Qual o jeito mais fácil de aprender Libras?

Confira essas super dicas de como aprender facilmente Libras
Confira essas super dicas de como aprender facilmente Libras

Aprender Libras. A história da língua de sinais é antiga não só no Brasil, mas também no mundo. Por aqui ela se aperfeiçoou e passou a evoluir mais rápido com a chegada do professor francês Ernest Huet, que veio ao país a convite de D. Pedro II em 1855, que buscava uma forma de ensinar ao seu neto, que havia nascido surdo.

Foi através da chegada desse professor que se criou a primeira escola para surdos no Brasil, que existe até hoje, mesmo que seu nome tenha mudado com os anos.

A INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) ainda é uma referência no Brasil no ensino e desenvolvimento de novas técnicas de aprendizado para pessoas surdas e de ensino para professores.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Mas, muito além disso, essa língua também visa desenvolver uma inclusão em todas as áreas das pessoas surdas, desde a vida cotidiana e particular, até sua incursão e permanência no mercado de trabalho.

Nos últimos vinte anos leis já garantem direitos a população com problemas auditivos, enquanto cobra deveres de empresas e instituições públicas.

O estudo da língua de sinais vem se tornando mais presente

Apesar de ainda estar longe do ideal, seja no conhecimento sobre a vivência e necessidades das pessoas surdas, ou na profundidade e complexidade da língua usada por eles, existem mais e mais pessoas que estão buscando aprender libras.

Seja por seu desejo de trabalhar com isso ou porque possui uma pessoa próxima com essa característica.

Para aqueles que estão começando a trilhar esse caminho surgem algumas perguntas, entre elas se existe e como colocar em prática meios de aprender mais fácil. Por isso juntamos aqui algumas informações sobre essa questão em si.

O que é libras?

Libras é uma língua que utiliza de gestos e expressões faciais e corporais para se comunicar.

Apesar disso, se engana aquele que acredita ser apenas uma porção de gestos a ser decorado, já que esse é, assim como qualquer idioma oral, uma língua complexa e que possui suas regras e individualidades.

A língua de sinais possui sua própria gramática, além de níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.

Ela exige treino e dedicação daqueles que buscam aprender, tanto quanto o fariam caso buscassem aprender um idioma como o inglês ou espanhol.

Cursos de bacharelado e licenciatura

Desde a primeira escola de ensino a pessoas surdas e a novos professores, fundada no Brasil em 1857, outras escolas surgiram e se consolidaram no país.

No dias de hoje existem faculdades e universidades que possuem em suas grades o curso de Libras, focado apenas em ensinar todos os conhecimentos relevantes sobre essa língua, incluindo a fluência dela.

Existem alunos de todas as idades aprendendo libras, seja para sua vida pessoal ou profissional

Esse cursos costumam ter duração de quatro anos, passando desde a história e surgimento da língua brasileira de sinais, até ferramentas e conhecimentos teóricos como gramática e até mesmo a história e vivências da população surda.

A libras também existe como uma das matérias dentro da grade de outros cursos, como no caso dos professores.

Apesar de ali ser ensinado apenas o básico, isso serve para chamar atenção dos professores para a importância da língua de sinais e da necessidade de inclusão da população surda no ensino.

Como curso é possível encontrar a libras como bacharelado e também como licenciatura, mas no caso do estudante ter se formado em outro curso, mas deseja se aprofundar mais nessa língua, é possível também encontrar cursos de pós graduação.

Cursos online

Com a transformação tecnológica que existe hoje o ensino a distância, chamado EAD, tem se tornado cada vez mais popular.

E não seria diferente no caso da libras, que além de cursos universitários a distância também pode ser encontrado em cursos mais simples para tal aprendizado, até mesmo de forma gratuita.

Existem também professores que disponibilizam cursos totalmente online e gratuitos em redes sociais, como o Instagram

Com uma pesquisa rápida é possível encontrar cursos pagos de diversos valores e durações, e também professores que se disponibilizam em ensinar de forma gratuita, até mesmo através de vídeos no YouTube.

Para aqueles que procuram um aprofundamento maior na língua talvez esses cursos sejam úteis para se iniciarem no aprendizado, podendo ser complementados com outros meios no futuro.

Foram criados também aplicativos de celular, sendo um dos mais conhecidos o Librazuka, que ensina o básico da comunicação através da libras.

Para quem está começando e quer ter conversas mais básicas com pessoas surdas ele pode ser um bom início.

Mas afinal: qual a melhor maneira de aprender libras?

A verdade é que não existe uma resposta ideal para essa pergunta. Isso porque cada pessoa pode ter formas e facilidades diferentes na hora do aprendizado, o que faz com que a resposta seja diferente para cada um.

Alguns preferem as salas de aula, a presença de um professor e uma rotina de aprendizado que o coloque sempre em contato com o conteúdo.

Já outros não veem problemas e até possuem facilidade na hora de aprender pela internet.

Aplicativos de celular ou cursos gratuitos que ensinam as bases da língua podem ser o trampolim de alguns estudantes que conseguem aprender por conta própria, que ao usar isso no dia a dia vão aperfeiçoando suas habilidades.

Da mesma forma que cursos mais completos e até mesmo uma faculdade com uma grade bem estruturada por ser uma escolha melhor a outros.

A forma de aprender e o tempo e dinheiro que cada estudante pode disponibilizar são fatores importantes a serem levados em consideração.

Mas, não importa qual o curso, professor ou plataforma que o estudante use, uma regra que vale a todos que buscam aprender de maneira mais fácil é a dedicação e se manter sempre em contato com a língua.

Aprender Libras: Prática leva a perfeição

Não existe maneira mais fácil de aprender algo do que estar sempre colocando em prática aquilo que se aprende, então no caso da libras não seria diferente.

Mesmo que comece a estudar através do básico, não tenha medo em se aproximar e tentar conversar com pessoas surdas.

Erros são comuns, mas também é a dedicação e insistência que vão o ajudar a cometê-los cada vez menos.

Além disso, por ser uma língua que depende muito da parte visual, são os falantes dela que irão lhe ajudar em quais as melhores maneiras de se comunicar.

Seja em adaptações das suas expressões, movimentos corporais e até mesmo roupas.

Curso Grátis de Libras Básico

A Prime Cursos oferece a você um curso de LIBRAS grátis e totalmente online, com opção de certificação após a sua conclusão. Comece já e desenvolva habilidades que são valorizadas no mercado de trabalho. Desenvolva habilidades, aprenda mais, compartilhe conhecimento e estude algo novo com o Curso de LIBRAS grátis e online.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui