profissional usando as habilidades de um bom vendedor para vender bicicleta

Quais são as habilidades de um bom vendedor? Entenda como melhorar as suas!

Se tornar um bom vendedor vai muito além de apenas conseguir vender o produto ou serviço oferecido. Além de saber se relacionar com seus clientes, também é essencial que você saiba como se portar em diferentes situações e como fazer uma boa administração do seu tempo para conseguir cumprir todas as tarefas necessárias do dia a dia.

A venda de um produto normalmente é baseada na necessidade de uma pessoa em resolver um problema ou satisfazer um desejo. Ou seja, muitos clientes sequer sabem que têm um problema e que precisam do seu produto.

Um bom vendedor consegue identificar as brechas e oportunidades para fortalecer o relacionamento com o cliente e vender cada vez mais.

Confira a seguir quais são as principais habilidades de um bom vendedor!

Habilidade de comunicação

Com certeza a capacidade de se comunicar é uma das principais habilidades de um bom vendedor. Afinal, quanto maior for a clareza da comunicação entre vendedor e consumidor, mais fácil será entender o que ele precisa para fechar a venda.

Hoje em dia há uma grande necessidade do público em se comunicar e se relacionar, e ser ouvido e conseguir manter uma conversa de qualidade com o vendedor fará com que ele se sinta importante para empresa, facilitando o relacionamento.

Essa habilidade deve ser usada para tirar dúvidas, quebrar objeções, explicar sobre o produto ou serviço oferecido, melhorar o relacionamento com o cliente e gerar empatia durante todo o atendimento.

Capacidade de ouvir ativamente

Assim como se comunicar, saber escutar faz parte de uma boa venda. Quanto mais seu cliente falar com você, mais informações você poderá captar sobre as necessidades e dores daquele cliente.

Além disso, também é uma ótima forma de conhecer seu público e saber exatamente com quem você fala, quais os canais mais adequados para manter um relacionamento e como atender essas pessoas de forma personalizada com o tom de voz adequado.

Habilidade de negociação

A negociação nada mais é do que saber vender e oferecer o melhor produto para seu cliente. Quanto melhor for sua habilidade de negociar, maiores serão as chances de fechar mais vendas.

Um erro comum de vendedores que estão iniciando agora nesse nicho é acreditar que a negociação acontece apenas quando o cliente pede algum desconto. A negociação também engloba saber oferecer o produto certo no momento certo, saber quando ancorar o preço, mostrar os benefícios do produto e saber aplicar estratégias como down-sell e cross-sell para vender mais.

Conhecimento do produto ou serviço

Para vender, é essencial que você saiba o que você vende. Se você oferece produtos, saiba como eles são feitos, qual a matéria-prima usada, quais são os processos, qual a história daquele produto etc. Se oferece serviços, saiba quais são as metodologias aplicadas, quais problemas o produto resolve etc.

Claro que você não precisa ser um expert no assunto, mas quanto mais você demonstrar que sabe sobre aquilo que vende, mais as pessoas te verão como uma autoridade naquele nicho, o que gera mais confiança e consequente, mais vendas.

Habilidade de relacionamento interpessoal

Ter habilidade de relacionamento interpessoal nada mais é do que ter habilidade de se relacionar com outras pessoas de forma mais leve, com postura ética e responsável, levando em conta as diferenças culturais, ideológicas e sociais.

Uma boa habilidade em se comunicar com outras pessoas fará com que seja mais fácil conseguir vender e atender as pessoas no seu dia a dia de forma específica, levando em conta o problema de cada cliente.

Capacidade de gestão do tempo e organização

Outra habilidade super importante de um bom vendedor é saber fazer uma gestão de tempo de qualidade e se organizar em sua rotina de trabalho.

Afinal, é importante que você desempenhe todas as funções essenciais dentro da sua janela de trabalho, e para isso, você deve ser organizada e saber gerir muito bem o seu tempo.

Isso também inclui saber quanto tempo você levará para atender seu cliente, responder e-mails, a fazer atendimento online, etc, de modo que possa ter uma rotina estruturada e conseguir atender muito mais clientes.

Leia também Dicas para otimizar o tempo de vendas e aumentar a produtividade

Habilidade de resolução de problemas

Engana-se quem acredita que um vendedor não precisa saber resolver problemas. Durante uma negociação e um processo de vendas, é comum que seu cliente tenha objeções ou que você enfrente imprevistos que podem acabar impactando a venda.

Um bom vendedor sabe lidar com essas situações e resolve problemas de forma dinâmica e rápida, pensando em possibilidades e riscos e identificando qual a melhor solução para aquele obstáculo que surge de última hora.

Isso também inclui saber resolver conflitos com o cliente, como, por exemplo, devolução de um produto ou reclamação do serviço prestado.

Orientação para resultados

Ter habilidade em orientação para resultados é saber focar nas metas e objetivos do seu cliente. Ou seja, você sabe tomar ações diretas para atingir os objetivos e sabe qual o melhor produto de acordo com as necessidades que ele possui, a fim de chegar no resultado que ele espera alcançar com seu produto.

Essa habilidade é essencial para que você não venda apenas por vender, e considere os desejos e problemas do seu cliente, a fim de que ele consiga alcançar todas as expectativas que ele possui ao comprar com você.

Adaptabilidade a diferentes perfis de clientes

Embora seu público seja parecido, no dia a dia você pode acabar atendendo pessoas diferentes com personalidades únicas. Em alguns casos, você também pode acabar atendendo pessoas arrogantes, e saber lidar com essa situação é essencial para conseguir se destacar.

Seja sempre simpática com seus clientes, independente da forma como eles possam te tratar durante o atendimento, e leve sempre em conta o bem-estar e a resolução dos problemas que ele possui. 

Além disso, saber se adaptar a cada cliente de forma única também facilita na hora de usar as técnicas de espelhamento para conseguir criar um rapport e se conectar mais intensamente com seu público.

Persuasão e influência

Embora a persuasão seja vista como algo ruim, nas vendas ela pode ser uma ótima aliada quando você precisa convencer seu cliente de que seu produto pode resolver os problemas que ele possui.

Algumas pessoas até mesmo acreditam que um bom vendedor é aquele que sabe vender qualquer coisa, porém, isso não significa que você vai vender para todo mundo e fazer com que pessoas que não precisam do seu produto comprem de você. 

Ser um bom vendedor é conseguir atrair clientes que precisam do seu produto e convencê-los dos benefícios de adquirir aquilo que você oferece com técnicas de convencimento e influência.

Depois de ver quais são as habilidades de um bom vendedor, foque no desenvolvimento de cada uma delas para se destacar no mercado e atingir as metas e objetivos da empresa de forma mais rápida. Além disso, quanto mais habilidades você desenvolver para vender mais, maior será seu destaque no mercado de trabalho.

Curso de Técnicas de Vendas Online Grátis

Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.



Stories

Posts Recentes

  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…
  • CNU – Concurso Público Nacional Unificado
    No dia 19 de janeiro, o Governo Federal abriu as inscrições para o Concurso Nacional Público Unificado, o CNU. A iniciativa, realizada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), ficou conhecida popularmente como o “Enem dos concursos”, e tem gerado grande expectativa para trabalhadores de todo o Brasil que buscam uma oportunidade…
  • Qual a importância das horas complementares?
    Durante a graduação, sabemos que há muito mais coisas acontecendo além das aulas e dos prazos de trabalho a serem cumpridos. E é aí que entram as famosas horas complementares, aquelas atividades que muita gente faz só porque precisa, para corresponder aos requisitos da carga horária. Mas será que você tem dado o devido valor…
  • TOP 10 Cursos mais usados como horas complementares
    Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, a busca por cursos que agreguem valor ao currículo tornou-se essencial. As horas complementares devem ser contabilizadas durante o período de graduação, como requisito para obter o diploma.  Assim, até se formar, o aluno acumula algumas experiências enriquecedoras que podem fazer toda a diferença para que ele…
  • Como conseguir 100 horas complementares rápido?
    Uma das muitas preocupações de quem faz faculdade é em relação à obtenção das horas complementares rápido, que correspondem a uma carga horária específica estabelecida por cada instituição de ensino.  Também chamadas de atividades complementares e ACCs (Atividade Complementar de Curso), elas têm o objetivo de fazer com que o estudante enriqueça seu currículo e…
  • Quais atividades contam como horas complementares?
    As atividades complementares são parte fundamental dos currículos acadêmicos, e desempenham um papel importante na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. Tratam-se de horas adicionais de atividades extracurriculares, que proporcionam aos estudantes oportunidades de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Essa carga horária precisa ser cumprida antes do final…
  • Quantos meses é necessário para receber o seguro-desemprego?
    Quando alguém é demitido do seu emprego sem justa causa (ou seja, sem cometer alguma falta grave), essa pessoa pode adquirir acesso ao seguro-desemprego. Esse é um dos principais e mais vantajosos direitos trabalhistas previstos em lei, cuja finalidade é proporcionar apoio financeiro ao colaborador que se encontra desempregado.  Com a reforma trabalhista ocorrida no…
  • O que posso colocar em atividades complementares no currículo?
    Em qualquer currículo, é interessante reservar um espaço para acrescentar informações adicionais ou atividades complementares, que servem para agregar grande valor ao seu repertório profissional.  As atividades extracurriculares (também chamadas de Atividades Complementares de Curso – ACC) são um bom exemplo do tipo de informação que não deve faltar no seu currículo. Elas são como…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.