Ensinamentos de Sun Tzu para a sua carreira

Processed with VSCOcam with lv03 preset

Sun Tzu foi um general, estrategista e filósofo chinês, que ficou conhecido por sua obra A Arte da Guerra, um tratado filosófico-militar composto por estratégias e táticas militares para vencer o inimigo.

Estátua de Sun Tzu em Yurihama, Tottori, Japão

Considerada a “Bíblia” da estratégia, do planejamento e da liderança, a Arte da Guerra atravessou séculos e se transformou em um dos clássicos mais influentes do pensamento oriental.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

É muito utilizada no mundo dos negócios, e seus ensinamentos inspiram até hoje diversos líderes.

O livro foi criado com o objetivo de ser apenas um manual de estratégia, porém, acabou sendo conhecido mundialmente e até hoje podemos aprender com suas dicas.

Fala basicamente de guerra, e por analogia, da guerra nos negócios, e do objetivo da empresa em ser bem sucedida.

Veja abaixo 3 lições de Sun Tzu para a sua carreira:

Planejamento e Organização

Sun Tzu trouxe no livro dicas valiosas que podem ajudar no crescimento profissional. Além de dicas para construir sua marca, é possível entender a importância do planejamento e organização.

De acordo com o livro, para que uma empresa tenha sucesso, é preciso de um planejamento estratégico simples e objetivo.

É importante que cada etapa seja definida, desde o organograma e seus sistemas de hierarquias, ao fluxograma das operações, e a missão e visão organizacional.

Para Sun Tzu, todos precisam saber o que estão fazendo e para quem estão fazendo. Um planejamento inadequado ou até mesmo a falta de um, pode resultar em perdas e pontos negativos para a empresa.

“Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização”

Sun Tzu

Estratégia

Para enfrentar um desafio no mercado concorrente é muito importante ter um pensamento estratégico. Assim como na guerra, na carreira também é necessário ter estratégias para alcançar o sucesso, independente da área e do objetivo.

Uma das principais estratégias citadas no livro, é de não entrar em batalhas demoradas. Portanto, opte por campanhas e metas rápidas, e sempre mantenha um plano B.

Além disso, o desenvolvimento das estratégias do negócio podem passar por alterações, sempre com o objetivo de melhorar e obter bons resultados.

“Quando capaz, finja ser incapaz, quando pronto, finja desespero, quando perto, finja estar longe, quando longe, façam acreditar que está próximo”

Sun Tzu

Conheça a sua área de atuação

Se você deseja obter sucesso, é necessário saber exatamente o que está fazendo, ou seja, conhecer a sua área de atuação.

Portanto, busque conhecimento prático e teórico necessários para exercer o seu trabalho. Não tente fazer de qualquer jeito, corra atrás e dê o seu melhor.

Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.

Sun Tzu

Por fim, recomendamos muito a leitura do livro, que é indicado para profissionais de todas as áreas, além de ajudar também no desenvolvimento pessoal.

Se você gostou, deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

15 COMENTÁRIOS

  1. Ötima dica, farei o possível de adquirir essa literatura afim de aprender mais sobre estratégia empresarial. Obrigada pela dica, vocês são sensacionais

  2. Este livro parece que caiu do céu. Venho buscando um conhecimento assim à muito tempo. As coisas pra mim parece que não saí do lugar. Preciso de uma técnica que faça com que eu atinja meus objetivos. Vou comprá- lo mais rápido possível. Obrigado pela dica.

  3. Muito bom basicamente o nosso dia dia que hoje precisamos sempre está um pouco a frente dos nossos objectivos se não não saem nem do papel imagine na prática! !!!

  4. sou feliz pela oportunidade de estar na prime cursos ,. agrande fraze de Tzsu: “Quando capaz, finja ser incapaz, quando pronto, finja desespero, quando perto, finja estar longe, quando longe, façam acreditar que está próximo”

    muito obrigado

  5. nunca li, não tenho o livr,nunca antes ouvi falar, mas agora quero ler. vocês tem ele em pdf para que eu possa ler?

    • Olá Eva, tudo bem?
      Infelizmente não temos o livro, apenas indicamos a leitura!
      Qualquer dúvida estamos a disposição!
      Prime Cursos

  6. Assim como o Livro A arte da Guerra eu tenho como livros de cabeceira os seguintes livros: “A Arte da Guerra e As 48 Leis do poder”. Ajuda sempre que preciso tomar uma decisão mais complexa do que o habitual. Parabéns pelo post.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui