7 opções de cursos para trabalhar com o meio ambiente

Você já pensou em trabalhar com o meio ambiente, e, consequentemente, fazer a sua parte na missão de cuidar do planeta? Sabia que existem diversos cursos na área do meio ambiente que podem te ajudar a escolher sua profissão?

Além de cursos mais conhecidos, como Ecologia e Gestão Ambiental, se você se interessa por ciências naturais e gosta de temas como ecossistemas, biodiversidade, e a relação entre o homem e meio ambiente, vale a pena descobrir outras opções.

É possível atuar nessa área para estar em contato direto com os diferentes ecossistemas, estudar as formas de vida, viabilizar técnicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, enfim, são muitas as possibilidades para se aprofundar nos estudos da natureza.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

E é por isso que selecionamos 7 opções de cursos para quem deseja trabalhar com o meio ambiente. Confira abaixo:

Engenharia Florestal

O curso de Engenharia Florestal é indicado para quem deseja aprender a observar os ecossistemas florestais e planejar seu uso racional e sustentável, com o objetivo de preservar a flora e a fauna.

O profissional dessa área pode atuar com a educação ambiental e o planejamento de áreas verdes em centros urbanos. Além disso, trabalha com a preservação de reservas e parques naturais, projetos de reflorestamento e muito mais!

Ciências Ambientais

O curso de Ciências Ambientais combina desenvolvimento e sustentabilidade ambiental. Tem como objetivo elaborar e dirigir estudos e projetos para a utilização adequada dos recursos ambientais.

Além disso, atua com a conservação e o desenvolvimento sustentável, recuperação de áreas contaminadas ou degradadas e problemas ambientais, no geral.

Trabalhar com o meio ambiente pode ajudar o planeta!
Trabalhar com o meio ambiente pode ajudar o planeta!

Agroecologia

O Curso de Agroecologia tem como objetivo ensinar a planejar, executar e monitorar os sistemas de produção agropecuária.

O destaque vai para as práticas que não afetem o meio ambiente, e também na sustentabilidade econômica, social e ambiental da cultura ou criação.

Portanto, a Agroecologia tem como objetivo atuar na transição do modelo convencional de agricultura, com uso de defensivos agrícolas, para modelos agroecológicos.

Ciências Biológicas

O objetivo do curso de Ciências Biológicas  é formar biólogos. Os profissionais que escolhem essa área de atuação estudam todas as formas de vida, sejam elas microscópicas ou macroscópicas.

O biólogo deve pesquisar o funcionamento dos organismos, sua origem e evolução, assim como os ecossistemas como um todo: plantas, fungos, animais, bactérias, problemas criados pelos seres humanos, etc.

Esse curso também pode ser encontrado por outros nomes, como Biologia e Ciências da Natureza

Biologia Marinha

O biólogo marinho tem como objetivo estudar os organismos vivos dos ecossistemas marinhos. Este profissional deve estudar os mares, e os seres que vivem em recifes, mangues, atóis, praias e qualquer ambiente onde tenha vida marinha.

Além disso, o profissional biólogo marinho pode trabalhar com pesquisas e consultorias para empresas públicas ou privadas.

A preocupação com o meio ambiente, felizmente cresce a cada dia, e, por isso, o mercado de trabalho para a área de Biologia Marinha está em expansão.

A biologia marinha é o estudo da vida nos oceanos e outros ambientes de água salgada, como estuários e zonas úmidas.
A biologia marinha é o estudo da vida nos oceanos e outros ambientes de água salgada, como estuários e zonas úmidas.

Toxicologia Ambiental

O Curso de Toxicologia Ambiental tem como objetivo desenvolver, adaptar e aplicar métodos para avaliação do potencial toxicológico de substâncias, partículas e radiações liberadas nos ecossistemas, resultantes da ação do homem.

O profissional que deseja trabalhar nessa área, poderá atuar em clínicas toxicológicas, laboratórios de análises químicas e empresas de consultoria ambiental.

Além disso, também pode trabalhar em indústrias farmacêutica e alimentícia, além de outras que abrangem a geração de líquidos, sólidos e resíduos gasosos cujo destino final seja o ecossistema.

Oceanografia

Quem gosta da vida marinha também pode se interessar pelo Curso de Oceanografia. O trabalho do oceanógrafo inclui analisar os aspectos dos oceanos, rios e lagos, estudar a fauna e a flora marinha.

O profissional formado em Oceanografia atua para que a exploração humana do mundo marinho não interfira no equilíbrio do ecossistema.

A Oceanografia é a ciência que estuda tudo relacionado aos mares, rios e oceanos.
A Oceanografia é a ciência que estuda tudo relacionado aos mares, rios e oceanos.

E por fim, se você tiver interesse, a Prime Cursos também oferece alguns cursos na área do meio ambiente, como Impactos Ambientais, Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, entre muitos outros!

E você, sonha em trabalhar com o meio ambiente? Conte nos comentários qual área você deseja!

Esperamos que o artigo de hoje possa te ajudar a decidir qual curso de meio ambiente fazer!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui