A delicadeza da confeitaria e o mercado de trabalho

Confeitaria ou patissêrie (França) é uma área da culinária especializada em alimentos doces, ou então, estabelecimentos que vendem doces. A confeitaria também é conhecida como doceria e dentro dela existem diversas áreas específicas de acordo com o tipo de preparo, como, por exemplo, as lojas de cupcake ou as casas de chocolate.

Falando assim, parece algo muito simples, não é mesmo? Mas a confeitaria é muito mais do que apenas fazer e vender doces.

A confeitaria á uma arte, um trabalho delicado. É a interação entre homem e ingredientes, capaz de criar e reinventar sabores e cores.

O profissional — conhecido como confeiteiro — põe em prática não apenas seus dons culinários, mas também segredos e misturas secretas. Um confeiteiro pode ser considerado um artesão, pois, tem o dom de criar, moldar e modelar.

É um trabalho lindo, mas não é um trabalho fácil. Exige criatividade, delicadeza, genialidade, paciência, determinação e muitos outros fatores envolvidos. E para quem ainda não tem conhecimento sobre este trabalho maravilhoso, saiba que um dos grandes segredos da confeitaria é medir e pesar os ingredientes rigorosamente.

A confeitaria pode ser considerada a área gastronômica visualmente mais interessante. Isso porque, o trabalho de um confeiteiro envolve muita arte. Além da preparação, o profissional também deve investir na decoração e apresentação dos pratos. A confeitaria encanta pelas cores, texturas e formas complexas.

A PROFISSÃO

Exercida desde o Império Romano, a profissão de confeiteiro (a) é muito antiga. Naquela época, o povo aprendeu a produzir bolos e doces confeitados, utilizando ingredientes saborosos e inusitados, como farinha, aveia e vinhos.

A confeitaria exige o dom de criar e recriar, então uma das principais características do profissional é a criatividade. Sempre foi considerada uma profissão glamourosa, porém, exige muito estudo, trabalho e dedicação.

O confeiteiro deve estar sempre experimentando novas receitas, testando novas técnicas de decoração, estudando e se atualizando constantemente. O mercado de trabalho desta área cresce cada vez mais, e exige bons profissionais.

MERCADO DE TRABALHO

O confeiteiro é um profissional requisitado no mercado de trabalho. O número de profissionais qualificados que se enquadrem nos parâmetros ideais da confeitaria é escasso, ou seja, há carência de profissionais competentes.

O ideal é que o profissional se mantenha atualizado, saiba se vestir bem, apresentar uma boa aparência, seja corajoso, criativo, empreendedor, e esteja disposto a trabalhar duro, para conquistar um espaço cada vez maior nesta área.

A área de atuação para a confeitaria é muito ampla. Além de trabalhar em estabelecimentos, o profissional pode optar por abrir seu próprio negócio.

O salário depende de algumas variáveis, como clientela, número de encomendas mensais, tempo de atuação, especialidade e se o profissional é funcionário ou dono do próprio negócio.

Por isso o ideal é fazer uma pesquisa de mercado e utilizar um plano de negócios para a garantia do seu sucesso.

Sabendo da importância e do sucesso desta área, a Prime Cursos lançou o Curso de Confeitaria, totalmente online e gratuito, onde o aluno aprenderá sobre a profissão de confeiteiro, receitas, cuidados pessoas e higiene, e muito mais!

E além de aprender diversas receitas, o aluno também conhecerá a história da confeitaria e dos doces. Se você gosta da área e tem interesse em aprender mais, faça o seu cadastro no site e comece o curso agora mesmo!

E você, também admira a confeitaria?

Se gostou do artigo, deixe o seu comentário!

Prime Cursos



Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

7 Comentários

  1. Hilda Rosa Valerio Blas disse:

    Estou interesada no curso da confeitaria e também da redação

  2. Gostaria de fazer o curso de confeitaria. O visual está muito bonito. Porém, não entendo nada de confeitaria. Preciso começar do “nada”. Existe curso presencial? Se houver, qual é o endereço, por favor.
    Obrigada.

  3. rosemary teixeira de holanda disse:

    gostaria de fazer um curso de confeitaria para me especializar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.