Como melhorar sua concentração com a Neurociência

É difícil encontrar alguém que não deseja ser mais produtivo, principalmente no dia a dia de trabalho. Hoje em dia são tantas preocupações e compromissos, que a vida fica cada vez mais agitada. Com isso, na tentativa de fazer várias coisas ao mesmo tempo e de forma rápida, tentamos produzir mais, porém acontece o contrário, e acabamos produzindo menos ainda do que o desejado. Eliminar distrações e conseguir se concentrar em determinada tarefa não é algo fácil, porém existem algumas dicas da neurociência que podem ajudar.

Para complementar o último artigo publicado aqui no blog sobre “Técnicas para melhorar a sua capacidade de memorização”, trouxemos mais dicas para quem deseja melhorar a concentração e produtividade, seja no trabalho, nos estudos, ou em qualquer tarefa do dia a dia.

Escute música

Você sabia que o ato de ouvir música pode ajudar a relaxar e a se concentrar? Além disso, ajuda a bloquear outros ruídos do ambiente. Porém é importante escutar músicas que você já conheça, mas que não sejam as suas preferidas. Parece confuso, mas faz muito sentido. Quando ouvimos uma música nova, o cérebro pode automaticamente se distrair tentando avaliar uma música que é nova para ele. Já se você ouvir uma música que goste muito, ou que odeia, pode acabar perdendo o foco no trabalho. De acordo com Pesquisadores de Taiwan, sentimentos excessivamente positivos ou negativos pela “trilha sonora” tiram o foco. Concluindo, a música deve ser neutra!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Movimente-se

Você já deve ter reparado que em nossos últimos artigos, escrevemos sobre os benefícios de fazer atividades físicas, de se alimentar bem e de ter uma boa noite de sono. Bom, como já falamos aqui no blog, além de trazer benefícios para a saúde, a sua criatividade, concentração e memorização irão melhorar. Ou seja, tudo está relacionado aos nossos hábitos. A prática aeróbica pode desenvolver partes do cérebro ligadas à atenção e à memória, de acordo com um estudo da University of Illinois. Segundo um pesquisador ouvido pela ABC News, a rapidez de processamento de informações aumenta após meia hora de exercícios moderados, como uma caminhada na esteira. Se você desejar então, melhorar a sua concentração, produtividade, criatividade e memorização, nada de ficar parado!

Alimentação e Hidratação

Além de se exercitar regularmente, como falamos acima, manter uma alimentação saudável e beber bastante água podem ajudar – e muito – na concentração. Seu corpo demanda de energia para o trabalho, por isso é importante ter sempre algo no estômago. Nem precisamos falar o quanto a água é fundamental para o cérebro também, não é mesmo? De acordo com um experimento feito por pesquisadores ingleses, pessoas com sede demoram mais tempo para completar tarefas do que aquelas que estão bem hidratadas. Dica: não fique muito tempo sem comer, e se possível, ande com frutas e lanches na bolsa. E claro, a garrafa de água também deve ser sua principal companheira!

Aproveite para conhecer o Curso de Introdução à Nutrição da Prime Cursos do Brasil. Neste curso o aluno aprende dicas de alimentação saudável, conceitos fundamentais da nutrição, doses ideais de cada alimento, etc. O curso é gratuito e online, e basta fazer o seu cadastro no site para começar agora mesmo!

Escrever em vez de digitar

Muitas pessoas trabalham e estudam com o computador, e com isso, deixam de escrever e passam apenas a utilizar teclados. Com a tecnologia avançada, muitas pessoas deixaram de lado o papel e a caneta. Mas você sabia que existe uma grande vantagem em utilizar este método “antigo”? Quem escreve informações à mão tem mais facilidade de compreendê-las e memorizá-las do quem as digita, segundo pesquisadores das universidades de Princeton e da Califórnia. Isso ocorre devido ao processamento de dados que acontece de forma mais superficial ao se usar o teclado, diz o estudo.

Faça pequenos intervalos

Não pense que trabalhar direto irá aumentar a sua produtividade. É muito importante fazer pequenas pausas durante o trabalho. Nosso cérebro consegue se fixar num único objeto por no máximo uma hora, e, após esse prazo, o ideal é fazer um intervalo de até 10 minutos. Levante, caminhe, tome um café. Uma pausa fará com que você volte ao trabalho ou aos estudos com mais concentração, foco e produtividade. Aliás, segundo pesquisadores austríacos, ingerir cerca de 230 ml de café diminui a suscetibilidade às distrações.

Durma Bem

Essa dica também já demos aqui no blog, pois dormir bem faz toda a diferença. De acordo com o médico norte-americano Daniel Amen à revista Men’s Health, pessoas que dormem bem, pelo menos 7 horas por noite e com um sono de qualidade, têm atividade cerebral significativamente superior à daquelas que passam menos tempo na cama. Outra coisa que pode ajudar é tirar algumas sonecas durante o dia. Jovens adultos que dormem por 90 minutos após o almoço experimentaram ganhos em memória e capacidade de aprendizado, segundo um estudo conduzido por pesquisadores australianos.

Meditação

São diversos os benefícios da meditação, e com o excesso de informações, esvaziar a mente pode melhorar muito a sua concentração. De acordo com alguns pesquisadores americanos, a análise do córtex cerebral de praticantes de meditação mostra que a prática aumenta a capacidade de fixar a atenção, além de facilitar a tomada de decisões e favorecer a memória.

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

79 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito desse artigo, obrigada pelas dicas, são de grande ajuda. Já fiz alguns cursos on-line com a Prime, são ótimos.

    • Ótimo. Gostei muito dessas dicas que vão me ajudar muito aos meus estudos e memorização dos conteúdos, uma melhor performance no meu ambiente de trabalho.

  2. BOM DIA !
    AGRADEÇO A DEUS POR VOCÊS !
    PRECISAMOS DE AJUDA PARA MELHORAR NOSSA CONCENTRAÇÃO, ESSAS ORIENTAÇÕES FORAM EXCELENTES .

    • Foi ótimo essas dicas , vou acrescentar alguma das dicas valeu apenas ler esse artigo de neurônio ciências. Obrigada que continui essas belíssima dicas com certeza vocês estão ajudando outras pessoas.?

    • Tenta dormir cedo e acordar antes dos meninos 1 ou 2hs para estudar, fiz isso e deu muito certo.Um abraço Eliane Silva

  3. É muito bom ter sempre informações que acrescentar, em nosso dia à dia, e possa ajudar em nossas dificuldades. só temos agradecer a vocês,

  4. Muito bom. Gostei muito dessas dicas que vão me ajudar muito aos estudos e memorização dos conteúdos futuros.

  5. Há 2 anos de terminar a faculdade de economia., que a Prime Cursos ajudou bastante, e continua ajudando, tenho 10 cadernos manuscritos sobre as matérias: Economia, Contabilidade, Finanças,Psicologia das finanças, escrever não só ajuda a memorizar, mas, também, evitar distrações. Parabéns! a Prime Cursos, por que hoje sou uma pessoa melhor, graças aos cursos que vocês oferecem!

  6. Muito boa, as dicas que que vocês dão.
    Eu mesma, pratico algumas. Obrigada, pelas informações!

  7. Beleza!!! Por fim, reatei meu contacto com PRIME CURSOS, interrompido por deficiência do provedor WEB e meu cmptdor. Estas dicas a respeito da Neurociência e a Meditação, que em si juntas ou separadas são substratos preciosos para a evolução e empoderamento do sistema cerebral, veem em boa hora e de boa fonte. Thanks Prime Cursos

  8. Muito bom essa pesquisa, faz com que desenvolva toda criatividade para desenvolver o conhecimento que esta direcionada a nossa capacidade de lembrar aquilo que estava perdido em nossa memoria.

  9. Adoro as dicas do Prime Cursos, são dicas importantes e que pondo em prática no dia à dia só vai trazer benefícios.

  10. Muito bom, mesmo! Alguns itens, muitas vezes nos passam desapercebidos; e outros, não fazemos idéia da importância que tem e da influência que produzem sobre nossas mentes.

  11. otimo saber novas informaçoes,tudo que se aprende favorece nossa aprendizagem,por isso agradeço a prime curos por faze-lo.

  12. Muito bom este artigo. Bem elaborado, embasado e útil.
    Eu sou um dos felizardos que está com ótima concentração.
    Claro que para isso eu não comungo com muita coisa dos tempos atuais, mesmo sendo alguém que trabalha com informática.
    Lembro de uma história recente sobre os empregados da região do Vale do Silício dos EU, onde as empresas criaram bonitas áreas de lazer, play grounds para tirar os funcionários dos escritórios, pois eles quase não saiam de lá. É nisso que dá trabalhar/estudar em algo que você gosta muito.
    Me sinto assim, sem necessidade de ninguém me mandar trabalhar ou estudar, mas com uma grande motivação para ambos.
    Precisamos encarar isso com seriedade como muita coisa em nossas vidas.
    Aliás, falar em concentração eu criei recentemente um artigo sobre Estudar com a Máxima Eficiência, que também exige forte concentração e está em meu site abaixo.
    Agradecido!

  13. Realmente, confirmei que fiz a escolha certa ao disponibilizar diariamente um espaço na administração de meu tempo produtivo para participar desse curso. Está sendo de grande valia as dicas apresentadas!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui