O que é um curso complementar?

O que é um curso complementar
O que é um curso complementar

Se você é do tipo de pessoa que gosta de se aprofundar e sempre se aperfeiçoar em determinada área ou conhecimento, então talvez já tenha se interessado em fazer mais de um curso complementar dos que existem hoje.

Além do interesse pessoal também são muitas as empresas que acabam pedindo ou exigindo de seus funcionários que façam cursos do tipo, buscando preparar e atualizar seus profissionais das melhores maneiras para continuarem relevantes no mercado de trabalho.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Mas, o que são, de fato, esses cursos complementares? Aqueles que nunca fizeram um deveriam fazer? Para tirar essas e outras dúvidas vamos entender melhor do que se trata esse assunto.

Curso complementar: o que é, quanto tempo dura e quanto custa?

Os cursos complementares geralmente são ministrados por instituições de ensino superior ou empresas especializadas na área, que disponibilizam aulas aprofundadas e/ou intensivas sobre determinado tema, ferramenta ou profissão.

Por serem temas mais rápidos, geralmente usados como complemento, desdobramento ou atualização de determinada área, profissão ou ferramenta usada por aquele profissional ou estudante, eles costumam ter duração de 3 a 40 horas.

Seus valores podem variar de curso para curso, sendo aqueles de instituições prestigiadas podendo chegar a valores consideráveis, especialmente ao que o professor responsável pelo curso tiver um currículo importante e relevante para o assunto do curso complementar.

No entanto, com a popularização e crescimento do ensino e aprendizado feito através da internet, cresceram muito o número de cursos complementares feitos por essa plataforma. Com isso é possível encontrar valores muito mais acessíveis, tanto em escolas presenciais, quanto em escolas online.

A qualidade do ensino também vem aumentando bastante com o tempo, e sua popularização permite com que seja muito mais acessível encontrar aquele que se encaixa perfeitamente a sua agenda e situação financeira.

Fazer um curso complementar é útil para minha vida profissional e acadêmica?

Existem diversos motivos que podem fazer com que uma pessoa se interesse a procurar um curso complementar. Seja para se aprofundar em um tema de interesse enquanto está fazendo uma graduação, se aperfeiçoar em algo relevante a sua profissão ou até mesmo por um interesse e curiosidade pessoais.

Seja qual for o motivo, demonstrar que está sempre em busca de aperfeiçoamento, especialmente se tal conhecimento estiver diretamente ligado a sua carreira profissional e acadêmica, pode ser extremamente positivo.

Não são poucas as empresas que, além de apoiar que seus funcionários procurem tais cursos, também disponibilizam oportunidades para que os façam. Ou até mesmo podem pedir para que eles os realizem, dando o suporte e ambientes necessários para tal.

Mas, mesmo que você não esteja trabalhando no momento, ou sua empresa não lhe dê tal oportunidade, estar sempre se preparando para melhorar ainda mais como profissional e estudante da área pode lhe render frutos positivos.

Importância de se fazer cursos complementares
Importância de se fazer cursos complementares

Isso porque, principalmente em algumas áreas específicas, o mercado de trabalho e a sociedade em si mudam muito rapidamente. Seja em determinados assuntos e maneiras de se posicionar quanto a realidade, como por exemplo na comunicação, ou nas ferramentas de trabalho que surgem para serem usadas, como na área de TI ou designer, buscar sempre se atualizar se mostra extremamente necessário.

Como escolher um curso complementar?

Com o crescimento da procura desses cursos também cresceu o número de instituições e empresas que disponibilizam dezenas de cursos diferentes e em diferentes áreas. O importante inicialmente é fazer uma boa avaliação de cada uma dessas instituições, buscando por aquelas que já foram bem avaliadas por seus estudantes.

Em meses de férias escolares universidades e faculdades também costumam disponibilizar cursos complementares ao público em geral, pois assim conseguem apresentar componentes e uma visão geral de seus cursos de graduação ou pós-graduação.

Avance no seu nível de inglês!
Avance no seu nível de inglês!

Isso pode servir como uma boa experiência caso já exista o interesse na graduação, mas o indivíduo ainda não está certo sobre a decisão.

Além das aulas presenciais também existem diversas escolas online, que disponibilizam materiais para estudo, aulas, consultas com professores e exercícios de forma totalmente virtual.

Seja qual for o formato que você escolha ter seu curso, analisando também sua disponibilidade de tempo e dinheiro a ser pago, busque informações sobre a escola e a avaliação feita dos ex-alunos quanto ao que aprenderam e como aprenderam. Além do currículo e desempenho dos professores.

Tanto os cursos presenciais quanto os online possuem seus prós e contras, podendo ser bem aproveitados e terem um reflexo positivo em sua vida profissional e em seu currículo. Mas, para isso, é preciso que você de fato absorva aquilo que irá aprender e coloque em prática, seja em sua vida profissional ou em projetos pessoais.

Cursos Grátis Online

Na Prime Cursos você encontra diversos Cursos gratuitos com certificado de conclusão válido para atividades extracurriculares, avaliações de empresas, provas de títulos, concursos públicos, enriquecer o seu currículo e muito mais, confira!

ver todos cursos grátis

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui