Qual a diferença entre avançado e fluente em inglês?

Principais diferenças entre nível avançado e fluente em inglês
Principais diferenças entre nível avançado e fluente em inglês

O inglês já é um idioma tão presente no cotidiano das pessoas que muitas vezes nos pegamos reconhecendo palavras e frases mesmo sem saber onde as aprendemos.

Com as aulas que temos na escola, a quantidade de músicas, filmes e conteúdo que consumimos na internet e outros meios, esse idioma se tornou algo presente no nosso dia a dia.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

No entanto, aprender mais sobre ele se mostra não apenas aconselhável, mas também necessário. Não apenas na nossa vida profissional e acadêmica, mas até mesmo pessoal, como é o caso daqueles que desejam viajar, morar fora passear por outros países ou até mesmo fazer amizades com pessoas estrangeiras. Algo simples no mundo conectado de hoje.

Mas, à medida que nos esforçamos para aprender o idioma e vamos evoluindo nesse aprendizado, quando podemos de fato nos considerar fluentes? Qual a linha que divide quando estamos no inglês avançado e quando somos completamente envolvidos por ele?

O primeiro passo para entender essa divisão é compreender o que é cada uma dessas classificações e o que é necessário para se estar nela. Por isso, compilamos aqui algumas das características que os estudantes de cada modalidade costumam ter, mesmo que a avaliação dessa categorização possa mudar de escola para escola, teste para teste e avaliador para avaliador.

O que caracteriza alguém em nível avançado de inglês?

Para uma pessoa ser considerada como tendo um conhecimento avançado de inglês é preciso que ele seja capaz de ter uma alta habilidade de comunicação utilizando o idioma. Para isso serão consideradas uma série de fatores como: compreensão, leitura, escrita e fala.

No caso da compreensão está principalmente a capacidade de ouvir e entender boa parte daquilo que foi dito. Mas isso não deve valer apenas para falas claras e compreensíveis, mas também discursos longos em que o interlocutor não fala de forma totalmente clara ou correta.

Mesmo que existam palavras, expressões idiomáticas e gírias presentes no idioma e usadas cotidianamente por nativos que ele ainda não consiga compreender completamente, seu entendimento da mensagem geral deve ser claro.

Ele é importante para o mercado de trabalho
Ele é importante para o mercado de trabalho

Quando se trata da leitura uma pessoa avançada no idioma deve ter facilidade para ler e compreender a textos de diversos assuntos, conseguindo ter um alto vocabulário para reconhecer até mesmo termos técnicos e específicos de determinada área acadêmica da sua atuação ou interesse.

Já na escrita ela deverá ser capaz de redigir textos razoavelmente longos e bem estruturados, de maneira clara e sem grandes dificuldades. Algo que também deve ser presente na fala, ao que ele se expressa de maneira fluida e conseguindo articular suas opiniões e expressá-las sem necessidade de gastar um grande período de tempo buscando as palavras corretas.

Nesse nível a pessoa que se dedica a aprender o novo idioma ainda poderá encontrar palavras e termos que desconhece, mas terá um vocabulário grande o bastante para compreender a mensagem como um todo e se expressar de maneira fluida e clara, sem grandes dificuldades.

O que caracteriza alguém fluente em inglês?

Uma pessoa fluente em inglês é aquela que não apenas conhece as regras gramaticais e o significado das palavras: é também aquele que compreende a cultura na qual elas estão inseridas.

Como saber se esta no nível avançado ou se já é fluente em inglês
Como saber se esta no nível avançado ou se já é fluente em inglês

Se aprofundar em um idioma é estar inserido nele de forma que consiga pensar e se expressar na nova língua sem pensar nas palavras do seu idioma nativo. Para isso ela precisa compreender além do significado das palavras.

Compreender o humor daqueles que são nativos, seus costumes, suas expressões cotidianas, jogos de palavras, ditados, dialetos e sotaques, de forma que mesmo as frases que traduzidas possam parecer sem sentido tenham significado para quem as ouve.

É necessário que a pessoa que ouve o discurso consiga o compreender mesmo que o falante utilize de expressões idiomáticas e variações da fala constantes no inglês cotidiano, usado por nativos.

Ele também deverá ser capaz de redigir textos como livros e dissertações de mestrado, utilizando-se de termos técnicos e específicos de determinada área, sem empecilhos.

Sua argumentação oral deve ser clara e fluida, sendo capaz de ter longas conversas, debates, discursos e apresentações sem que precise fazer pausas para pensar nas palavras que quer usar.

Qual a diferença entre os dois?

Uma pessoa que possui um inglês avançado irá conseguir se comunicar de forma clara e fluida com outras pessoas, inclusive nativos.

Mas, apesar de conseguir realizar todas as ações de alguém que busca ter habilidade de comunicação em outro idioma (compreensão, leitura, escrita e fala) ela ainda irá encontrar travas as quais não compreende.

Essas travas são aquelas que exigem que o falante esteja mais submerso com o idioma e a cultura na qual ela é falada.

É essa submersão que vai permitir que ele compreenda frases, expressões e humores que, traduzidos para outro idioma, não fariam sentido. O que significa que apenas saber a tradução das palavras não é o bastante.

Curso de Inglês Grátis Online

Uma otima oportunidade é o curso de inglês básico da Prime Cursos totalmente gratuito e se você precisar ainda pode solicitar o certificado com o pagamento de uma taxa. Comece agora mesmo o curso de inglês grátis online!

inglês grátis online

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui