A importância da flexibilidade no mundo corporativo

Prefiro ser essa Metamorfose Ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo” Raul Seixas

Como já falamos aqui no blog, ter flexibilidade é uma característica fundamental para quem deseja ser valorizado no ambiente de trabalho. Ou seja, não basta apenas ter um excelente currículo e qualificações técnicas. Uma boa dose de flexibilidade pode trazer muito sucesso na carreira de qualquer profissional, e muitos avaliadores exigem esse diferencial já nos processos seletivos.

O profissional de hoje em dia tem uma certa resistência à mudança, o que é totalmente normal, já que toda mudança gera um incômodo. Sair da zona de conforto não é fácil, por isso é compreensível que muitos profissionais evitem correr riscos.

Ter flexibilidade envolve diversos benefícios, inclusive aprender a se moldar a qualquer situação. Hoje em dia, para acompanhar as mudanças constantes no cenário corporativo é muito importante que o profissional esteja preparado.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Porém, é muito importante saber que ser flexível não significa ser uma pessoa manipulada, sem opinião ou que não expõe suas ideias. Ser um profissional flexível significa que você deve se expor de diversas formas, questionando, sugerindo, articulando e até reivindicando, sem é claro, se deixar levar pelos outros.

Um profissional flexível pode trazer muitas vantagens para a empresa, como por exemplo, saber se adaptar à diversas situações e agir com naturalidade diante de diferentes circunstâncias. A flexibilidade beneficia o autoconhecimento profissional, pois ajuda a ampliar horizontes através de novos aprendizados e muito conhecimento, que poderão auxiliar em importantes perspectivas. Veja alguns exemplos:

-descobrir qual é o seu real objetivo e propósito de vida;
-analisar suas competências e como elas podem ajudar a obter resultados desejados;
-entender quais as necessidades que o motivam;
-descobrir o que está pretendendo fazer e como se diferenciar.

Essa competência deve ser utilizada com sabedoria e com o propósito de gerar resultados construtivos, sabendo agir com responsabilidade e naturalidade, comunicar-se de maneira adequada, buscar soluções para os problemas e compartilhar conhecimentos.

E como posso me tornar um profissional com flexibilidade?

Para ser um profissional flexível é preciso estar disposto à mudanças. Faça uma boa análise de cada situação antes de agir, sempre observando os fatos antes de julgar. Seja autêntico, não manipule ninguém, e sempre seja verdadeiro consigo mesmo. É preciso ser natural, e ter clareza de suas ideias e intenções. Profissionais flexíveis têm a autoestima elevada, e são mais preparados para enfrentar os desafios encontrados no dia a dia de trabalho.

Lembre-se que cada momento que você resiste às mudanças, você continue estagnado. Ser flexível e saber mudar de opinião ou de plano quando for preciso, faz com que você vá em busca do novo, do inesperado e do suspense. Profissionais maleáveis compreendem que o mundo em que vivem é consequência daquilo que elas investem nele. Por isso, não permita que o medo ou a insegurança sejam uma barreira. Nem sempre o novo será o melhor, mas é preciso conhecê-lo. O resultado pode não ser o melhor hoje, mas o conhecimento e a experiência que você ganhar poderão contar muito no futuro.

 

Estudar – buscando conhecimento na área em que você atua ou até em diferentes áreas – também é uma excelente maneira de ganhar destaque no mercado de trabalho. Para quem deseja obter sucesso profissional, é fundamental estar em constante aprendizado, sempre se qualificando, se atualizando, e buscando aprender algo novo diariamente. Por isso, recomendamos os cursos online e gratuitos da Prime Cursos do Brasil. Você estuda através do site e pode fazer quantos cursos desejar, basta fazer o seu cadastro!

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

E você, se considera um profissional flexível?

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

2 COMENTÁRIOS

  1. Gosto muito do site da Prime! Estou fazendo o curso na área administrativa e é muito bom! Essa oportunidade de crescimento que a Prime oferece é excelente! Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui