Mindfulness pode melhorar a concentração

Quantas vezes você já pensou ou falou a frase “PARE E CONCENTRE-SE!” para si mesmo no meio da rotina de trabalho ou estudos? Pois é, com toda a distração que o mundo moderno traz, está cada dia mais difícil se concentrar. Por mais que muitas coisas possam ser feitas no modo automático, algumas precisam de muita atenção e concentração.

No ano de 2000 as pessoas se concentravam completamente por 12 segundos, de acordo com uma pesquisa recente. Em 2015, esse tempo caiu para apenas 8.25 segundos. O estudo constata, para comparação, que um peixe dourado se concentra por cerca de 9 segundos. Ou seja, o tempo de concentração total dos humanos está menor do que o de um peixe dourado.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Além disso, passamos mais ou menos onze minutos no máximo concentrados em uma atividade antes que alguém nos interrompa, segundo as estatísticas. E, se ninguém nos atrapalha, nós mesmos nos desconectamos. Para piorar, cada momento de distração faz com que se leve entre 10 a 20 minutos para recomeçar a atividade.

Dica: enquanto lê o artigo, que tal ouvir uma música relaxante?

Infelizmente, não estamos mais acostumados com o presente. Nosso corpo está aqui, mas nossa mente não. Estamos viciados em ficar constantemente conectados e atualizados, que até nos esquecemos do mais importante: nos conectar com nós mesmos. Nos acostumamos com esse agito diário, essa correria, esse mundo de distrações, e por isso não conseguimos mais viver no presente. Você consegue, por exemplo, ficar um único minuto sem pensar em nada? Quando não tem nada para fazer, você pensa em meditar, respirar profundamente e relaxar, ou já está buscando alguma distração?

Concentrar-se parecer algo tão simples, não é mesmo? Porém, na era digital ser plenamente consciente do que está ocorrendo aqui e agora é um desafio. E a falta da concentração não faz apenas com que a produtividade no trabalho e nos estudos desapareça. As distrações e o excesso de informação podem produzir estresse e ansiedade, além do sentimento de estar sempre atrasado e não ter tempo para nada.

Com a correria e o estresse do dia a dia, é comum observar que as pessoas tentam fazer diversas tarefas ao mesmo tempo, porém no fim, acabam fazendo muito menos. O famoso e tentador multitasking (ato de realizar várias coisas ao mesmo tempo) não funciona para todos. O ideal mesmo é focar e se concentrar em uma única tarefa, sempre priorizando a qualidade, não a quantidade.

Os budistas já sabiam há mais de dois mil anos – de acordo com pesquisas científicas – que além de ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, um estado de atenção consciente pode melhorar a criatividade, sendo possível avaliar e julgar as situações com mais clareza, desfrutar do que estamos fazendo e aumentar a resistência emocional.

Mas como podemos mudar isso? O que podemos fazer para obter concentração e foco total no que estamos fazendo?

Se você já é nosso leitor, provavelmente já viu nosso artigo com dicas para melhorar a concentração com a neurociência. Se ainda não viu, leia, e tente adotar alguns hábitos para a sua vida, pois podem melhorar muito sua concentração. Além disso, hoje vamos te ensinar a prática de mindfulness.

O que é mindfulness?

A mindfulness é a técnica de atenção plena, e pode ser uma excelente maneira de aumentar a concentração. Com alguns exercícios é possível treinar a consciência para que, sempre que você estiver desatento, perceba, pare, e consiga redirecionar a atenção. O treino de atenção plena deve ser frequente, pois assim você conseguirá provocar a neuroplasticidade – adaptação do cérebro – e fazer com que “voltar ao foco” se torne um hábito.

“A atenção é um músculo que deve ser treinado”

Assim como treinamos os músculos, também devemos treinar a atenção, para que seja fortalecida e não atrofiada. Os resultados aparecem com o tempo, por isso a importância de treinar diariamente.

O objetivo é que você comece a prestar atenção no que está fazendo, ou melhor, em TUDO o que está fazendo, seja estudar, comer, se exercitar ou ler um livro. Concentre-se em cada atividade do seu dia. Faça as coisas com calma, e mantenha-se no presente. Observe tudo, sempre respirando profundamente. Se alguma distração, pensamento ou preocupação vier à tona, simplesmente deixe passar, sem se prender ou julgar, e volte à sua atividade com concentração. Finalize o que começou.

Durante a pausa do trabalho ou dos estudos, se afaste do computador, da TV, do tablet e até do smartphone. Sente-se por um momento e perceba as sensações em seu corpo e mente. Aprenda a relaxar.

Sempre que se sentir ansioso ou estressado, pare, respire, e tente meditar por alguns minutos. Coloque uma música relaxante ou apenas respire fundo e concentre-se apenas na sua respiração.

“SOMENTE O HOJE.
SEM O PESO DO ONTEM.
SEM A ANSIEDADE DO AMANHÃ.”

Aprenda a viver o agora. Que horas são? Que dia é hoje? Concentre-se no momento atual. Faça tudo com calma e sempre priorize a qualidade. Teste, e nos conte se está conseguindo melhorar sua  concentração. Não se pressione se não conseguir agora: faça aos poucos, mas não deixe de praticar. Os benefícios irão aparecer!

Esperamos que as dicas possam ajudar. Se gostou do artigo, não se esqueça de deixar um comentário!

Prime Cursos

 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

543 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom esse artigo é tudo que preciso aprender,sou muito desatenta e tenho uma enorme dificuldade para me concentrar.

  2. “Somente agora vou manter-me concentrada”, só o mentalizar esta frase já relaxei.
    O exercício e valido e me conecta a meu ser interior.

  3. Muito bom, nos dias atuais sempre estamos com mil e uma tarefas ao mesmo tempo, com o tempo contra e a qualidade desabando. Realmente necessitamos nos “policiar” para focar e relaxar, ótima dica…

  4. Boa tarde, estava mesmo precisando ler algo sobre este assunto, veio na hora certa! Estou precisando mesmo melhorar minha atenção e eu já havia notado isto a alguns meses!

  5. Tenho buscado conhecimento na área de PNL, as vezes adentro na física quântica, sempre procurando melhorar meu desempenho, minha qualidade de vida pessoal e profissional. Agradeço pelo passo que deram, pela ajuda, pois a essência do artigo apresentado é proporcionar qualidade a todos, fico grato!

  6. As dicas foram excelentes mesmo. Que tal indicar a prática de um desses métodos de mindfulness por semana? Poderiam criar um desafio de 4 semanas de prática. Acho que isso seria uma ideia bem bacana, vocês não acham?

    • Olá Laís, tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário e pela sugestão, iremos avaliar e se possível, faremos sim! 🙂
      Prime Cursos

  7. Sem dúvidas, essas são as maneiras das quais o ser humano pode usar em beneficio de sua saúde em melhoria nas suas atividades no dia a dia. Estudos, trabalhos, esportes, competições, no educar, no dirigir e no tudo. A concentração é tudo na nossa vida. Parabéns ao artigo, muito bom…

  8. Excelente, o texto. Eu me enquadro no perfil de pessoas que desenvolvem diversas tarefas ao mesmo tempo, por ser Secretária de um setor de Finanças do Estado. kkkk
    Muito obrigada.

  9. Muito bom dia
    Ótimo, adorei, meditar, relaxar, já tive um AVC aos 18 anos de idade hj tenho 27, vou tomar esse artigo como um exercício permanente para mim, muito obrigado, mande mais

  10. Vivo diariamente uma correria alucinante ,essas orientações vinheram em uma boa hora vou colocá-las em prática .

  11. ótimo artigo. Hoje mais do que nunca precisamos aprender a nos concentrarmos pois as distrações são inúmeras e nos atrapalham a viver o presente. Vivemos sempre no passado ou no futuro. Vou lutar mais para me concentrar no presente.

  12. Bom dia!

    Perfeito! Gostei da matéria,pretendo seguir os seus conselhos,espero que me ajude na minha concentração. Muito obrigado.Continuem mandando matérias boas como esta

  13. Muito bom!!!
    Não basta saber, é preciso colocar em prática!!!
    A música proposta com fundo musical é belíssima.

  14. É muito bom a prática, precisamos de ambiente, o espaço cada vez menor
    Precisamos ir para a Natureza.
    Montanhas, mar, afinal paz e tranquilidade
    Muito obrigada.

  15. Bom dia,
    Nossa, veio a calhar esse artigo. Estou em uma fase onde com 54 anos acabei de perder o emprego, estou me virando com alguns trabalhos que estão aparecendo, sou engenheiro eletricista e também trabalho como profissional liberal, mas minha concentração está péssima, com ansiedades e preocupações que estão tirando meu pouco sono.

  16. Excelente artigo, muito útil. Descreve bem a nossa agitação diária e a necessidade urgente de ter foco, calma e principalmente concentração na qualidade do que se faz.

  17. Se concentrar no meio do caos que muitas vezes estamos vivendo é um árduo trabalho. Porém possível!? Quero acreditar que sim.

  18. Ótimo artigo vivemos numa correria que as vezes nem observamos a nossa própria respiração o quanto é importante para voltar a concentrar-se. Obrigada.

  19. Oi Gente, costumo marcar hora em algumas coisas que faço, por exemplo: ao tomar o meu café da manhã o faço em 10 mtos. e se termino
    antes só saio da mesa ao completar os dez minutos e assim faço ao fazer alongamento ou
    corrida que pratico, sempre com hora marcada
    e só paro quando atinjo o tempo que limitei, não
    é interessante! e também nunca ultrapasso viu.
    Espero ter ajudado

  20. Parabéns pelo artigo!!!
    Esse pensamento sobre concentração me remete aos livros de Dale Carnegie, que fala a respeito de sua importância.

  21. Adorei. Não tenho esse hábito e realmente, me desconcentro com facilidade. Para mim será muito útil. Obrigada.

  22. Muito bom! Parabéns!
    Este mundo que vivemos está consumindo as pessoas de tal forma que as vezes perdemos a nossa verdadeira essência como seres humanos e capazes de transformar o meio a sociedade em que vivemos. Precisamos cuida da mente e do corpo para uma vida plena em harmonia com a nutureza humana e o meio ambiente em busca de paz para este mundo tão agitado.

  23. Nossa isso é verdade, eu não consigo mais me concentrar, minha concentração de quando eu era adolescente era muito melhor do que agora, com 26 anos.

  24. Muito bom! Precisando mesmo! Vou treinar minha mente pra aprender mais, concentrar mais e viver melhor!
    Parabéns pela iniciativa!

  25. Poxa show. Eu costumo estudar escutando uma música suave, é muito relaxante. Gostei da sugestão, é bem apropriada. Muitas vezes com certeza precisamos largar o que estamos fazendo é parar, tentar ouvir os pássaros, o que está ao redor. Muito obrigado pela sugestão.

  26. formidável, estou muito a precisar ter o habito da pratica de me concentrar acho isso super dificil, mas agora sei que é possível, muito obrigadooo!!!

  27. Textos sempre agradáveis de ler e muito interessantes, que nos transmitem coisas simples que havíamos esquecido – e é sempre bom ser lembrado…

  28. Adorei. Estava precisando, aliás muitas pessoas estão precisando. Estamos continuamente sendo massacrados por uma rotina acelerada e que nos pressiona a superar todas as expectativas imposta por uma sociedade que sofre da doença do capitalismo. Esquecemos a nossa essência.

  29. bom dia adorei o artigo vou praticar é sempre bom ter boa concentração pois vivemos dias muito agitados.obrigada muito bom.

  30. O artigo veio na hora certa, muito útil, estava precisando ler isso pois me perguntava o que fazer para me concentrar.
    Parabéns pela abordagem deste assunto.

  31. Fiquei escutando a música relaxante a manhã inteira. Escrevam mais sobre técnicas de como tornar possível exercitar o “agora”, como lidar com ansiedade… obrigada!

  32. Agradeço pela matéria.
    Veio no momento certo, pois tenho tido dificuldades em me concentrar. Manter o foco tem sido um problema! Vou seguir as dicas.
    Gostaria que me enviassem textos como este.
    Saudações cordiais.

  33. Excelente artigo para o presente século. Oxalá todos os que estão tendo acesso à essa receita tão simples, porém, de muito valor para os que assim praticarem. Meu email já está disponível para outros artigos.

  34. Perfeito! Auto-observação é um ato de atenção dirigida para dentro, é o que nos permite mudarmos interiormente. Isto somente será possivel se conseguirmos silenciar nossa mente e evitarmos conversas internas, podendo então realizarmos a observação do que se passa dentro de nós e, ao mesmo tempo, ter total atenção no mundo exterior e ao que estamos fazendo naquele determinado momento. Com a auto-observação teremos muito mais atenção e concentração naquilo que estamos fazendo. A ideia consiste em estar alerta aos seus pensamentos e emoções, como um observador. Por que estou tendo estes pensamentos? Por que estas emoções estão emergindo nesta determinada situação?

  35. Nos dia que vivemos é muito difícil se concentrar mas para não enlouquecer precisamos mesmo aprender. Pois só com essas dicas para conseguir melhora um pouco aqualida de nossa vida.

  36. Muito interessantes as dicas ! e a música de fundo ajudou bastante ! Obrigada ! Particularmente, acho que essa dificuldade é um mal gravíssimo pra nós

  37. Muito bom! Vou começar a praticar hoje mesmo!
    Sem contar que as músicas para concentração auxiliam bastante nesses momentos em que precisamos dar uma pausa de tudo e nos conectarmos com nós mesmos. Vale muito à pena tentar!!!

  38. Obrigada pelo e-mail. Estava tão angustiada com os problemas da faculdade e trabalho que esqueci de parar e respirar fundo. Valeu mesmo. Amei as dicas e vou pratica-las com certeza.

  39. Nos tempos de hoje, precisamos relaxar e pensar mais antes de tomar qualquer atitude, muito boa esta meditação.Estou realmente precisando estudar e guardar algumas coisas na mente.

  40. Essas questões de mente ainda são difíceis, visto que sou ansiosa a ponto de ter taquicardia caso ñ consiga dar conta das coisas diárias. confesso que sofro intimamente com isso. Pois sempre acho que ñ sou capaz de avançar para a conquistas dos projetos e sonhos. A falta de concentração me causou uma certa autoestima baixa. Gosto de ler, ouvir áudios e ver videos acerca daquilo que me desperta conhecimento. Mas, mts vezes me atrapalho em meus próprios pensamentos/questionamentos que turvam aquele momento sóbrio de concentração. Sempre sobre filhos, marido, casa, família em geral. Sou ansiosa e poderia até chamar desequilibrada, no sentido de não conseguir equilibrar e organizar meu tempo. O que por mts vezes me causa desânimo e me auto paralisa. Obrigada pelo texto

  41. Bom dia!
    Amei o texto, estava precisando dessas orientações.
    Tenho muita dificuldade de concentração, visto o cansaço do excesso de trabalho, penso assim.
    Muito obrigada pela matéria.
    Um abraço.

  42. Muito! Obrigada.Pelo artigo demonstra a necessidade de foco durante o exercicio de qualquer actividade. Bem hajam

  43. Um dos maiores problemas da humanidade nos dias atuais é a agitação e a falta de tempo para a contemplação da realidade. A agitação que a vida moderna provoca nos homens coloca grandes barreiras para a apreciação das pequenas coisas presentes nas grandes realizações ou das grandes coisas presentes nas pequenas realizações diárias.
    O artigo é instigante, leva a reflexão do viver moderno.

  44. O artigo retrata a realidade vivida por grande parcela da população mundial.
    Ansiedade e falta de concentração são nossos maiores limitadores.
    Ótimas dicas.
    Obrigado.

  45. o texto e ótimo,pena que não e sempre que temos tempo pra nos mesmo. Eu por exemplo tenho um dia bem corrido,então depois que li esse artigo, percebi que realmente precisamos nos da um pouco mais de tempo.

  46. Um tema de grande utilidade.
    Espero que continuem a publicar artigos assim, são muito bons!

    Como sempre, a Prime se preocupando com os alunos e leitores.
    Parabéns!!

  47. Na correria do dia dia não nos damos conta de como vamos perdendo o poder de concentração e foco! Texto ótimo para refletir e buscar “treinar este músculo” de tanta importância.

  48. Muito interessante o assunto sobre concentração e o agora.
    Preocupações é o que mais acaba com a concentração

  49. Bom dia. Ja faz tempo que eu não consigo ler um livro. Nem artigos. HOJE EU CONSEGUI LER ESTE ARTIGO ATÉ O FINAL… Consegui concentrar e continuar lendo… Vou continuar… Quando eu começo ler algo lembro que tenho que fazer algo e dai tem outra coisa quando vejo não consegui terminar de ler o que eu havia começado…

  50. Obrigado pelo conteúdo!
    Realmente é uma questão muito importante para este tempo. A concentração se tornou um alvo quase que inatingível neste tempo moderno. Acho que quase todos sofremos com isso! Vamos recuperar!

  51. Muito show o artigo, espero que vocês postem mais sobre o assunto. Gostaria de deixar os parabéns a todos pela iniciativa!

  52. Bom dia!

    Gostei do artigo. Vou tentar seguir as dicas. Não consigo me concentrar e principalmente para estudar, tudo tira minha atenção.

  53. Bom dia! gostei muito do artigo, pois tinha o hábito de ouvir músicas muito agitado, sempre fui uma pessoa que se preocupava em deixar todos bem, mas depois que fiz o curso de valores humanos estou cada vez mais me aprimorando nos meus conhecimentos. Hoje consigo ler um livro ou um texto e compreender o que o autor que passar para o leitor.

  54. Muito bom e prático. Veio em boa hora. Vou procurar praticar com frequencia, tenho certeza que vai ajudar. Obrigada 🙂

  55. Texto muito bom, a correria do dia a dia tem feito com que percamos a concentração e com isso, nos tornemos impacientes. Vale a pena respirar e tentar focar nas atividades a serem feitas, viver o aqui e o agora.

  56. MUITO OPORTUNO!!!!
    O passado já era… O futuro talvez nunca chegue… Só o que temos é o PRESENTE.
    Precisamos aprender a estar no aqui e agora.
    Grata pelo artigo.

  57. Bom, dia! Gostei muito deste artigo, as vezes deixamos que os pensamentos nos distrai e deixamos de concentrar naquilo que estamos fazendo. Começarei a praticar. Obrigado.

  58. Vivemos em uma época onde a tecnologia é o ápice atual. De fato somos beneficiados com ela. Entretanto, é uma faca de dois gumes: se por um lado somos agraciados pelo seu empenho extraordinário, por outro, sofremos pelas consequências da mesma. Tudo tem um limite. E a este devemos nos policiar, perceber quando ter que parar e respirar. Entender que a tecnologia é um instrumento para usarmos com cautela, sem nos prejudicar…

  59. Sensacional o texto e os seus métodos . Parabéns, continue passando mais dicas, faz uma diferença enorme no nosso cotidiano.

  60. Adorei.
    É um tema bem atual e bem pertinente, inclusive, é tema do meu trabalho de conclusão de curso de psicologia.
    Acabamos não notando nossa ações e o que esta acontecendo ao nosso redor e justamente por isso não compreendemos certos acontecimentos. Com a prática de mindfulness passamos ter maior consciencia e compreensão dos fatos, e tendo a habilidade de convidar os seus pensamentos intrusos a irem embora e concentrar-se no aqui e agora.

  61. Um peixe consegui pensar por mais tempo do que um ser humano, fiquei revoltado porém conformado. Tudo isso e verdade, estamos mais preocupados com o amanhã do que com o presente.

  62. Muito Bom. Vou tentar pôr em prática.
    Porque estou com a memória muitíssimo fraca esquecendo de tudo e atenção então nem se fala.

  63. Muito Bom. Vou tentar pôr em prática.
    Porque estou com a memória muitíssimo fraca esquecendo de tudo e atenção então nem se fala.

    Obrigada pela dica

  64. Nós já temos exercícios para tudo, porém essa chamada para a atenção é bacana pois quando fazemos parte de um processo, nunca damos a devida atenção para o meio e nos perdemos no devaneio e saímos do foco até imperceptivelmente.
    Muito bom. Você me ajudou sim.

  65. Gostei das dicas vou.comecar a e colocar em prática tenho uma série.de dificuldade.de concentração por ansiedade

  66. Tenho a mente bem despersa, não consigo me concentrar em nada é tudo tira minha atenção 😑😥, isso é frustrante, principalmente quando se precisa muito estudar.

  67. Gostei muito desse artigo!!! Tenho uma dificuldade muito grande em concentração! Inclusive faço faculdade, e para mim estudar preciso de ambiente totalmente em silêncio, senão não consigo estudar, manter atenção, naquilo que estou estudando! Vou praticar essas orientações.Pois realmente minha vida é correria.

  68. muito legal esse texto e mais legal ainda a sacada da prime de fazer uma abordagem com essa dinâmica … parabéns !

  69. Gostei muito mesmo, vou praticar todos os dias, nos dias de hoje esses conhecimentos são preciosidades…Obrigada por compartilharem!!

  70. Muito bem!

    Parabéns pelo artigo, realmente atenção e a concentração é o que muitos hoje precisam, infelizmente a desculpa de muitos é que “estão sem tempo”, mas na verdade o que falta mesmo é a concentração naquilo que estamos fazendo hoje.

  71. boa tarde a todos. agradeço por fazer parte dessa equipe. Tenho aprendido boas lições e praticado esses ensinamentos. Parabéns!!!

  72. Realmente, sempre acho que estou atrasada em relação a tudo e me torno cada vez mais ansiosa e tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo e assim, me distraindo mais e mais com qualquer coisa. É tudo um efeito psicológico da era da informação rápida que estamos vivendo… Tentarei ter atenção e criar um hábito de treinar minha concentração. Temos que aprender a nos adaptar com isso e não sermos prejudicados. Obrigada!

  73. E logo, logo, estarei fazendo outro curso aqui no Primer Cursos. Exatamente por estar fazendo faculdade, trabalho e outras atribuições geradas pelos compromissos, que concentração e meditação ´torna-se primordial!

  74. Amei demais, com tantos problemas do dia a dia, as vezes é difícil se concentrar em alguma coisa, vou começar a praticar isso, excelente artigo, muito obrigada. Que música deliciosa e relaxante, adorei.

  75. Muito bom este material! Realmente o ser humano está se tornando vítima dele mesmo. Este exercicio é Muito propício para o momento em que vivemos!!

  76. Muito bom. Sou completamente destraida e ansiosa não consigo me concentrar em nada e e isso tem me prejudicado muito principalmente nos estudos. Não estou tendo um bom aproveitamento não consigo me concentrar nas aulas está tudo muito complicado. Começarei a fazer o que aqui me propôs é verei se tenho resultado. Desde já agradeço.

  77. Atenção !
    Foco !
    É indiferente pensar , pois cada ação humana é uma reação material . Dependendo de cada corpo e cotidiana estrada percorrida até o momento presente , tal esse desconhecido por milésimo de segundo outrora .
    É unicamente sem forma o que se forma na surpreendente imaginação assim existente .

    Renato Fernandes.

  78. Perfeito! tenho exatamente este problema, começo a estudar ou trabalhar e ja vem algo na mente, coisas pequenas que nao interfeririam em nada naquele momento. Sigo em busca do foco total! obrigado Prime!

  79. Muito bom, gostei muito
    Vou tentar isso, tenho muito problema de concentração, já tentei várias formas as vezes acho que é a correria diária que não sobra um tempinho pra pensar

  80. Ele tem, em tudo, razão: ” Não andeis ansiosos com o que haveis de comer e beber… com o dia de amanhã: basta a cada dia o seu próprio mal.
    “Dormir em nós mesmos”… torna o despertar melhor, e nos prepara para o trabalho nofuturo.

  81. Amei essa publicação. Pura verdade. “SOMENTE O HOJE.
    SEM O PESO DO ONTEM.
    SEM A ANSIEDADE DO AMANHÃ.” Vou tentar fazer a prática da meditação, fazer as atividades diárias com concentração e qualidade, e assim melhorar o desempenho 0/

    (Só uma dica: esta página do comentário a ser posto fica laaaa no final de todos os comentários, o q dificulta em demora chegar até laaa p pôr algum comentário. Quase q desistia. O ideal seria pôr essa possibilidade no início, mais óbvio. Vc põe o comentário de modo mais preciso e hábil em acabando de ler o artigo e ainda pode dar uma olhadela nos demais. Fica a sugestão ;))

  82. Realmente a correria do dia a dia nos deixa sem tempo para relaxar corpo e mente. Amei o artigo e quero receber muitos outros, pois valeu muito a pena pra mim. Obrigada!

  83. Gostaria de parabenizar os organizadores. Muito boa essas dicas, começarei hoje mesmo.
    Depois comentarei aqui os meus resultados.
    Um grande abraço.

  84. cara eu baixei e converti em MP3 estou começando uma jornada dura para certificação Microsoft tenho 47 anos e um deficiência de concentração depois venho aqui para comentar

  85. Achei muito interessante essa pesquisa, quero aprender mais sobre a concentração principalmente relacionada aos estudos diários…Muito obrigada valeu!!!

  86. Que maravilha ! Eu tenho muita dificuldade de objetivar naquilo que estou fazendo. Mas consegui ler o texto até o final sem me evadir da leitura.
    Parabéns pela atividade.

  87. Artigo maravilhoso!!! Com certeza vai ajudar a muitas pessoas e a mim tambem!! coloquem mais artigos sobre este tema. Obrigada!!!

  88. Me senti mais leve e relaxada só de ler o artigo, agora vou passar a ter mais atenção e exercitar a minha concentração!!!!!

  89. Ótimo texto! Esse é um tema de extrema relevância e muito interessante. Adoraria receber mais emails assim. Obrigada!

  90. Realmente, nos dias atuais com uma explosão de informações e trabalhos e coisas pra resolver fica difícil se concentrar.
    Parabéns pelo artigo!

  91. Muito bom! Gostei! Tentarei praticar isso, neste mundo corrido, cada vez mais tentamos fazer tudo ao mesmo tempo, e por não focar em nada específico acabamos passando muito tempo para tentar resolver algo, sendo que se usássemos toda a atenção, gastaríamos a metade do tempo e o resultado seria de boa qualidade.

  92. Adorei as ideias e os artigos, acredito que a musica relaxante durante a leitura não funcionou comigo, mas coloquei ela um pouco antes de continuar lendo, isso me acalmou e me deixou com mais atenção no que estou lendo.

  93. Muito interessante o texto.
    Um dia eu estava redigindo um acórdão no tribunal, quando meu celular começou a bipar o recebimento de várias mensagens no whatsap. Então peguei meu celular e dei aquela olhadinha rápida, foi quando meu chefe que estava do meu lado me falou que aquela olhadinha no whatsap iria fazer eu demorar em média 10 minutos para me concentrar novamente no que eu estava fazendo, e aquilo me fez pensar sobre qual a necessidade de toda hora eu ficar querendo dar uma olhadinha no facebook, whatsap… então depois daquele dia passei a colocar o celular no silencioso e após 1 anos me tornei livre de todas as armadinhas tecnológicas.

  94. Priorizar a qualidade das coisas que precisam ser realiazadas e não a quantidade.A quantidade gera ansiedade e nos rouba a criatividade.
    Obrigada por este material.
    Mas do que nunca precisamos retomar aquilo que perdemos diante das agitações da nossa realidade.

  95. Maravilhas suas dicas ,pois qdo fazemos coisas tão simplis alançamos muitos conhecimentos tornando nossas rotinas mais práticas. Parabéns
    Pelo trabalho de vcs.

  96. Com erros aprendemos a lição
    Nem todos os sentimentos é amor do coração
    Também milhões de ideias só algumas tem razão.
    Através de um bom conselho se restaura uma nação
    Autor Estanislau Luiz Davi nogueira
    em nosso livro quinto Império e o dedo de Deus

  97. Prime curso estar de parabéns li o artigo gostei do conteúdo.
    Obrigada por ter enviado esse artigo tão rico para meu e-mail..

  98. Muito obrigado. Me ajude,comofazer para não esquecer tarefas simples como desligar o fogo quando se tira uma panela. Tenho que estudar mas leio e momentos depois ,não me lembro oque li.Gratidão

  99. Excelente publicação.
    Ótimo texto, leve tranquilo, sem muita técnica e de fácil compreensão…
    Já pratiquei a concentração nesta leitura!
    Adorei…

  100. Excelente publicação.
    Ótimo texto, leve tranquilo, sem muita técnica e de fácil compreensão…
    Já pratiquei a concentração nesta leitura!
    Adorei…

  101. Excelente publicação.
    Ótimo texto, leve tranquilo, sem muita técnica e de fácil compreensão…
    Já pratiquei a concentração nesta leitura!
    Adorei…

    Não é repetido!

  102. Excelente publicação.
    Ótimo texto, leve tranquilo, sem muita técnica e de fácil compreensão…
    Já pratiquei a concentração nesta leitura!
    Adorei…

    Não é repetido!

  103. Com certeza é dessa forma…as vezes…ficamos preocupados com ontem e o amanhã…e esquecemos que é hoje que temos que plantar e focar no nosso futuro.uma coisa de cada vez….Parabéns pelo artigo.

  104. Uau.. gratificante a leitura; obrigada por isso.
    As vezes só pensamos em produtividade e como fazer para aprimorá-la cada vez mais, mas esquece-se o fundamental, que é o estar presente e consciente.

  105. Muito necessária a divulgação de textos de assuntos como este… Precisamos nos reconectar com o nosso mundo interior e, só então, conciliá-lo com a vida em movimento.
    Parabéns!!!!
    Forte abraço,

  106. Perfeito!
    Simplesmente tudo o que eu precisava ler kkk’
    No corre-corre do trabalho, as vezes tento fazer tudo ao mesmo tempo… E quando vejo, já nem sei o que estou fazendo, e tenho que parar, respirar, concentrar e avaliar onde parei, para assim, poder dar inicio em tudo de novo.

  107. Assim como vcs da primecursos deixou claro, hj temos muita coisa pra resouver em pouco tempo, mas isso n pode se tornar desculpa para realizar nossos compromissos de uma maneira mau feito, pra isso precisamos desenvolver uma mente de mindfulnesses. Muito bom excelente desafio.

  108. Muito obrigado pela leitura
    Hoje o mundo precisa realmente de mais atenção no agora do que no ontem ou no amanhã é de interesse gigantesco esse artigo parabéns

  109. very good,excellente,realmente tudo isso que está no texto acontece comigo,eu gosto mesmo é de escrever a minha vontade é de ficar até amanhã aqui fazendo esse meu comentário,mas não dá por isso eu falo,vou praticar,vou melhorar

  110. Precisava mesmo muito ler algo assim, principalmente aqui na europa a vida é feita de muita correria e deixamos tudo para depois e priorizamos sempre a coisa que aparece para atrapalhar-nos.. obrigado pelo o artigo.

  111. Muito bom ,pra mim então que não consigo me concentrar em nada ,diante desse mundo fatídico ;muito bom mesmo vou tentar .obgda !

  112. Nossa simplesmente amei esse texto.
    Fez bem pra minha alma respirar assim em meio há tantas coisas que vem acontecendo. Muito obrigada!

  113. Perfeito!
    Simples, tudo o que eu precisava ler
    Na correria do trabalho, as vezes tentamosM fazer tudo ao mesmo tempo… E quando vejo, já nem sei o que estou fazendo, e tenho que parar, respirar, concentrar e avaliar onde parei, para assim, poder dar inicio em tudo de novo.

  114. Esse artigo é muito bom, pois muita das vezes queremos fazer muitas coisas, mas não olhamos a qualidade e nossa atenção é tomada por qualquer motivo.Por não nos concentramos em fazer as coisas de qualidade e outra não damos um tempo para nós, então assim não trabalhamos, estudamos ,lemos com qualidade.Porque na maioria das vezes estamos fazendo e pensando em outra coisa e a concentração que é bom ,está 0%.

  115. Já li algo parecido em “O poder do Agora” e “O Segredo”. Não recordo os autores, mas são ótimos livros. Continuem com textos tão ricos!

  116. MUITO, MAS, MUITO BOM MESMO ESSE ARTIGO.
    PRECISAMOS APRENDER QUE NÃO PODEMOS FAZER TUDO E “MAU FEITO” AO MESMO TEMPO. ESSE TREINAMENTO COM CERTEZA IRÁ NOS AJUDAR. PARABÉNS A PRIME !!!

    • MUITO, MAS, MUITO BOM MESMO ESSE ARTIGO.
      PRECISAMOS APRENDER QUE NÃO PODEMOS FAZER TUDO E “MAU FEITO” AO MESMO TEMPO. ESSE TREINAMENTO COM CERTEZA IRÁ NOS AJUDAR. PARABÉNS A PRIME !!!

  117. Eu agradeço bastante pelo artigo postado e um belíssimo assunto abordado! Agora tenho de o pôr em prática resgatar a minha concentração. Parabéns

  118. Amei o artigo, durante a leitura até parei para respirar pq até isso eu nem prestava atenção. Obrigada, gostei muito , quero sim receber outros.

  119. Sensacional prime cursos todas essas informações, afinal sao de sumo importância pra se ter uma vida de qualidade longe do estresse.enfim longe de todos os males que podem te afringer uma vida!

  120. obrigado……. e de grande ajuda !!! aonde a presão do dia a dia nos faz perder a calma e a concentração
    Parabéns

  121. Excelente artigo informativo, gostei de ler, pois chama a atenção. Mostrando a realidade da vida de hoje. Obrigada

  122. Belíssimo artigo, se sempre nos dermos conta de que existem problemas que ficamos tão acoplado neles e no fim de tudo nunca os solucionamos, assim podemos desenvolver nossa concentração no presente e nas coisas que estão em nosso alcance no momento. Ótimo artigo. #showdebola

  123. Sempre tive problemas com concentração , mas hoje priorizo o bem estar com qualidade, sempre estou me conectando comigo mesmo .
    Este artigo só veio agregar mais no que eu estou sempre buscando a qualidade do poder da mente.
    Obrigado pelo lindo texto.

  124. Excelente artigo. Traz a percepção de mim mesma pra mim. Quantas vezes já respondi uma pergunta que alguém me fez sem ao menos perceber o que estou dizendo.

    Maravilhoso artigo.

    E as dicas serão meus escudos

  125. Olá! Bom dia! Já vi este texto em algunm lugar. Mais o fato é que vi vários cursos oferecidos pela Primeira Cursos, mas não vi sobre meditação. São várias técnicas. Seria ótimo termos está modalidade também.
    Obrigado.
    Namastê.

  126. Bom dia eu gostei muito da publicação e do conteúdo muito rico e gostaria de me aperfeiçoar mais e ter uma profundidade melhor sobre o assunto

  127. Boa tarde!
    Gostei muito desse artigo.
    Se for possível continuem enviando outras orientações e sons também.

    Respeitosamente,
    Clayde Belo

  128. Mesmo após ler a matéria, ainda não sei como me concentrar mais, nao vi nenhum exercicio falando sobre, alem de que, numa postagem sobre concentrar-se, pede para que se entre num link, o que faz com que vc perca concentração ao ter vontade de clicar naquele link

  129. Uma valiosa contribuição!
    Me identifico como uma a prediz de uma prática essencial para obter mais resultados no que faço com qualidade de viada .Texto muito valiosos , grato.

  130. muito bom, as dicas parecem simples mais é justamente esses detalhes que fazem a diferença no dia a dia, e esquecemos disso, nos deixando envolver pela rotina corrida, obrigado.

  131. Sem sombra de dúvidas, tudo que esta descrito neste artigo é verdade ! ainda mais nos dias de hj em que somos pressionados de várias formas, a concentração se mostra um método eficaz de relaxamento e paz !!

  132. foi dificil de concentrar até pra ler esse artigo, mas voltei smp que distrair. levo mais tempo em qualquer leitura que o norma, infelismente, me distraiu fcil. amei tudo o que li, obrigada

  133. gostei muito veio na hora certa, já não estava conseguindo estudar direito muito ansiosa, e acabava que ficava matérias atrasadas, e me sentia frustada .Agora será bem melhor. Obrigada pelas dicas .

  134. Gostei muito, e muito importante ter dicas de pessoas experientes como vocês, obrigado se tiver mais dicas ou técnicas gostaria de receber.
    grato.

  135. Excelente artigo! Tenho défict de atenção e de concentração, vou aplicar todos os exercícios na minha rotina diária e monitorar se houve melhoras na minha performance como um todo.

  136. Artigo maravilhoso, até as palavras acalma e tranquiliza. Parabéns, excelente trabalho.
    Um forte abraço.
    Célia

  137. muito bom, consegui ate ler todo artigo, pois leitura não tem feito parte do meu dia dia exatamente por não consegui me concentrar,a musica também ajudou muito.
    obrigada

  138. Nossa muito obrigada
    Eu tenho um problemão quando o assunto é concentração.
    Com certeza vou seguir as dicas e esperar os resultados.

  139. Muito importante esse artigo, realmente aborda a situação real que esta acontecendo com maioria dos seres humanos, a dificuldade e grande em concentração e foco, são muitas atrações para desviar o Foco, o Objetivo. Gostaria muito de ter oportunidade de ler mais e mais sobre esse assunto, pra mim contribuiu e muito.

  140. nossa muito bom refletir esse artigo, que aborda a essa situação em nosso meio da nassa sociedade.muitas vezes deixamos de nos se concentra,por conta da rotina do nosso dia-dia.
    amei ouvir a musica de fundo para nos relaxar .gostaria muito de ter novamente a oportunidade de ler dos tema desses artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui