Quanto ganha um vendedor de loja de materiais para construção

Quanto ganha um vendedor de loja de material de construção?

Vendedor de Loja? Trabalhar como vendedor no comércio é uma das principais opções no mercado de trabalho para muitas pessoas. Esse tipo de função geralmente não exige especialização e os requisitos são acessíveis, como ter o ensino médio completo. Além disso, a oferta de vagas é sempre alta.

A seguir, vamos falar especificamente da função de vendedor de loja de materiais de construção, qual o salário e como ser um vendedor de destaque. Confira! 

Qual o salário de um vendedor de loja de materiais de construção? 

Calcula-se que o salário médio anual de um vendedor nessa área no Brasil seja de R$ 17.472, o equivalente a R$ 1.456 por mês. As posições de nível inicial começam nos R$ 15.514 anuais, enquanto que os trabalhadores com mais experiência podem chegar a ganhar R$ 22.237 ao ano.

Esses valores são apenas uma estimativa, e podem variar de acordo com a região do país e o tamanho do estabelecimento. Continue a leitura para saber as habilidades mais valorizadas em um vendedor.  

Saber ouvir é fundamental

Como na função de vendedor em qualquer outro nicho do mercado de trabalho, a escuta atenciosa é a etapa inicial para realizar um bom atendimento. É preciso mostrar ao cliente que você está disposto a ajudá-lo da melhor forma, e isso começa ao ouvir o que ele precisa ou procura. Só assim é possível definir a melhor solução para cada demanda. 

Ouça atentamente as dúvidas, problemas, necessidades e objetivos do cliente, e esteja sempre preparado para responder de maneira clara, assertiva e condizente com o que o assunto exige. 

Gift  de ator fazendo gesto de explosão

É importante que o consumidor do estabelecimento se sinta confiante e seguro para realizar suas compras, sobretudo no mercado de construção, já que obras e reformas geralmente geram muito estresse e insegurança em quem não é da área. 

Essa confiança é construída a partir do momento que o cliente ingressa no estabelecimento, com a primeira impressão causada pelo vendedor, que precisa ser atencioso, carismático e solícito. Tudo o que acontecerá a seguir depende desse momento inicial. Ao se identificar com o vendedor que o está atendendo, o cliente se sente mais confortável para aceitar sugestões e orientações, e também para ir adiante com sua compra. 

O que mais pode compor um bom atendimento além de ser um vendedor atencioso e solícito? Prossiga com a leitura para saber mais. 

Vendedor de Loja: É preciso conhecer a fundo o seu produto

Já que estamos falando da importância de construir uma relação de confiança entre vendedor e cliente, vamos tratar também de como faz a diferença ser atendido por alguém que entende do que está falando.

Isso inclui estar por dentro das últimas novidades do mercado, dos diversos usos possíveis de um produto, orientações específicas a serem seguidas, dos prós e contras quando é preciso comparar dois itens de marcas e/ou modelos diferentes, e assim por diante. É preciso mostrar convicção no produto que está vendendo, assegurando a qualidade e tendo conhecimento de cada detalhe. 

Ter conhecimento profundo e especializado sobre os produtos da loja na qual você trabalha vai tornar seu atendimento ainda mais eficaz, pois te capacita a responder as dúvidas que podem aparecer durante o processo de compra. Esse é um diferencial que pode colocar um bom vendedor à frente de outros estabelecimentos e funcionários, pois a forma como se posiciona e gera valor para o cliente podem definir se a compra será levada adiante ou não. 

É necessário que o vendedor de loja conheça o seu produto, informando a cliente da melhor forma possível
É imprescindível conhecer muito bem o seu produto

Todos nós enquanto consumidores nos sentimos mais confiantes em realizar uma compra quando somos atendidos por um vendedor que mostra entender do que está falando, não é?! Lembre-se disso e procure colocar em prática em cada atendimento, você verá os resultados positivos e o reconhecimento dos clientes. 

Mas, além de conhecer o produto, também é essencial conhecer os clientes que frequentam a loja. Entenda no próximo tópico. 

Conhecer o cliente também faz toda a diferença

Há diversos tipos de consumidores, então será que faz sentido atender todos exatamente da mesma forma? Um atendimento engessado pode parecer robotizado, e isso não passa uma boa impressão. 

Assim como conhecer o produto comercializado pode tornar seu atendimento mais eficaz, o mesmo vale quando se trata do cliente. Para isso, é importante saber fazer uma leitura de cada consumidor para entender suas preferências de compra, a forma como prefere ser atendido, aspectos que podem tornar uma aquisição mais atrativa, etc. 

Gift de nuvem derramando dinheiro

Isso tudo diz respeito à personalização do atendimento, que pode gerar situações favoráveis a serem exploradas pelo vendedor durante sua abordagem. Tendo essa desenvoltura, fica mais fácil focar nos pontos de maior interesse para cada pessoa, o que ajuda a compra a fluir mais naturalmente de acordo com o tempo e inclinações de cada cliente. 

Conhecer o principal público-alvo da loja em que trabalha pode te ajudar a se adiantar nesse sentido. Quem mais frequenta o estabelecimento? Engenheiros,  arquitetos e mestres de obras? Donas de casa? Pessoas fazendo pequenas reformas e consertos por conta própria? Procure observar essas questões e dessa forma poderá direcionar melhor o seu atendimento de acordo com as necessidades de cada um.

Respeitar o tempo de cada cliente também faz parte

Se algumas pessoas têm mais facilidade para realizar compras, indo direto ao assunto e focando estritamente no que precisa, outras podem ser mais indecisas, inseguras, ou simplesmente gostam de fazer compras com calma e avaliando com clareza cada aspecto envolvido (como formas de pagamento, garantia, tempo de entrega, etc.)

Um bom vendedor sabe respeitar o tempo que cada cliente precisa para fazer sua compra. É preciso evitar se antecipar ou demonstrar ansiedade para que o negócio seja fechado logo, pois esse tipo de postura pode causar desconforto no cliente. Afinal de contas, ninguém gosta de se sentir pressionado para efetuar uma compra- principalmente pelo vendedor de loja.

É preciso ter em mente que o objetivo principal do seu trabalho deve ser compreender as necessidades do cliente, oferecendo as melhores soluções para resolver seus problemas. Questões internas como a meta de vendas a ser batida não devem interferir na postura de um vendedor. 

Ao se esforçar em entender os motivos que levam o cliente a hesitar, o vendedor tem a oportunidade de encontrar soluções e respostas melhores, oferecendo acordos que sejam positivos para ambas as partes. 

Vendedor de loja: Persuasão vale ouro

O poder de convencer as pessoas é de extrema importância para quem trabalha com vendas.

Como dito anteriormente neste artigo, muitos consumidores podem apresentar uma atitude mais insegura e receosa, e isso pode ser visto como um desafio e uma oportunidade a ser trabalhada. É preciso saber convencer o cliente de que ele encontrou a oferta ideal para o que procurava, que se encaixe em suas necessidades. 

Vendedor de loja também deve ouvir a necessidade do cliente.
Importância da persuasão na hora de realizar uma venda

A boa notícia é que a persuasão é uma habilidade que pode ser desenvolvida através da prática e técnicas específicas que podem te levar a conseguir acordos mais vantajosos.

O pós-venda é tão importante quanto qualquer outra etapa

Mesmo após ter fechado a venda, o vendedor ainda pode precisar prestar alguma assistência ao cliente. É o caso, por exemplo, de problemas com o produto comprado, resultando na necessidade de troca ou devolução. 

Essa etapa também contribui com a fidelização do cliente, por isso é fundamental dedicar-se a ela quando for preciso. Um pós-venda bem feito é aquele que resolve o problema do cliente da melhor forma, deixando-o satisfeito com a solução.

Como resultado, pode resultar em vendas futuras e até mesmo na indicação do trabalho do vendedor para outros potenciais clientes. 

Quais outras dicas você gostaria de ver em nosso site? Deixe sua sugestão nos comentários. 

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