Quem é e o que faz um Social Media?

Prime Cursos 08.02.2019

Provavelmente você já ouviu falar sobre Social Media, mas talvez ainda não saiba exatamente o que isso significa. Bom, Social Media ou Analista de Mídias é uma profissão nova, onde o objetivo principal é cuidar e gerenciar as páginas oficiais de empresas nas redes sociais.

O profissional que atua como Social Media deve produzir um conteúdo interessante e atrativo para o público das marcas, analisando e criando estratégias para alcançar bons resultados.

Se você tem perfil em redes sociais, como, por exemplo, o Facebook e o Instagram, já deve ter visto publicações de diversas marcas. E quem está por trás dessas publicações, é, geralmente, o profissional Analista de Mídias. Ele é o responsável por analisar o público, para conseguir alcançar consumidores que possam se interessar pela marca.

Para ter sucesso nos dias atuais, é fundamental que a marca esteja bem posicionada nas redes sociais.

Para ter sucesso nos dias atuais, é fundamental que a marca esteja bem posicionada nas redes sociais.

O que faz um Social Media?

O Social Media deve pesquisar qual público irá consumir os produtos ou serviços de determinada marca, e assim, fazer uma análise com algumas informações importantes dessas pessoas, como idade, gênero, religião e outros interesses. Este profissional também deve verificar quais os dias e horários de maior relevância para as postagens, assim como o tipo de conteúdo ideal.

O Analista de Mídias trabalha com imagens, textos, vídeos e todos os recursos possíveis para incentivar o crescimento da marca que representa. Este profissional deve garantir que o público consumidor esteja sempre recebendo novos conteúdos por meio dos perfis das redes sociais da marca.

O Social Media deve planejar para posicionar a marca que representa.

O Social Media deve planejar para posicionar a marca que representa.

Em quais redes trabalha um Social Media?

O profissional deve ter visão e dizer em quais redes sociais a marca deve estar. Hoje em dia, quando o assunto é divulgação de marca, as plataformas mais famosas são o Facebook e o Instagram. Porém, dependendo do produto ou serviço da marca, pode ser melhor estar no Twitter. Já para outros nichos, a melhor proposta é utilizar o LinKedin. Algumas marcas também podem se destacar mais utilizando o Pinterest do que o Instagram. O Social Media pode também atuar no Youtube, cuidando da produção e divulgação de vídeos da marca. Ou seja, tudo irá depender de cada marca, e é por isso que a profissão vem crescendo cada dia mais.

O profissional da área deve ter visão para analisar em quais redes sociais a marca deve estar.

O profissional da área deve ter visão para analisar em quais redes sociais a marca deve estar.

Para obter destaque nos dias atuais, com o mercado cada vez mais concorrido, é fundamental estar presente das redes sociais, e para isso, a melhor opção é contratar um Analista de Mídias.

Além de empresas, o profissional dessa área também pode trabalhar para figuras públicas, instituições, políticos, comércios e info-produtores, entre outros.

O que é preciso para se tornar um Social Media?

Com o avanço da tecnologia, muitas profissões surgiram nos últimos anos, substituindo outras que estão deixando de existir. E como já falamos aqui no blog, para obter sucesso em qualquer carreira, é importante ser um profissional flexível e saber se adaptar às novas exigências do mercado.

Muitos profissionais que atuam como Analista de Mídias têm formações diferentes. O mais comum é que eles sejam das áreas de comunicação, como jornalismo, publicidade, e marketing.

O profissional Social Media deve se estudar e se atualizar constantamente!

O profissional Social Media deve se estudar e se atualizar constantamente!

Se você tiver interesse, recomendamos alguns cursos gratuitos da Prime Cursos que podem ajudar, como Marketing Digital, Jornalismo Digital, e cursos da área de informática.

E você, conhece alguém que trabalha como Social Media?

Se gostou do artigo, não se esqueça de deixar o seu comentário!

Prime Cursos

Leia Também

3 Comments

Kelly Rocha de Araújo Klein

Muito bom tenho interesse em atuar nessa área vou correr atrás das formações exigidas começando por esses cursos da prime

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *