Dica: O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Você já parou para analisar os seus hábitos? E você sabe qual o motivo de realizar algumas tarefas, mesmo que automaticamente? Por mais que imagine que está no controle do seu dia, fazendo planejamentos e tomando decisões, a verdade é que na maior parte do tempo você apenas está repetindo hábitos predeterminados.

Charles Duhigg, repórter do New York Times, destaca em seu livro O Poder do Hábito a influência dos seus hábitos em quem você é e no que você é capaz de alcançar. Segundo o autor, o segredo para mudar o que não funciona em sua vida é buscar entender como os hábitos funcionam. Sendo assim, é possível fazer qualquer coisa quando adotamos os hábitos certos.

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Como os hábitos funcionam?

Para entender melhor como os hábitos funcionam, veja a história abaixo:

Eugene Pauly, um paciente idoso, teve sérios problemas cerebrais ocasionados por uma cefalite viral, e por isso, ele perdeu a capacidade de usar o lobo temporal medial, parte do cérebro. Todo o resto do corpo continuou funcionando normalmente, porém ele teve sua memória prejudicada. Eugene se tornou incapaz de se lembrar de qualquer coisa que tivesse acontecido após 1960, porém se lembrava de tudo que aconteceu antes disso. Eugene não tinha a capacidade de aprender coisas novas, pois após alguns segundos acabava se esquecendo do que havia ocorrido no momento anterior.

Sua esposa o levava para caminhar ao redor do quarteirão todos os dias para exercitar-se, porém um dia, Eugene acabou se perdendo. Sua esposa ficou muito preocupada, já que sua perda de memória poderia fazer com que ele desaparecesse e nunca mais retornasse. Por incrível que pareça, em apenas 15 minutos Eugene retornou para casa, seguindo sua rota diárias. Alguns dias depois do ocorrido, ele conseguia até fazer o caminho sozinho. Com isso, os cientistas o analisaram e descobriram que os hábitos, suas ações rotineiras, são armazenadas em uma área do cérebro totalmente diferente do lobo temporal, responsável pela memória. Assim, é possível entender que nós aprendemos e tomamos decisões inconscientes sem a necessidade de nos lembrarmos sobre os acontecimentos que levaram àquela decisão ou aprendizado. Esse é o poder do hábito!

Como ativar os hábitos?

Nosso cérebro é uma máquina muito potente, que está sempre buscando novas maneiras para automatizar rotinas e se esforçar menos, com o objetivo de economizar energia. Um hábito funciona em 3 etapas:

Gatilho: alguma coisa acontece e seu cérebro considera este gatilho com um chamado para entrar no modo automático e escolher qual rotina usar;

Rotina: é uma ação física, mental ou emocional que é acionada automaticamente pelo gatilho;

Recompensa: um estímulo positivo ocorre, que avisa seu cérebro que aquela rotina funciona e por isso deve ser armazenada. É muito importante entender como os hábitos são acionados, pois com isso, conseguimos obter controle sobre nós mesmos. Entendendo os gatilhos e as recompensas, é possível alterar, adaptar e até criar novas rotinas.

Então, para gravar:

Hábito Mestre

Também podemos aprender sobre os “hábitos mestres”,  onde o objetivo é desencadear uma sequência de reações no modo da pessoa organizar sua própria vida. Um hábito positivo leva a outro e isso cria uma cadeia de hábitos positivos que funcionam bem em conjunto.

Um bom exemplo, para entender melhor, é o exercício físico. Diversas pessoas que começam a se exercitar começam naturalmente a se alimentar melhor, dormir bem e se estressar menos. Por isso, é importante que você descubra qual hábito deve ser mudado na sua vida pessoal e/ou profissional que irá trazer melhorias diversas em vários outros hábitos que impactam sua rotina.

Guia Prático: Mudança de Hábito

Assim que for possível compreender o objetivo dos hábitos em nossas vidas, nosso obstáculo principal é transformá-los de acordo com  o que queremos. Então, par ajudar, siga os passos abaixo para criar hábitos saudáveis:

1. Identifique a rotina: não importa se sua rotina é óbvia ou inconsciente, o ideal é que você saiba analisar seus comportamentos e planejar como mudá-los. Reconheça o que você deseja mudar e depois avance para o segundo passo;

2. Experimente recompensas diferentes: caso você não consiga substituir hábitos ruins por novas rotinas, é importante aprender a experimentar novas recompensas. Vamos ver um exemplo relacionado à alimentação: se você está com o hábito de comer comidas gorduras e não saudáveis, você deve tentar substituir a recompensa desta rotina. Para isso, substitua esses alimentos por lanches mais saudáveis ou apenas descanse por alguns minutos. Aguarde uns 15 minutos após isso e analise se você ainda está com vontade de comer besteira. Se sim, talvez você ainda não identificado o gatilho do hábito.  Experimente recompensas diferentes até descobrir qual gatilho ativa aquele mau hábito. Se por acaso, neste exemplo o gatilho era sua fome, você poderia superá-la comendo outras coisas, como o lanche saudável. Já se o gatilho deste hábito for o cansaço, tire alguns minutos para descansar e veja se a vontade diminui. Troque as recompensas até descobrir o gatilho do hábito.

3. Isole o gatilho: é importante entender o gatilho mais profundamente, mesmo após descobrir qual recompensa satisfaz aquele gatilho. Os principais gatilhos tendem a ser sempre associados a 5 categorias principais:

– Um lugar: onde você está quando surge a rotina?
– Um horário: qual horário surge esta rotina?
– Um estado emocional: como você se sente quando surge esta rotina?
– Outras pessoas: com quem você está quando ela aparece?
– Uma próxima ação clara: quando você tem algo a fazer e a rotina é acionada. Se você tem um hábito que precisa ser eliminado, analise e anote todas as informações possíveis: os lugares, horários, sentimentos, com quem você está e quais os próximos passos antes daquela rotina aparecer. Assim será mais fácil entender o padrão do hábito depois de algumas repetições.

4. Crie um plano: após entender os 3 principais componentes do hábito, será mais fácil planejar uma nova rotina que lhe proporciona a mesma recompensa para o mesmo hábito. Fique atento até que o gatilho apareça, e aja de acordo com o plano. Se funcionar e você tiver foco e força de vontade para sempre repetir este novo condicionamento, você conseguirá transformar seus hábitos.

De acordo com o autor, não é tão fácil mudar um hábito, mas existe um método e é possível quando realmente se deseja algo.

O livro O poder do Hábito é uma excelente leitura e recomendamos para todos os nossos leitores. Você poderá aprender a identificar um costume que deseja mudar e determinar uma rotina alternativa se aplicar o método  explicado no livro, pois um hábito ruim pode ser substituído por um hábito bom.

Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.
Charles Duhigg

Toda semana vamos trazer a indicação de um livro interessante aqui no blog da Prime Cursos! O que acham da ideia? Esperamos que gostem!

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Tenham uma ótima semana, e não esqueçam de deixar um comentário! 😉

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71 COMENTÁRIOS

    • Muito bom as dicas do prime cursos, amei, adoro ler e com essas dicas de livros então…show de bola amei parabéns prime cursos…

  1. Mais um excelente artigo! Sim, gostaria MUITO que houvesse uma indicação semanal de outros livros. Excelente ideia! Aguardo-o ansioso! Parabéns “Prime” pela excepcional contribuição à educação!

  2. Ótima idéia de trazer a indicação de leitura de um livro!
    Recomendo também a leitura do livro O Poder do Hábito, inclusive para desenvolvermos o hábito de buscar conhecimentos com cursos.

  3. Excelente material, sou grato por ser aluno do primecursos e poder diariamente aprender novos conteúdos. Livro sensacional “O Poder do Hábito”. Li uma vez e quero ler novamente. Indico a todos!

  4. Adorei, esse artigo me ajudou a entender um pouco sobre hábitos que fazemos diariamente. Prime curso sempre ótimo em relação aos seus assuntos para nós alunos!

  5. Muito Legal! Sou apaixonada por livros, e que tal indicar o meu?!
    Pense Bem Vá Além – 2a edição lançamento Bienal Internacional do Livro-RJ
    Meu face: regina duarte – pense bem va alem
    Já li O Poder do Hábito. Gostei muito tbm, de Poder Sem Limites de Anthony Robbs. Bacana também, é “Não Tenho Fé Suficiente para ser Ateu” – Norman Geisler & Frank Turek (súper dica de férias), rsrs. Estou atualizando meu site

  6. Esse livro já me foi indicado por um médico. Não gosto de livros de auto ajuda e esse possui base científica. Muito bem indicado! Obrigada!

  7. Realmente “O poder do Habíto” deveria ser leitura obrigatoria para todos nós. Da minha parte acredito ter me ilucidado um pouco mais sobre a minha rotina e algumas coisas que tenho tentado mudar. Muito obrigado a Prime Cursos.

  8. Show de bola, sempre procuro manter meus hábitos, criei até uma tabela com os horários das minhas principais atividades, onde procuro sempre cumpri-los. Abraços Prime cursos, gosto muito do trabalho de vocês. Sucesso sempre !!!

  9. gostei muito do pouco que li sobre os nossos habitos pois sou fumante e tenho certeza que isto me fortalecer para deixar sobre esse habito muito prejudicial a saude agradeço pelas informações foram muito uteis farei tudo para deixar habitos que prejudiquem meu corpo obrigado

  10. Muito legal essa idéia queria q tivesse mais assim, neste modo eu leio mais é estudo.
    Este site é excelente com ele eu posso melhorar a minha rotina de leitura não precisando sair de casa para comprar algum livro e com mais condições.

  11. Gostei muito da mensagem sobre o poder do hábito, as vezes somos moldados de tal forma que não notamos o comportamento no dia a dia.

  12. Boa noite !! Parabéns pelo trabalho de vocês, sempre ajudando o próximo. Esse e-mail esta me ajudando muito.

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