10 dicas para quem deseja abrir seu próprio negócio

Muitas pessoas sonham em abrir o próprio negócio, mas as dúvidas, a insegurança e o medo podem atrapalhar e deixar este sonho de lado. E a verdade é que empreender exige de fato, muita dedicação, trabalho duro, pesquisas e estudos.

Além disso, esforço e criatividade para sobreviver em meio à crise e buscar alternativas para se destacar.

Antes de tudo, é importante identificar se o desejo de abrir o próprio negócio é por necessidade ou vontade, pois, com a crise econômica, o número de empreendedores aumentou.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Analise o motivo, e aproveite as experiências que você tem de seus trabalhos anteriores. Desse modo, é possível obter benefícios no novo negócio.

Mas independente de querer abrir uma empresa por vontade ou necessidade, se você realmente deseja abrir o seu próprio negócio, saiba que algumas recomendações podem ajudar no sucesso de sua empresa.

Confira 10 dicas que merecem a atenção dos novos empreendedores antes de abrir o primeiro negócio:

Estudar muito o ramo da atuação

Esta talvez, seja a dica mais importante. Afinal, como você irá começar algo se não conhece a área que deseja atuar? Além disso, na teoria pode até ser fácil, mas, na prática é outra coisa. É muito importante pesquisar muito e ter bastante conhecimento sobre o ramo da atuação.

Este estudo inclui fazer uma pesquisa do produto/serviço que você irá vender, analisar seus concorrentes, fazer uma pesquisa e mercado, estar por dentro dos cursos que o negócio pode ter, etc.

Experiência na área

Se você não tem experiência na área em que deseja iniciar um negócio, a dica é estudar e se aprofundar muito sobre o assunto. Outra sugestão é procurar um sócio, funcionário ou até uma fazer uma consultoria com algum profissional que já tenha certa experiência no ramo em questão.

Plano de Negócios

Um plano de negócios é um documento ou ferramenta indicado para o planejamento de uma unidade de negócios ou um empreendimento, em fase inicial ou não. É fundamental para quem deseja abrir seu próprio negócio. Além disso, é indicado também criar um plano de marketing para identificar o público-alvo, mercado e estratégias de venda.

Que tal estudar mais sobre isso? A Prime Cursos oferece o Curso de Plano de Negócios e o Curso de Plano de Vendas. Ambos são muito importantes para quem deseja abrir seu próprio negócio.

Ter calma

Não tenha pressa, faça as coisas com calma para obter sucesso. Nunca pense que irá conseguir montar algo da noite para o dia.

De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cinco anos após serem criadas, pouco mais de 60% das empresas já fecharam as portas. E um dos motivos, provavelmente é a pressa de montar o negócio, fazer as coisas de qualquer jeito, sem estudar e conhecer o mercado.

Obter conhecimento e capacitação

Não basta ficar apenas no que você já sabe. Além do conhecimento que você possui sobre a área de atuação do novo negócio, é fundamental continuar estudando e se atualizando sempre.

Tenha como hábito estudar e se atualizar sobre as novidades do mercado. Assim, você estará por dentro e poderá ser reconhecido como um profissional atualizado e capacitado.

Conversar com outros empresários

Trocar informações é fundamental para aprender, obter dicas e se aprofundar no negócio. Durante a conversa, você também pode ter ideias para o novo negócio.

Veja o outro profissional como um amigo que irá te passar informações importantes, pois, é uma pessoa que já tem experiência já que atua no ramo.

Às vezes uma simples dica pode te ajudar muito agora, ou lá na frente.

Se organizar financeiramente

Esta dica complementa a anterior, pois, também está relacionada com organização financeira. É importante se organizar, e sempre que possível guardar algumas economias, porque quando o caixa não estiver tão positivo, você ficará mais tranquilo. E essa organização é importante sempre, não apenas no início.

Além disso, lembre-se de ter reservas financeiras. Mesmo fazendo um bom plano de negócios e tendo uma noção de quanto você irá gastar, nem sempre o empreendimento irá seguir isso à risca.

Investir em marketing

Não adianta ter a melhor ideia, o melhor investimento e todo o conhecimento do mundo e não investir em marketing. Com o aumento da concorrência, hoje em dia é fundamental aparecer, mostrar sua marca.

Marketing é investimento, e com certeza irá lhe trazer um bom retorno, e consequentemente, mais clientes. Invista nas redes sociais para obter bons resultados.

Analise a questão: “Como posso mostrar aos outros que a minha empresa existe?”

Ouvir os clientes

Quem vai comprar o seu produto? O cliente. Quem vai adquirir o seu serviço? O cliente. Então quem você deve ouvir? O cliente. Sim, ouvir o cliente é uma ótima oportunidade de crescimento para o seu negócio.

Pense nas seguintes perguntas e busque as respostas: “Por que o cliente me daria a preferência? Qual é o meu diferencial?”

Oferecer um excelente atendimento

Um dos fatores mais importantes para o crescimento de um negócio é, sem dúvidas, o atendimento. É claro que isso irá depender do ramo do negócio, mas no geral, ter um bom atendimento pode trazer e manter clientes.

O bom atendimento faz a diferença, afinal, todos querem se sentir especiais.

É importante que você trate cada cliente como único, e, se tiver funcionários, invista nisso.

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

15 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia. Perfeito. Muitas idéias boas morrem na praia porque não tem a oportunidade de analisar essas dicas.
    Vou repassar a todos que eu conheço e que sempre comentam em serem donos de seus prórios negócios….melhor avisá-los antes que se não lerem e não analisarem essas dicas não irão muito longe. Obrigado

  2. Dicas entraordinarias parabens primo cursos cada vez mostrando a competencia de uma escola preparada. estou abrindo meu proprio negócio e pretendo expandir ,muito obrigado por esta informação que eu vou usar todas para abrir minha loja.

  3. Boas suas dicas, porém e iniciando,um negocio que se caminha não importa si tem milhares de concorrentes, amo concorrência me faz crescer mais e mais.

  4. Essa dica é excelente, é tudo que eu precisava, Eu tb já nadei muito e morri na Praia, depois de 8 anos. Achava que estava garantido que meu negócio estava seguro e não…hoje estou querendo abrir um outro, porem me sinto insegura…

  5. Olá prime cursos bom dia! Achei o máximo as 10 dicas para abrir o seu próprio negócio, chegou essas inforamações na hora certa vou começar abrir o meu próprio negócio . Parabens prime cursos sempre na frente,rumo as tecnologias de hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui