A delicadeza da confeitaria e o mercado de trabalho

Confeitaria ou patissêrie (França) é uma área da culinária especializada em alimentos doces, ou então, estabelecimentos que vendem doces. A confeitaria também é conhecida como doceria e dentro dela existem diversas áreas específicas de acordo com o tipo de preparo, como, por exemplo, as lojas de cupcake ou as casas de chocolate.

Falando assim, parece algo muito simples, não é mesmo? Mas a confeitaria é muito mais do que apenas fazer e vender doces.

A confeitaria á uma arte, um trabalho delicado. É a interação entre homem e ingredientes, capaz de criar e reinventar sabores e cores.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O profissional — conhecido como confeiteiro — põe em prática não apenas seus dons culinários, mas também segredos e misturas secretas. Um confeiteiro pode ser considerado um artesão, pois, tem o dom de criar, moldar e modelar.

É um trabalho lindo, mas não é um trabalho fácil. Exige criatividade, delicadeza, genialidade, paciência, determinação e muitos outros fatores envolvidos. E para quem ainda não tem conhecimento sobre este trabalho maravilhoso, saiba que um dos grandes segredos da confeitaria é medir e pesar os ingredientes rigorosamente.

A confeitaria pode ser considerada a área gastronômica visualmente mais interessante. Isso porque, o trabalho de um confeiteiro envolve muita arte. Além da preparação, o profissional também deve investir na decoração e apresentação dos pratos. A confeitaria encanta pelas cores, texturas e formas complexas.

A PROFISSÃO

Exercida desde o Império Romano, a profissão de confeiteiro (a) é muito antiga. Naquela época, o povo aprendeu a produzir bolos e doces confeitados, utilizando ingredientes saborosos e inusitados, como farinha, aveia e vinhos.

A confeitaria exige o dom de criar e recriar, então uma das principais características do profissional é a criatividade. Sempre foi considerada uma profissão glamourosa, porém, exige muito estudo, trabalho e dedicação.

O confeiteiro deve estar sempre experimentando novas receitas, testando novas técnicas de decoração, estudando e se atualizando constantemente. O mercado de trabalho desta área cresce cada vez mais, e exige bons profissionais.

MERCADO DE TRABALHO

O confeiteiro é um profissional requisitado no mercado de trabalho. O número de profissionais qualificados que se enquadrem nos parâmetros ideais da confeitaria é escasso, ou seja, há carência de profissionais competentes.

O ideal é que o profissional se mantenha atualizado, saiba se vestir bem, apresentar uma boa aparência, seja corajoso, criativo, empreendedor, e esteja disposto a trabalhar duro, para conquistar um espaço cada vez maior nesta área.

A área de atuação para a confeitaria é muito ampla. Além de trabalhar em estabelecimentos, o profissional pode optar por abrir seu próprio negócio.

O salário depende de algumas variáveis, como clientela, número de encomendas mensais, tempo de atuação, especialidade e se o profissional é funcionário ou dono do próprio negócio.

Por isso o ideal é fazer uma pesquisa de mercado e utilizar um plano de negócios para a garantia do seu sucesso.

Sabendo da importância e do sucesso desta área, a Prime Cursos lançou o Curso de Confeitaria, totalmente online e gratuito, onde o aluno aprenderá sobre a profissão de confeiteiro, receitas, cuidados pessoas e higiene, e muito mais!

E além de aprender diversas receitas, o aluno também conhecerá a história da confeitaria e dos doces. Se você gosta da área e tem interesse em aprender mais, faça o seu cadastro no site e comece o curso agora mesmo!

E você, também admira a confeitaria?

Se gostou do artigo, deixe o seu comentário!

Prime Cursos


Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui