Qual óleo essencial para ansiedade e como usá-lo de forma eficiente para aliviar sintomas e crises?

óleos para aromaterapia
a aromaterapia é uma técnica que usa as propriedades dos óleos essenciais

Um dos transtornos emocionais mais comuns hoje em dia é o da ansiedade, que pode causar sintomas bastante incômodos e até mesmo perigosos para quem é diagnosticado com a doença. Além de uma ajuda profissional, a aromaterapia usando óleo essencial para ansiedade também ajuda a diminuir os sintomas.

O transtorno de ansiedade está muito ligado ao medo e geralmente é causado por preocupações, ameaças e incertezas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os problemas de ordem psicológicas e emocionais a ansiedade tem sido o mais frequente entre todos afetando aproximadamente 33% da população mundial.

óleos essenciais
confira mais sobre qual óleo para ansiedade ajuda a controlar as crises no artigo a seguir

Confira a seguir quais são os sintomas da ansiedade, e também descubra quais são os óleos essenciais que ajudam a tratar esse transtorno!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Quais são os sintomas da ansiedade?

Os sintomas que essa doença psicológica causa são quase imperceptíveis por se serem sentimentos considerados comuns em nosso cotidiano. A diferença está, porém, na intensidade em que ele é percebido pelo paciente. Os sintomas mais comuns são:

  • medo;
  • aflição;
  • angústia;
  • baixa estima;
  • preocupações exageradas;
  • falta de foco;
  • suor excessivo;
  • compulsão alimentar.

É importante ressaltar, porém, que como qualquer tipo de enfermidade a ansiedade tem níveis. Em níveis iniciais esse transtorno pode ser tratado com terapia e métodos naturais.

Entretanto, em graus mais avançados da doença é recomendado tratamento com medicamentos prescritos pelo profissional da saúde.

Embora em estágios mais avançados os óleos não sejam capazes de aliviar grande parte dos sintomas, eles auxiliam no tratamento e no bem-estar do paciente, fazendo com que os sintomas sejam aliviados de uma maneira mais eficaz.

Qual óleo essencial para ansiedade deve ser usado?

Alfazema

A alfazema é rica em ações calmantes, que ajuda a regular o hormônio cortisol que produz a sensação de estresse, além de ser a excelente para os vasos sanguíneos.

óleo de alfazema também é um óleo essencial para ansiedade
o óleo de alfazema reduz os riscos de crises nervosas

Junto a isso, ainda restaura a paz interior e reduz os níveis de inquietude e irritabilidade, contribuindo dessa forma para que não ocorram ataques nervosos.

Bergamota

A bergamota é uma fruta cítrica também conhecida como tangerina ou mexerica, dependendo da região do país. O óleo essencial dessa fruta é conhecido pelo seu aroma refrescante e revigorante, capaz de controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Alguns pesquisadores apontam que a bergamota possui ações que inibem a produção do estresse e consequentemente evitam e tratam a ansiedade e seus sintomas.

Nardo

O óleo de nardo é conhecido por sua ação calmante e antidepressiva, auxiliando assim no tratamento de transtornos emocionais e psicológicos. Apesar de poucos conhecerem, o nardo é uma planta da família da valeriana, e cresce nos Himalaias.

De cor âmbar, seu óleo é usado principalmente como perfume e medicamento, e em alguns locais ainda usa-se em contextos religiosos.

Ylang-Ylang

O óleo dessa planta contém aromas com efeitos que revitalizam nossa mente, além de conter ação calmante, e dar disposição para encarar nosso cotidiano trazendo estímulos positivos e corajosos.

Esse óleo essencial ainda é usado para combater e tratar o estresse, podendo ser usado durante a TPM para tratar os sintomas emocionais que acarretam esse período na vida da mulher. 

Patchouli

O óleo de Patchouli é indicado especialmente para quem trabalha demais, já que atua na mente com sua ação calmante reduzindo o estresse e com isso aumentando os níveis de concentração, além de ser um ótimo antidepressivo.

flor de patchouli
a Patchouli é considerada um excelente antidepressivo natural e atua direto nas emoções do paciente

Graças a sua ação nas emoções e na área sentimental, acaba sendo uma opção bastante usada no tratamento de crises de ansiedade.

Manjericão santo

Também conhecido como Tulsi, o manjericão santo traz em sua composição o eugenol, conhecido por ter um aroma picante, que é um antisséptico natural bastante potente. Seus efeitos na medicina ajuda a tratar flatulências, náuseas, diarreia e indigestão.

Na área emocional, a erva ajuda a tratar estresses mentais e sensações comuns em crises de ansiedade, sendo uma opção bastante usada para quem faz a aromaterapia para controlar os sintomas desse transtorno.

Camomila

A camomila é uma erva bastante conhecida por ter seu efeito calmante, e é usada principalmente em forma de chá ou compressas. Graças ao seu grande potencial contra o estresse e a inquietação, o óleo essencial de camomila tem sido muito usado para tratar transtornos de ansiedade e evitar possíveis crises da doença.

flor de camomila
o óleo de camomila é excelente para acalmar e relaxar por meio da aromaterapia

Alguns pacientes ainda optam por pingar algumas gotas da essência no travesseiro para ajudar em um sono mais tranquilizante.

Olíbano

Esse óleo essencial é extraído da toxina de uma árvore chamada Boswellia, e possui um aroma doce e agradável que contribui no controle e prevenção da ansiedade.

Alguns estudos ainda comprovam que ela tem propriedade para tratar doenças emocionais e abrandar as dores de um câncer quando aliada à essência de lavanda e bergamota.

Como utilizar os óleos essenciais para combater a ansiedade?

A forma mais adequada para conter a ansiedade com a ajuda dos óleos essenciais é através da inalação das fragrâncias. Pois aspirando-as, você garantirá que as moléculas do aromas dos óleos chegue ao cérebro por meio das mucosas do nariz, garantindo que o tratamento se torne mais eficaz. 

Isso porque é por meio da inalação que as propriedades das plantas e ervas conseguem agir de maneira mais potente dentro do nosso organismo, já que dessa forma consegue alcançar o cérebro de forma mais rápida.

Com isso, é importante que você saiba a forma correta de usar os óleos essenciais na aromaterapia, já que isso garantirá o sucesso do tratamento.

Viu como usar o óleo essencial para ansiedade de forma correta pode ajudar no tratamento e prevenção da doença? Com a ajuda da aromaterapia alinhada com o tratamento médico ficará mais fácil lidar com as crises de ansiedade e até mesmo prevenir muitas delas.

Curso Grátis de Aromaterapia

Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar em um indivíduo. Em outras palavras, nada mais é que o uso de aromas e óleos de plantas como tratamento auxiliar.

E se você tiver interesse, não precisa gastar nada para aprender, a Prime Cursos oferece o Curso de Aromaterapia 100% Grátis, confira!

aromaterapia

 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui