smartphone com ícones de redes sociais

O que é e como funciona o marketing digital e quais as suas vantagens?

O marketing é uma estratégia de vendas usada há muitos anos por quem oferece produtos e serviços tanto para o consumidor final, como para as empresas. Embora antigamente essas estratégias fossem usadas apenas no mundo offline, hoje em dia a maioria das marcas já aderiram ao marketing digital, que visa atrair seu público online.

A principal dúvida quando falamos sobre marketing digital é conseguir definir o que de fato pode ser considerado um tipo de marketing. Ou seja, será que todas as ações que uma empresa toma no âmbito online pode ser chamada de marketing digital?

Para que você entenda melhor esse tipo de marketing, como ele funciona e para o que serve, separamos um post completo falando mais sobre esse assunto. Veja a seguir!

O que é marketing digital?

Marketing digital é o conjunto de ações usadas para promover produtos ou marcas a partir de mídias digitais. Hoje, é uma das principais formas usadas pelas empresas para se comunicar com seu público mais diretamente, no momento correto e de maneira personalizada.

o marketing digital são as ações tomadas online para aumentar as vendas, engajamento ou público de uma empresa
o marketing digital são as ações tomadas online para aumentar as vendas, engajamento ou público de uma empresa

Para isso as empresas usam canais digitais como sites, blogs, motores de buscas como o Google, mídias sociais como Facebook e Instagram, e-mail e diversos outros aplicativos e plataformas para solucionar a dor e desejo dos seus clientes e educá-los.

Como o marketing digital funciona?

O marketing digital funciona por meio de uma ação específica tomada pela empresa que gera outra ação do seu consumidor final. Por exemplo, uma empresa publica um anúncio no Instagram que gera um aumento das vendas. A partir dessas duas ações você pode mensurar os resultados da estratégia e verificar se ela pode ser melhorada e quais os pontos fracos que devem ser mudados.

Para que serve o marketing digital?

O marketing digital é usado especialmente para que as empresas e até mesmo pessoa física que presta algum tipo de serviço ou vende algum produto consiga alcançar mais oportunidades de negócio.

Alguns dos principais objetivos do marketing digital hoje são:

  • entender melhor seu público;
  • educar o mercado;
  • conquistar mais clientes;
  • melhorar o relacionamento entre empresa e cliente;
  • fidelizar seus consideremos;
  • receber mais feedback;
  • gerar leads;
  • aumentar o reconhecimento de marca da empresa;
  • aumentar a rentabilidade da empresa;
  • gerar oportunidades de venda.

Quais são os conceitos-chave do marketing digital?

Em todas as áreas do mercado de trabalho existem conceitos-chaves que são usados para determinar um tipo de cliente, um grupo ou alguma ação. No marketing digital os principais conceitos são:

Persona

A persona é o conceito mais importante do marketing digital, já que ela será o guia para todas as ações que serão tomadas e todos os tipos de conteúdos que serão produzidos pela marca.

Diferente de diversas estratégias usadas há anos, no marketing digital não temos um público-alvo abrangente, como por exemplo, mulheres de 30 a 40 anos com filhos que moram em São Paulo. 

A diferença é que com a definição de uma persona, formamos um perfil semi fictício que usa como base os consumidores reais da empresa, tendo uma personagem que representa qual o seu comprador ideal. A partir dessas informações você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, o que economiza não somente dinheiro, mas também tempo.

Um exemplo de persona é:

Ana Maria, 32 anos, tem 2 filhos, é casada e formada em publicidade. Mora no Rio de Janeiro e trabalha em uma multinacional. Tem um salário de R$4.500,00 e busca saber mais sobre o marketing digital e como ele pode impactar sua carreira. Seu grande desafio é conseguir conciliar sua vida pessoal com a vida profissional.

Lead

Um lead é uma oportunidade de negócio. Ou seja, é um contato que foi alcançado por meio de uma estratégia de Inbound Marketing, deixou suas informações-chave em um formulário e você conseguiu identificá-lo como comprador em potencial para nutri-lo com informações relevantes, a fim de guiá-lo pela jornada de compra até que ele esteja pronto para consumir seus produtos ou serviços.

Funil de vendas

O funil de vendas, ou jornada do consumidor, nada mais é do que o conjunto das etapas pelas quais um indivíduo passa durante seu processo de compra. Ele vai desde a compreensão de que há um problema, passando pela consideração e chegando até a decisão.

Landing Page

As landing pages são páginas de capturas de leads que tem o foco 100% em conversão. Nelas você encontra a oferta de um material ou conteúdo gratuito em troca de informações dos visitantes, como e-mail, nome, idade, posição dentro de uma empresa etc.

SEO

O Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca é o conjunto de estratégias usadas para que suas páginas tenham um potencial de ranqueamento maior nos motores de buscas como o Google.

o SEO é usado para que a empresa consiga chegar nas primeiras posições em pesquisas do Google
o SEO é usado para que a empresa consiga chegar nas primeiras posições em pesquisas do Google

Com isso, você consegue alcançar mais pessoas por meio de pesquisas, gerando um tráfego orgânico com um valor muito mais baixo quando comparado com tráfego pago.

CTA

Os Calls to Actions, conhecidos como CTAs são botões ou chamadas para ação que direcionam seus visitantes a cumprir uma tarefa, seja ela clicar em um link para ir em outra página, baixar um e-book, entrar em contato, compartilhar o conteúdo, receber mais informações sobre determinado assunto etc.

Quais são as vantagens do marketing digital?

Maior alcance do público correto

Uma das principais vantagens do marketing digital é conseguir alcançar mais pessoas que estejam aptas a adquirir seu produto e serviço. Afinal, por saber mais detalhadamente sobre qual o seu perfil de cliente ideal, você consegue tomar ações personalizadas que ajudam com que seu conteúdo chegue até quem realmente precisa do seu produto e possui chances maiores de fechar negócio.

Interatividade

O marketing digital cresce cada vez mais no mercado devido a interatividade que a empresa tem com seu público, já que o foco deixou de ser totalmente no produto e passou a ser na experiência do usuário dentro da sua jornada de compra.

Afinal, se por um lado as empresas fazem publicações e ações relacionadas aos seus produtos, os usuários podem interagir, opinar e até indicar a marca para outra pessoa com apenas alguns cliques, o que aumenta o engajamento e relacionamento entre empresa e consumidor final.

Análise e mensuração

Quando o marketing começou a ganhar espaço no mundo em meados de 1960, não existiam métodos eficazes de mensurar a efetividade dos anúncios e campanhas publicitárias. Especialmente por se tratar de campanhas offline onde não se tinha um banco de dados, era mais difícil conseguir medir o aumento das vendas e relacionar esse aumento com quantas pessoas viram um panfleto que foi entregue nas ruas. Afinal, muitas pessoas sequer viam e jogavam fora.

Com isso, não era possível fazer uma relação entre visualizações e vendas, o que dificultava na hora de analisar a eficácia da estratégia.

Com a internet, o marketing digital facilitou a mensuração feita pelas empresas e hoje é possível calcular o ROI e  CAC em tempo real e modificar as ações o mais rápido possível para não perder dinheiro em campanhas que não convertem.

Aumento de oportunidades para as empresas

Hoje em dia é comum que até mesmo as pequenas marcas consigam alcançar clientes do outro lado do país e até do mundo, tudo isso graças às ações de marketing digital que permitem se comunicar com qualquer público, a qualquer momento.

Com isso, não só os consumidores ganham por ter oportunidade de conhecer empresas que se encaixam em seus ideais e suas necessidades, mas as marcas ainda conseguem alcançar ainda mais pessoas e aumentar seu posicionamento online, o que faz com que suas oportunidades de vendas e até de investidores também decolem.

Direcionamento

Um dos erros mais comuns cometidos por quem não entende de marketing digital é pensar que quanto mais pessoas você alcançar, melhor. Dependendo da sua estratégia, esse pode ser um tiro no pé, já que grande parte dessas pessoas com as quais você gastou dinheiro para alcançar, nunca comprará seu produto.

Com o marketing digital você direciona suas ações para que alcancem pessoas que têm interesse no seu produto e que possuem maior chance de fechar negócio com a sua marca. Isso faz com que você economize tanto dinheiro como tempo com campanhas que convertem muito mais.

Depois de ver o que é e como funciona o marketing digital, não deixe de estudar mais a fundo sobre as estratégias usadas nesse modelo de publicidade online. Com elas, além de economizar dinheiro, você consegue mensurar os resultados e desenvolver uma estratégia personalizada, voltada para seu público ideal com maior chance de conversão e menos desperdício de tempo e dinheiro.

Curso de Marketing Digital Online Grátis

O marketing digital surgiu nos últimos anos como uma estratégia dentro do marketing tradicional. Seu principal diferencial é utilizar os meios digitais que estão presentes no cotidiano da população mundial, para obter resultados mais significativos e aumentar o relacionamento e a comunicação com clientes e consumidores. Mídias sociais, blogs, websites, estão entre as principais plataformas utilizadas por este novo tipo de marketing.

Com o curso grátis de Marketing Digital da Prime Cursos em VIDEOAULAS, o aluno aprenderá:

  • Os benefícios do marketing digital;
  • As diferenças entre o marketing digital e o tradicional;
  • Como criar uma campanha atrativa;
  • Como escolher a melhor plataforma para divulgar seu negócio;
  • e mais!


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.