mulher sentada com notebook no colo e icones de marketing digital ao lado

Os 7 Erros Mais Comuns em Marketing Digital que os Iniciantes Deveriam Evitar!

O marketing digital é uma ferramenta poderosa para promover as marcas, atrair clientes e impulsionar o crescimento dos negócios. Entretanto, especialmente para quem está começando agora, esse terreno pode ser desafiador e contar com vários obstáculos ao decorrer do caminho. É por isso que muitos iniciantes acabam cometendo os erros mais comuns em marketing digital sem sequer se dar conta.

Aplicar estratégias de marketing online se tornou uma ferramenta indispensável para as empresas que desejam alcançar sucesso nas redes e também nos resultados de buscas. O que muitas pessoas não sabem é que, embora não seja difícil criar estratégias no digital, qualquer erro pode acabar impactando diretamente nos resultados da sua empresa.

Embora cometer erros seja algo natural quando começamos a fazer qualquer coisa, é importante reconhecê-los e aprender com eles para obter resultados mais eficazes. Isso porque é analisando e identificando os erros que você consegue ter insights e criar soluções inovadoras para seu negócio.

Confira a seguir quais são os 7 erros mais comuns em Marketing Digital que todo iniciante deveria evitar!

7. Falta de estratégia

Muitos iniciantes pulam o planejamento estratégico e começam a realizar ações de marketing sem uma direção clara. É essencial desenvolver uma estratégia sólida com objetivos definidos, um público-alvo bem estruturado e um plano de ação detalhado.

icones de marketing digital saindo de um tablet
A falta de estratégia pode fazer com que sua marca perca posicionamento e investimentos

Sempre que você coloca seus esforços sem saber onde quer chegar, você não consegue dizer se está tendo sucesso ou se está fracassando. Afinal, você não sabe o que espera com a sua estratégia. 

Além disso, você também não consegue escolher o melhor caminho para chegar no resultado esperado.

Usar o marketing digital sem ter uma meta estabelecida e sem seguir estratégias sólidas faz com que você:

  • Tenha baixa visibilidade e alcance limitado: Sem uma estratégia clara, é difícil alcançar e engajar seu público-alvo. Isso resulta em uma baixa visibilidade da marca e pode levar a um alcance limitado, afetando o crescimento e a expansão dos negócios.
  • Perda de oportunidades de mercado: O marketing digital oferece inúmeras oportunidades para segmentar e alcançar públicos específicos. Sem uma estratégia, a empresa pode perder oportunidades importantes para se conectar com seu público-alvo e também acaba perdendo terreno para concorrentes que possuam estratégias mais sólidas.
  • Desperdiçar recursos: Investir em marketing digital sem uma estratégia bem definida pode levar a um desperdício de recursos financeiros e humanos. Sem uma direção clara, os esforços de marketing podem ser mal direcionados, resultando em um retorno menor do investimento.
  • Ter uma mensagem confusa: Uma boa estratégia envolve o desenvolvimento de uma voz de marca consistente e uma mensagem clara e persuasiva. Sem ter um bom planejamento, a empresa pode transmitir mensagens inconsistentes, confundindo os consumidores e prejudicando a construção da marca.
  • Baixa taxa de conversão e vendas: Um plano de marketing bem feito envolve a criação de um funil de vendas eficiente e o desenvolvimento de táticas para atrair e converter leads em clientes. Sem saber quais os melhores caminhos para alcançar suas metas, a taxa de conversão e as vendas podem ser baixas, resultando em um desempenho comercial insatisfatório.

6. Não conhecer o público-alvo

Um dos principais erros mais comuns em Marketing Digital que acaba inteferindo nos resultados da empresa é não saber para quem você vende. É fundamental entender profundamente quem é o seu público-alvo, suas necessidades, desejos e comportamentos. Sem essas informações, é difícil criar mensagens e campanhas eficazes que atinjam o público específico.

Esse é um dos erros mais graves, já que sem saber para quem você está falando, sua mensagem fica desconexa e não atinge quem deveria. Pelo contrário, acaba atraindo clientes que você não deseja.

Isso fará com que você provavelmente tenha dificuldade em converter seus prospectos que estão desalinhados.

Imagine que você vende sapatos que têm um valor de venda mais alto, a partir de R$500,00 por cada par. Se você não definir seu público corretamente, vai acabar atraindo pessoas de um poder aquisitivo mais baixo, que não poderão comprar seu produto.

5. Não mensurar resultados

A falta de acompanhamento e análise de resultados é um erro comum. É importante definir métricas e acompanhar o desempenho das campanhas de marketing para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Esse erro também impacta nos seus recursos e faz com que a empresa tenha um grande prejuízo que poderia ser evitado.

Um anúncio que não está tendo uma boa taxa de cliques ou de conversão, poderia ser ajustado a tempo para que os resultados sejam satisfatórios e a empresa consiga lucrar com a ação.

Além disso, quando não analisamos dados não conseguimos tomar algumas decisões importantes. A mensuração de resultados fornece dados concretos e informações que podem embasar decisões estratégicas. 

Sem essas informações, a empresa pode tomar decisões baseadas em suposições ou intuições, o que aumenta o risco de erro e reduz a eficácia das ações de marketing.

4. Ignorar o SEO

O SEO é uma das estratégias mais importantes para garantir que o conteúdo e o site sejam encontrados pelos mecanismos de busca, sendo uma estratégia orgânica de excelentes resultados. 

plaquinhas de madeira formando a palavra seo
O SEO é o conjunto de estratégias que visam aumentar a visibilidade da sua marca online

Ignorar as práticas de SEO pode acabar gerando baixa visibilidade online e dificuldade em atrair tráfego orgânico. Afinal, sem o uso de uma boa palavra-chave para seu negócio e sem a otimização do seu conteúdo, além de ter poucos acessos e não conseguir se posicionar na SERP, os mecanismos de pesquisa não conseguem entender que aquele conteúdo é valioso.

Outro grande problema que acompanha a falta de SEO dentro do seu site é a má experiência do usuário. Se o SEO não estiver bem aplicado, seu site será mal estruturado, com conteúdo desorganizado e difícil de navegar, o que pode afastar os visitantes e prejudicar a reputação da sua marca.

Além disso, uma estratégia de SEO bem executada ajuda a construir a autoridade e a credibilidade do seu site. Isso envolve a criação de conteúdo relevante e útil, a obtenção de backlinks de qualidade e o estabelecimento de uma presença online sólida. 

Em outras palavras, ignorar o SEO significa perder a oportunidade de construir uma reputação sólida no ambiente digital por um baixo custo de investimento.

3. Não investir em marketing de conteúdo

Outro dos erros mais comuns em marketing digital é esquecer do conteúdo. O marketing de conteúdo é uma estratégia eficaz para atrair, engajar e converter o público. Não dar atenção a essa abordagem e não investir em conteúdo relevante e de qualidade pode resultar em falta de engajamento e perda de oportunidades de conversão. Além disso, também impacta diretamente na forma como o público vê a sua marca.

Quanto menos você investe em marketing de conteúdo, mais autoridade sua empresa perderá. Isso provavelmente irá afetar negativamente a percepção do seu negócio e fazer com que os clientes em potencial procurem soluções em outros lugares.

2. Não manter a consistência

A consistência no marketing digital ajuda a estabelecer confiança e credibilidade junto aos consumidores. 

Quando sua presença online é inconsistente, seja na frequência de postagens, na qualidade do conteúdo ou na resposta às interações do público, você pode transmitir a impressão de falta de profissionalismo e comprometimento. Isso pode prejudicar a confiança dos consumidores na sua marca e afastá-los.

calendario de planejamento de conteudo
Faça um planejamento para manter a consistência das suas postagens

Além disso, você pode começar a notar uma certa dificuldade em criar relacionamento com a sua audiência, já que através da consistência, você pode estabelecer uma conexão contínua e confiável com seu público-alvo. 

1. Não investir em conteúdo de valor

Não investir em conteúdo de valor, além de ser um dos erros ais comuns em Marketing Digital, pode ter várias consequências negativas para um negócio. As principais são:

Falta de engajamento do público

Quando você não investe em conteúdo de valor, é provável que seu público não se sinta motivado a interagir com sua marca. Isso porque o conteúdo de valor é aquele que oferece informações relevantes, úteis e interessantes para o seu público-alvo. 

Ao entregar conteúdos rasos e que não resolvem problemas ou tiram dúvidas, você corre o risco de não atrair a atenção e o engajamento dos consumidores.

Perda de autoridade e credibilidade

O conteúdo de valor é uma maneira eficaz de estabelecer autoridade e credibilidade em sua área de atuação. Quando você não entrega isso para o público, você pode perder a oportunidade de demonstrar seu conhecimento e expertise, o que afeta negativamente a percepção da audiência em relação à sua marca.

Baixo tráfego orgânico

O conteúdo de valor desempenha um papel fundamental na otimização para mecanismos de busca e na obtenção de tráfego orgânico. Sem investir em conteúdo de qualidade, suas páginas terão menos chances de serem encontradas pelos mecanismos de busca e, consequentemente, seu tráfego orgânico será afetado negativamente. Isso resultará em menos visitantes chegando ao seu site e menos oportunidades de conversão.

Menor taxa de conversão

Conteúdos valiosos desempenham um papel crucial na geração de leads e conversões. Quando você não oferece nada relevante e valioso, os consumidores podem não ver valor suficiente em sua oferta para se tornarem clientes. 

Isso resultará em uma menor taxa de conversão e em menos oportunidades de crescimento para o seu negócio.

Em contrapartida, se você oferece conteúdos gratuitos de alta qualidade, o prospecto tem mais chances de comprar seu produto por confiar nas suas soluções.

Leia também Criando Conteúdo de Valor: Dicas de Blogging para Iniciantes no Marketing Digital

Viu como os erros mais comuns em marketing digital impactam diretamente no sucesso da sua empresa? Lembre-se, porém, que cometer erros faz parte do aprendizado. É importante estar disposto a aprender com esses erros, ajustar as estratégias, continuar evoluindo no marketing e estudar mais sobre o assunto para oferecer cada vez mais conteúdos melhores para a audiência e alcançar resultados satisfatórios com suas estratégias.

Curso de Marketing Digital Online Grátis

O marketing digital surgiu nos últimos anos como uma estratégia dentro do marketing tradicional. Seu principal diferencial é utilizar os meios digitais que estão presentes no cotidiano da população mundial, para obter resultados mais significativos e aumentar o relacionamento e a comunicação com clientes e consumidores. Mídias sociais, blogs, websites, estão entre as principais plataformas utilizadas por este novo tipo de marketing.

Com o curso grátis de Marketing Digital da Prime Cursos em VIDEOAULAS, o aluno aprenderá:

  • Os benefícios do marketing digital;
  • As diferenças entre o marketing digital e o tradicional;
  • Como criar uma campanha atrativa;
  • Como escolher a melhor plataforma para divulgar seu negócio;
  • e mais!


Stories

Posts Recentes

  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…
  • CNU – Concurso Público Nacional Unificado
    No dia 19 de janeiro, o Governo Federal abriu as inscrições para o Concurso Nacional Público Unificado, o CNU. A iniciativa, realizada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), ficou conhecida popularmente como o “Enem dos concursos”, e tem gerado grande expectativa para trabalhadores de todo o Brasil que buscam uma oportunidade…
  • Qual a importância das horas complementares?
    Durante a graduação, sabemos que há muito mais coisas acontecendo além das aulas e dos prazos de trabalho a serem cumpridos. E é aí que entram as famosas horas complementares, aquelas atividades que muita gente faz só porque precisa, para corresponder aos requisitos da carga horária. Mas será que você tem dado o devido valor…
  • TOP 10 Cursos mais usados como horas complementares
    Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, a busca por cursos que agreguem valor ao currículo tornou-se essencial. As horas complementares devem ser contabilizadas durante o período de graduação, como requisito para obter o diploma.  Assim, até se formar, o aluno acumula algumas experiências enriquecedoras que podem fazer toda a diferença para que ele…
  • Como conseguir 100 horas complementares rápido?
    Uma das muitas preocupações de quem faz faculdade é em relação à obtenção das horas complementares rápido, que correspondem a uma carga horária específica estabelecida por cada instituição de ensino.  Também chamadas de atividades complementares e ACCs (Atividade Complementar de Curso), elas têm o objetivo de fazer com que o estudante enriqueça seu currículo e…
  • Quais atividades contam como horas complementares?
    As atividades complementares são parte fundamental dos currículos acadêmicos, e desempenham um papel importante na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. Tratam-se de horas adicionais de atividades extracurriculares, que proporcionam aos estudantes oportunidades de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Essa carga horária precisa ser cumprida antes do final…
  • Quantos meses é necessário para receber o seguro-desemprego?
    Quando alguém é demitido do seu emprego sem justa causa (ou seja, sem cometer alguma falta grave), essa pessoa pode adquirir acesso ao seguro-desemprego. Esse é um dos principais e mais vantajosos direitos trabalhistas previstos em lei, cuja finalidade é proporcionar apoio financeiro ao colaborador que se encontra desempregado.  Com a reforma trabalhista ocorrida no…
  • O que posso colocar em atividades complementares no currículo?
    Em qualquer currículo, é interessante reservar um espaço para acrescentar informações adicionais ou atividades complementares, que servem para agregar grande valor ao seu repertório profissional.  As atividades extracurriculares (também chamadas de Atividades Complementares de Curso – ACC) são um bom exemplo do tipo de informação que não deve faltar no seu currículo. Elas são como…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.