Como estudar menos e aprender mais

Você já sentiu que perdeu tempo ao estudar muito, e, mesmo assim, não conseguiu entender um assunto? Isso é normal, e infelizmente muitos acreditam que para aprender, basta passar horas na frente dos livros. Saiba que o mais importante é focar na qualidade, e não na quantidade dos estudos.

Veja dois exemplos e escolha um deles:

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

QUANTIDADE – passar a noite toda estudando, estudando, estudando e talvez até se enganando de que está aprendendo e entendendo algo.

OU

QUALIDADE focar 1 hora todos os dias e se concentrar de verdade no conteúdo, priorizando a qualidade daquela hora de estudo.

Acho que você escolheu a segunda opção, certo? Bom, então saiba que sim, é possível estudar menos e aprender mais. Porém, para isso, você deverá adotar alguns hábitos para a sua rotina de estudos. Veja 8 dicas para estudar com qualidade:

CUIDE-SE!

Antes de tudo, saiba que você deverá se cuidar. Não adianta dormir pouco, se alimentar mal e querer obter bons resultados nos estudos. Para garantir um estudo de qualidade, você deve estar bem.  E além dos diversos benefícios para a saúde, ao se cuidar, suas horas de estudo irão render muito mais do que você imagina. Adote para o seu dia a dia o combo saudável, que inclui dormir bem, tomar bastante água, ter uma alimentação saudável, e praticar algum exercício físico. Quem já é leitor aqui do blog sabe que já recomendamos esse “combo saudável” em diversos outros artigos. E sim, sempre iremos recomendá-lo, porque realmente funciona.

Alguns alimentos ajudam a turbinar os estudos, porque estimulam a memória, o raciocínio e até ajudam na concentração!
Ah, e nada de trocar algumas horas de sono pelos estudos, pois dormir pouco pode comprometer seu rendimento nos estudos do dia seguinte, deixar você irritado por causa do cansaço, e ainda prejudicar a memorização dos conteúdos.

Então, comece agora mesmo a se organizar e colocar a sua saúde como prioridade.

ORGANIZAÇÃO

Você deverá se tornar uma pessoa organizada, tanto nos estudos, quanto na vida pessoal, se desejar estudar menos e aprender mais.
Para isso, você precisará aprender a administrar o seu tempo e os compromissos com você mesmo. Uma dica é fazer uma lista com tudo o que você precisa fazer no dia, e separar horários para cada tarefa. Para incluir o combo saudável na sua rotina, se organize: ande com uma garrafinha de água e sempre leve lanches saudáveis com você. Coloque como meta alguns minutos do dia para se exercitar, e leve a sério, de preferência no mesmo horário, até que se torne um hábito. Defina também um horário para se deitar, e se esforce para sempre ir dormir nesse horário. Escolha um bom horário para se dedicar aos estudos, e faça um esforço para estudar todos os dias nesse mesmo horário.  Tudo pode virar um hábito, e você pode substituir hábitos ruins por hábitos bons, assim como falamos no artigo sobre o livro O poder do Hábito!

OBJETIVO

Você está estudando para alcançar qual objetivo? Você sabe filtrar os conteúdos e estudar apenas o que precisa? Se você está estudando sem um objetivo formado, você pode estar perdendo tempo, e seu cérebro irá achar que o ato de estudar não tem utilidade. Provavelmente ele irá pensar “qual a finalidade de estudar isso?”. E assim, entenderá que se concentrar ou memorizar o conteúdo não é tão importante. Por isso, comece agora mesmo a estabelecer um objetivo. Anote suas metas num papel e cole em um mural, para que você consiga ver com facilidade e nunca esqueça do seu objetivo. Ter um objetivo bem definido faz com que você filtre os conteúdos, estudando apenas o que precisa para alcança-lo e não perca tempo.

ADICIONE PENSAMENTOS BONS

Essa dica não serve apenas para melhorar sua rotina de estudos, mas também para tudo em sua vida. Adicione positividade nos seus estudos e dê ao seu cérebro pensamentos bons. O seu cérebro é ótimo em cumprir ordens, por isso, não fique reclamando de estudar, que está muito difícil e que é chato. Se você fizer isso, seu cérebro irá entender isso como um comando, e como ele gosta muito de você, vai te ajudar e tentar salvá-lo desse “problema”. Dessa forma, será difícil conseguir concentração, já que seu cérebro estará interpretando isso como um problema. Mas se você adicionar pensamentos bons, você com certeza irá estudar melhor. Pense positivo, como por exemplo: “eu adoro estudar essa matéria, ela é muito interessante”. Mesmo que não seja verdade, você deverá enganar o seu cérebro. Assim, ele entenderá que o conteúdo é realmente interessante e que você adora estudá-lo. Seu cérebro sempre irá funcionar de acordo com o seu comando, então, pense positivo e não reclame!

Seu cérebro é excelente em cumprir ordens, então, se você reclamar, vai ficar cada vez mais difícil e chato estudar. Mande pensamentos bons para estudar melhor!

AMBIENTE

Já trouxemos orientações de estudos aqui no blog, incluindo dicas para se manter motivado nos estudos, dicas para manter o foco nos estudos, dicas para planejar seus estudos, e dicas para se sair melhor nos estudos. Quase em todos esses artigos, recomendamos algo simples, porém muito importante e que faz a diferença na hora de estudar: ambiente adequado e organizado. Sim, um ambiente limpo, iluminado, silencioso, fresco e organizado pode fazer com que você estude muito melhor. Afinal, um ambiente bagunçado pode trazer muitas distrações. Se possível, utilize uma cadeira confortável, para que isso não se torne um problema na hora de estudar. Lembre-se sempre de que você deve se sentir bem no ambiente de estudos, por isso mantenha tudo bem limpo e organizado!

PAUSA

Faça uma pausa quando se sentir cansado e perceber que os estudos não estão mais rendendo muito. Levante-se, faça um chá, caminhe um pouco, para descansar a mente. É difícil colocar isso na cabeça de alguns estudantes, que afirmam que é muito melhor estudar direto, sem pausas, para assim, conseguir adiantar e finalizar todo o conteúdo de estudos. Bom, saiba que isso é uma ilusão. Para conseguir estudar de forma produtiva por várias horas, o cérebro precisa de uma pausa, para se recuperar de tanto esforço. Dependendo da quantidade de horas que você irá estudar todos os dias, tente fazer pequenas pausas nos estudos, pare render mais. Durante essas pausas, aproveite também para se alongar e fazer lanches saudáveis, assim não terá desculpas para não se alimentar bem. E quem estuda o dia todo deve escolher um dia da semana para o lazer, e aproveitar para descanse o cérebro e o corpo.

HORÁRIO

Todo mundo tem um horário com maior produtividade para os estudos, por isso, a dica é descobrir qual o melhor horário para estudar. Para mim, por exemplo, é muito mais fácil estudar no período da manhã. Mas para você pode ser diferente. Por isso, descubra qual horário você está mais disposto, e se puder estudar nesse horário, aproveite! Sabemos que nem sempre é possível estudar no horário que gostaríamos, pois precisamos conciliar com nossos outros afazeres. Se para você apenas é possível estudar no período da noite, por exemplo, o ideal é tentar desenvolver o hábito de estudar nesse horário, até acostumar e virar rotina.

RELAXE

A última dica é tomar um banho para relaxar e se concentrar melhor. Muito boa essa dica, não é mesmo? Mas saiba que o banho, tanto frio, quanto quente, é revigorante, e pode trazer benefícios para seus estudos.

O banho frio pode ajudar quando você estiver se sentindo desmotivado ou desanimado, pois é revigorante e estimulante. Além disso, deixa a mente alerta e preparada para estudar mais.

Já o banho quente pode melhorar a concentração e deixar a mente mais tranquila, já que é relaxante. É ideal quando estamos nos sentindo estressados! Uma das razões para o banho quente fazer tão bem ao cérebro, é que está relacionado às doses de dopamina que são liberadas enquanto você toma banho! A dopamina é a responsável pela sensação de prazer no cérebro e também ajuda na memorização e aprendizado.

Então, fica a dica: quando estiver se sentindo desanimado e sem vontade de estudar, tome um banho frio. Assim sua mente ficará em estado de alerta e ganhará mais energia para começar seus estudos. E quando estiver sem concentração, estressado, e precisar relaxar o corpo e a mente, tome um banho quente!

Bom, esperamos que essas dicas possam te ajudar a estudar melhor. E não se esqueça de priorizar a qualidade dos seus estudos, e não apenas a quantidade de horas na frente dos livros.

Bons estudos!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

16 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde. Obrigada elas orientações, pois ao ler as dicas sugeridas, observei que perdi muitas horas desnecessariamente. Daqui para frente adquirirei novos métodos e organização para melhor aproveitamento nos meus estudos.

  2. Amei as dicas…
    Tenho tentado passar em concursos faz um um bom tempo na minha área, passei em 2015, porém não bem classificacada, mas já é um grande começo né?
    Preciso focar mais e ficar menos tensa…
    Me cobro muito😂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui