Roda da Vida: a ferramenta de autoconhecimento

Indian woman student education writing studying

A RODA DA VIDA é uma ferramenta de autoconhecimento, que pode ser utilizada para a carreira e vida pessoal. É muito utilizada em processos de Coaching, e tem como objetivo ajudar as pessoas a identificarem quais aspectos da vida estão em harmonia, e quais precisam de maior atenção.

Esta ferramenta ajuda a trazer mais equilíbrio para a vida pessoal e profissional, e tem diversos benefícios.

Com a correria e o estresse do dia a dia, muitas vezes ligamos o modo automático e deixamos alguns aspectos importantes de nossa vida de lado.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Afinal, o trabalho é prioridade, certo? Errado. Não basta dedicar todo o seu tempo e conseguir aquela promoção desejada, se você não estiver com a saúde em dia. Não basta ser valorizado no trabalho, e não ter tempo para a sua família. Não basta ter todo o dinheiro do mundo, e não estar em paz consigo mesmo. A vida é muito mais do que o tempo que você passa no escritório.

E a roda da vida serve justamente para isso: encontrar o equilíbrio e trazer mais consciência para a vida. Ela pode ser utilizada para alcançar metas e objetivos.

O que é?

Também é conhecida como Roda de Competências, e serve para realizar avaliações pessoais. Essa ferramenta teve suas origens na década de 60, e foi criada pelo americano Paul J. Meyer.

O gráfico da roda da vida pode ser comparado com a forma de uma mandala, ou até mesmo de uma pizza. O círculo é fatiado em partes, que representam cada área importante da vida.

A Roda da Vida mede o índice de satisfação das pessoas em áreas importantes de sua vida.

Quando não nos sentimos bem em algum aspecto da nossa vida, consequentemente, os outros setores acabam sendo impactados negativamente também. Assim, a vida pode ficar um pouco desequilibrada, e afetar o nosso crescimento profissional, pessoal e emocional.

O objetivo é evitar este desequilíbrio, e para isso, é importante ter consciência do seu estado atual. Analise quais aspectos você precisa melhorar, e quais precisam ser cuidados, para que assim, sua Roda da Vida gire verdadeiramente em sintonia com suas metas e sonhos.

O ideal é enumerar, de 1 a 10, cada fatia da roda. Dessa forma, semanal ou mensalmente, você deve fazer um X ou pintar na altura do número correspondente, ou seja, avaliar o seu nível de satisfação em cada área da sua vida. Após isso, crie um plano de ação, analisando o que precisa ser feito para aumentar seu nível de satisfação em cada setor.

O momento da análise da roda vida é uma oportunidade de se conectar com o seu EU INTERIOR. Então, ao responder, seja totalmente sincero, pois, só assim você conseguirá mudar, melhorar e evoluir.

Geralmente, as principais áreas são:

Pessoal

Saúde e Disposição

Esta fatia da roda corresponde à sua situação de saúde atual. Como você está se sentindo? Está com bastante energia? Ou está se sentindo muito cansado? Este setor também pode levar em conta seu nível de motivação. Faça uma análise sobre a sua saúde física, mental e emocional.

Desenvolvimento Intelectual

Esta parte da roda diz respeito a sua satisfação intelectual, ou seja, o quanto você sabe e o quanto está aprendendo. Isto quer dizer que nunca devemos ficar parados, sem estudar e se atualizar. Assim como os músculos, o cérebro precisa ser exercitado, e para isso, é fundamental estudar constantemente. Avalie se está estudando, lendo, e aprendendo coisas novas.

Equilíbrio Emocional

Como estão suas emoções? Você está conseguindo controlá-las? É necessário avaliar o quanto equilibrado está o seu emocional, se está tendo muitas oscilações de humor durante o dia, se consegue lidar bem com suas emoções e se consegue mantê-las sob controle.

Profissional

Recursos Financeiros

Esta fatia da roda está relacionada com o setor financeiro da sua vida, ou seja, seus recursos financeiros relacionados ao profissional. Analise se o seu ganho está de acordo com o seu padrão de vida. Além disso, avalei se você está conseguindo controlar suas finanças, ou se está gastando mais do que o necessário. Você deveria ganhar mais? O que poderia fazer para melhorar seus recursos financeiros? Precisa economizar? Avalie todos esses fatores nesta área da roda.

Contribuição Social

É nesta fatia que você deve avaliar se a sua atuação profissional é útil e contribui para a sociedade. Para obter satisfação pessoal, é muito importante gerar um impacto positivo na vida de outras pessoas. Então, analise se suas ações e seu trabalho têm algum impacto positivo no mundo.

Realização e Propósito

É aqui que você deve analisar o quanto você se sente realizado. Analise o seu propósito e realização profissional, se está satisfeito com seus resultados, com seu ramo de atuação, emprego atual, e se tudo isso está de acordo com suas metas de vida.

Qualidade de Vida

Criatividade, Hobbies e Diversão

Como comentamos no início do artigo, trabalho não é tudo. É preciso ter momentos de lazer e relaxamento, afinal, de que adianta ter todo o dinheiro do mundo e não se divertir também?

Além disso, para obter mais produtividade no trabalho, é preciso ter um tempo para você. Esses momentos são muito importantes para descansar o corpo e a mente, recarregar as energias, manifestar a criatividade, e com isso, obter benefícios para todas as outras áreas da roda da vida, como a saúde e o profissional.

Avalie aqui, quando foi a última vez que você fez algo por você, que relaxou, que fez algo que gosta.

Plenitude e Felicidade

A plenitude é aquele sentimento bom de gratidão e contentamento que surge quando sabemos que estamos aproveitando bem o tempo, a vida, fazendo as coisas com amor e seguindo na direção de nossos sonhos. Isto é se sentir pleno. Analise se você tem este sentimento, ou se já não sabe o que é isso.

Pergunte a si mesmo: você sente que sua vida tem um propósito? Você se sente feliz no seu trabalho e nos momentos de lazer? Você acredita que sua vida está sendo vivida com qualidade?

Espiritualidade

Independente da sua religião ou mesmo se você não tiver uma, saiba que a espiritualidade é um aspecto muito importante da vida. Aqui você pode considerar o que acredita e o que pratica, inclusive fazer o bem, pensar positivo e meditar.

Relacionamento

Família

Nossa família diz muito sobre quem somos e porque somos. Além disso, a família é a nossa base.

Quando tudo vai bem na família, mesmo que problemas externos apareçam, nos sentimos mais confiantes para combatê-los, certo? Isso acontece porque sabemos que podemos contar com aquele apoio em casa. Já quando alguns problemas familiares acontecem, tudo ao nosso redor pode ser afetado, sentindo o peso desta falta de harmonia.

Analise, e se necessário, tente o quanto antes resolver qualquer conflito.

Relacionamento Amoroso

Nesta fatia da roda você deve avaliar os seus relacionamentos e sua autoestima.

Você está se sentindo feliz ao lado de seu companheiro (a)? Qual é a qualidade do seu relacionamento amoroso atual? Ou está feliz sozinho? Como está sua autoestima? Avalie o seu nível de autoamor também.

Todas essas informações podem te ajudar a fazer uma reflexão não apenas sobre o amor a dois, mas também sobre o amor próprio.

Vida Social

Mesmo que você seja mais caseiro, a vida social também diz respeito ao seu comportamento em público e à sua capacidade de se relacionar com os outros.

Alguns optam por uma vida agitada, cheia de compromissos, festas e um ótimo networking. Mas há quem prefira receber os amigos em casa, ter reuniões mais tranquilas, ir ao cinema, etc.

Independente da sua escolha, esteja atendo aos extremos: agitação ou reclusão em demasia. Ambos podem te limitar, então, busque o equilíbrio.

Avalie também sua satisfação com seu grupo de amigos e colegas, e o quanto tempo possui para passar com eles.

Crie Sub-rodas

Acabamos de citar como exemplo uma roda da vida padrão, mas esta ferramente não precisa ficar restrita a um único tipo de uso.

É possível fazer uma roda exclusiva para o trabalho, outra para seus projetos, outra específica para a espiritualidade. Além disso, é possível criar sub-rodas em cada modalidade, para assim ser mais específico ainda.

Dentro da área da família, por exemplo, você pode adicionar outras categorias, como “pais”, “filhos”, “casamento”, “tempo dedicado a família”, etc. No ramo profissional, é possível criar outras categorias como as rotinas de trabalho.

Como fazer?

Utilizar a Roda da Vida é muito fácil e gratificante. E para fazer, basta seguir os passos abaixo:

  • Desenhe ou imprima um modelo da roda da vida;
  • Adicione as categorias desejadas caso elas não estejam no modelo;
  • Enumere (de 1 a 10) para poder avaliar o seu nível de satisfação;
  • Pinte ou assinale a nota para cada área, respondendo sempre com sinceridade;
  • Reflita sobre o resultado final, e identifique quais áreas precisam ser melhoradas;

O objetivo é que você analise todas as áreas, e que cada uma alcance pelo menos 60% de satisfação. Se alguma delas estiver abaixo disso, é importante prestar atenção, pois ela pode estar sendo um pouco esquecida, e deve ser trabalhada imediatamente.

Por fim, lembre-se de que a Roda da Vida é um instrumento poderoso de autoavaliação pessoal e profissional, porque com ela é possível analisar e classificar cada uma destas áreas segundo o seu momento atual e, com base nisso, trabalhar, elevar, e alinhar seus níveis de satisfação.

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

8 COMENTÁRIOS

  1. Extraordinario roda da vida ferramenta de auto conhecimento vou me aprofundar nesse auto conhecimento estou muito feliz com mais esse conhecimento em que eu preciso despertar
    fico gratificado pela prime curso ter me enviado mais um grande conhecimento da vida.

  2. Obrigado pela roda da vida, ja tinha visto este assunto no meu posto de trabalho mas nao havia percebido a finalidade do mesmo, somente agora percebo.

    Bingo

  3. Muito bom artigo.
    Hoje em dia com a frequência cada vez maior de concorrência e dificuldades para conseguirmos realizar os nossos objetivos e cumprir com os nossos compromissos, esquecemos que o principal objetivo desta grande missão e termos uma boa qualidade de vida, principalmente com a nossa família.

  4. Verdadeiro mapa para uma vida saudável nos sentidos físico, mental e espiritual. Adotá-lo-ei. Obrigado, PRIME. Vocês continuam excelentes!

  5. É fobuloso!

    Como é bom saber que o sucesso resulta de aplicação de autoenergia proveniente do auto controlo comportamenta.

    É um artigo valioso e espero que continuem a salvar almas…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui