cumprimente a pessoa pessoalmente, dê um aperto de mão firme que transmita confiança em suas ações, tanto no início como no final da conversa. Em casos de vendas online, tenha sempre uma postura profissional para cumprimentar seus clientes de forma que transmita seriedade.

Use as expressões faciais a seu favor

Uma das maneiras mais fáceis de usar a linguagem corporal para se adaptar ao cliente é usando suas expressões faciais de forma inteligente como sinais não verbais, a fim de envolver a pessoa na conversa. Mantenha sempre expressões de simpatia, sorrindo e levantando as sobrancelhas quando necessário para demonstrar que está prestando atenção no que o cliente está dizendo.

Demonstre atenção

Todos nós gostamos de ser ouvidos, até mesmo as pessoas mais introvertidas que não gostam de falar. Quando notamos que alguém está ouvindo o que estamos dizendo, nos sentimos especiais, o que pode ser uma ótima forma de criar um vínculo entre vendedor e consumidor.

Algumas atitudes que podem demonstrar atenção é olhar nos olhos de quem está falando e não deixar o olhar vago demonstrando que você está pensando em outra coisa.

Em atendimentos por telefone ou online, o tom de voz e pequenas expressões verbais são o suficiente para que seu cliente entenda que você está desatento.

Agora que você viu como ajustar a sua linguagem corporal e tom de voz para se adaptar ao cliente, não deixe de usar nossas dicas para aperfeiçoar o seu perfil de vendedor e conquistar ainda mais clientes. Além disso, essas técnicas podem ser uma ótima forma de criar um relacionamento e se conectar com seus clientes, o que também ajuda a aumentar as vendas e especialmente a fidelização.

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Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.



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