|

Como estudar menos e aprender mais

Você já sentiu que perdeu tempo ao estudar muito, e, mesmo assim, não conseguiu entender um assunto? Isso é normal, e infelizmente muitos acreditam que para aprender, basta passar horas na frente dos livros. Saiba que o mais importante é focar na qualidade, e não na quantidade dos estudos.

Veja dois exemplos e escolha um deles:

QUANTIDADE – passar a noite toda estudando, estudando, estudando e talvez até se enganando de que está aprendendo e entendendo algo.

OU

QUALIDADE focar 1 hora todos os dias e se concentrar de verdade no conteúdo, priorizando a qualidade daquela hora de estudo.

Acho que você escolheu a segunda opção, certo? Bom, então saiba que sim, é possível estudar menos e aprender mais. Porém, para isso, você deverá adotar alguns hábitos para a sua rotina de estudos. Veja 8 dicas para estudar com qualidade:

CUIDE-SE!

Antes de tudo, saiba que você deverá se cuidar. Não adianta dormir pouco, se alimentar mal e querer obter bons resultados nos estudos. Para garantir um estudo de qualidade, você deve estar bem.  E além dos diversos benefícios para a saúde, ao se cuidar, suas horas de estudo irão render muito mais do que você imagina. Adote para o seu dia a dia o combo saudável, que inclui dormir bem, tomar bastante água, ter uma alimentação saudável, e praticar algum exercício físico. Quem já é leitor aqui do blog sabe que já recomendamos esse “combo saudável” em diversos outros artigos. E sim, sempre iremos recomendá-lo, porque realmente funciona.

Alguns alimentos ajudam a turbinar os estudos, porque estimulam a memória, o raciocínio e até ajudam na concentração!
Ah, e nada de trocar algumas horas de sono pelos estudos, pois dormir pouco pode comprometer seu rendimento nos estudos do dia seguinte, deixar você irritado por causa do cansaço, e ainda prejudicar a memorização dos conteúdos.

Então, comece agora mesmo a se organizar e colocar a sua saúde como prioridade.

ORGANIZAÇÃO

Você deverá se tornar uma pessoa organizada, tanto nos estudos, quanto na vida pessoal, se desejar estudar menos e aprender mais.
Para isso, você precisará aprender a administrar o seu tempo e os compromissos com você mesmo. Uma dica é fazer uma lista com tudo o que você precisa fazer no dia, e separar horários para cada tarefa. Para incluir o combo saudável na sua rotina, se organize: ande com uma garrafinha de água e sempre leve lanches saudáveis com você. Coloque como meta alguns minutos do dia para se exercitar, e leve a sério, de preferência no mesmo horário, até que se torne um hábito. Defina também um horário para se deitar, e se esforce para sempre ir dormir nesse horário. Escolha um bom horário para se dedicar aos estudos, e faça um esforço para estudar todos os dias nesse mesmo horário.  Tudo pode virar um hábito, e você pode substituir hábitos ruins por hábitos bons, assim como falamos no artigo sobre o livro O poder do Hábito!

OBJETIVO

Você está estudando para alcançar qual objetivo? Você sabe filtrar os conteúdos e estudar apenas o que precisa? Se você está estudando sem um objetivo formado, você pode estar perdendo tempo, e seu cérebro irá achar que o ato de estudar não tem utilidade. Provavelmente ele irá pensar “qual a finalidade de estudar isso?”. E assim, entenderá que se concentrar ou memorizar o conteúdo não é tão importante. Por isso, comece agora mesmo a estabelecer um objetivo. Anote suas metas num papel e cole em um mural, para que você consiga ver com facilidade e nunca esqueça do seu objetivo. Ter um objetivo bem definido faz com que você filtre os conteúdos, estudando apenas o que precisa para alcança-lo e não perca tempo.

ADICIONE PENSAMENTOS BONS

Essa dica não serve apenas para melhorar sua rotina de estudos, mas também para tudo em sua vida. Adicione positividade nos seus estudos e dê ao seu cérebro pensamentos bons. O seu cérebro é ótimo em cumprir ordens, por isso, não fique reclamando de estudar, que está muito difícil e que é chato. Se você fizer isso, seu cérebro irá entender isso como um comando, e como ele gosta muito de você, vai te ajudar e tentar salvá-lo desse “problema”. Dessa forma, será difícil conseguir concentração, já que seu cérebro estará interpretando isso como um problema. Mas se você adicionar pensamentos bons, você com certeza irá estudar melhor. Pense positivo, como por exemplo: “eu adoro estudar essa matéria, ela é muito interessante”. Mesmo que não seja verdade, você deverá enganar o seu cérebro. Assim, ele entenderá que o conteúdo é realmente interessante e que você adora estudá-lo. Seu cérebro sempre irá funcionar de acordo com o seu comando, então, pense positivo e não reclame!

Seu cérebro é excelente em cumprir ordens, então, se você reclamar, vai ficar cada vez mais difícil e chato estudar. Mande pensamentos bons para estudar melhor!

AMBIENTE

Já trouxemos orientações de estudos aqui no blog, incluindo dicas para se manter motivado nos estudos, dicas para manter o foco nos estudos, dicas para planejar seus estudos, e dicas para se sair melhor nos estudos. Quase em todos esses artigos, recomendamos algo simples, porém muito importante e que faz a diferença na hora de estudar: ambiente adequado e organizado. Sim, um ambiente limpo, iluminado, silencioso, fresco e organizado pode fazer com que você estude muito melhor. Afinal, um ambiente bagunçado pode trazer muitas distrações. Se possível, utilize uma cadeira confortável, para que isso não se torne um problema na hora de estudar. Lembre-se sempre de que você deve se sentir bem no ambiente de estudos, por isso mantenha tudo bem limpo e organizado!

PAUSA

Faça uma pausa quando se sentir cansado e perceber que os estudos não estão mais rendendo muito. Levante-se, faça um chá, caminhe um pouco, para descansar a mente. É difícil colocar isso na cabeça de alguns estudantes, que afirmam que é muito melhor estudar direto, sem pausas, para assim, conseguir adiantar e finalizar todo o conteúdo de estudos. Bom, saiba que isso é uma ilusão. Para conseguir estudar de forma produtiva por várias horas, o cérebro precisa de uma pausa, para se recuperar de tanto esforço. Dependendo da quantidade de horas que você irá estudar todos os dias, tente fazer pequenas pausas nos estudos, pare render mais. Durante essas pausas, aproveite também para se alongar e fazer lanches saudáveis, assim não terá desculpas para não se alimentar bem. E quem estuda o dia todo deve escolher um dia da semana para o lazer, e aproveitar para descanse o cérebro e o corpo.

HORÁRIO

Todo mundo tem um horário com maior produtividade para os estudos, por isso, a dica é descobrir qual o melhor horário para estudar. Para mim, por exemplo, é muito mais fácil estudar no período da manhã. Mas para você pode ser diferente. Por isso, descubra qual horário você está mais disposto, e se puder estudar nesse horário, aproveite! Sabemos que nem sempre é possível estudar no horário que gostaríamos, pois precisamos conciliar com nossos outros afazeres. Se para você apenas é possível estudar no período da noite, por exemplo, o ideal é tentar desenvolver o hábito de estudar nesse horário, até acostumar e virar rotina.

RELAXE

A última dica é tomar um banho para relaxar e se concentrar melhor. Muito boa essa dica, não é mesmo? Mas saiba que o banho, tanto frio, quanto quente, é revigorante, e pode trazer benefícios para seus estudos.

O banho frio pode ajudar quando você estiver se sentindo desmotivado ou desanimado, pois é revigorante e estimulante. Além disso, deixa a mente alerta e preparada para estudar mais.

Já o banho quente pode melhorar a concentração e deixar a mente mais tranquila, já que é relaxante. É ideal quando estamos nos sentindo estressados! Uma das razões para o banho quente fazer tão bem ao cérebro, é que está relacionado às doses de dopamina que são liberadas enquanto você toma banho! A dopamina é a responsável pela sensação de prazer no cérebro e também ajuda na memorização e aprendizado.

Então, fica a dica: quando estiver se sentindo desanimado e sem vontade de estudar, tome um banho frio. Assim sua mente ficará em estado de alerta e ganhará mais energia para começar seus estudos. E quando estiver sem concentração, estressado, e precisar relaxar o corpo e a mente, tome um banho quente!

Bom, esperamos que essas dicas possam te ajudar a estudar melhor. E não se esqueça de priorizar a qualidade dos seus estudos, e não apenas a quantidade de horas na frente dos livros.

Bons estudos!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

16 Comentários

  1. Obrigada pelas dicas. Achei super interessante.

  2. Célia Dutra Viana disse:

    Boa tarde. Obrigada elas orientações, pois ao ler as dicas sugeridas, observei que perdi muitas horas desnecessariamente. Daqui para frente adquirirei novos métodos e organização para melhor aproveitamento nos meus estudos.

  3. Maria jose F disse:

    Obrigada pelas dicas,elas sao preciosas!

  4. Rosa Maria Rodrigues arias disse:

    Obrigada pela ajuda eu estava precisando .

  5. Amei as dicas…
    Tenho tentado passar em concursos faz um um bom tempo na minha área, passei em 2015, porém não bem classificacada, mas já é um grande começo né?
    Preciso focar mais e ficar menos tensa…
    Me cobro muito?

  6. Deyse Lobato disse:

    Amei as dicas , foram esclarecedoras. Vou pratica-las!

  7. Francisco Canindé Ferreira Campos disse:

    Obrigado pelas dicas de estudo,passarei para os meus alunos.

  8. Adorei as dicas, vou tentar por em pratica, eu tomo baio( a letra aga não pega por isso escrevi assim desculpa\) muito quente vou tomar frio agora, para ver se me da mais energia.
    Obrigada pelas suas dicas.

  9. Estou adorando o Prime Cursos .
    Tudo que queremos saber é só procurar que sempre tem alguma novidade, muito obrigada a todos vocês do Prime Cursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.