O que é básico de informática?

Como definir seu nível de conhecimento de informática
Como definir seu nível de conhecimento de informática

Hoje em dia vivemos em um mundo tão conectado que muitos já não se imaginam vivendo sem seus computadores, sejam aqueles de mesa, que cabem em uma bolsa (como no caso dos notebooks ou tablets) ou aqueles de mão (os nossos fiéis companheiros, os celulares).

Mas, apesar de estarmos sempre em contato com essas novas tecnologias, muitos não notam que ainda são analfabetos tecnológicos e que isso pode os prejudicar bastante, seja na vida profissional ou mesmo na hora de fazer um trabalho acadêmico.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Hoje em dia são raras as pessoas que não possuem um perfil em alguma rede social, que não usam o nosso adorado Google ao menos algumas vezes na semana ou estão sempre vendo algum vídeo no YouTube.

Mas será que tudo isso significa que você sabe o básico de informática? Afinal, o que é informática? O que é o básico dela?

Para entender um pouco melhor o que é e o que se precisa saber para estar inteirada com o básico sobre o assunto compilamos aqui algumas das informações relacionadas a ele.

Para começar: o que é informática?

A informática nada mais é do que o nome dado a uma série de conhecimentos, todos relacionados ao processamento, manipulação, coleta, transmissão e armazenamento de informação feita através de computadores.

A palavra em si vem de informatika, um termo alemão cunhado em 1956 pelo cientista da computação Karl Steinbuch. Ao criar esse termo o cientista tinha em mente o processo da informação feita pelas máquinas que estavam sendo desenvolvidas, as quais hoje em dia já se transformaram bastante com o tempo.

Nos dias de hoje profissionais e estudiosos da área acreditam que a palavra informática veio de uma junção de informação e automática, isso por ela representar o processamento automático de informação feito pelos computadores.

O que é considerado básico?

Para poder se considerar incluído digitalmente existem uma série de conhecimentos básicos que um indivíduo precisa ter quanto ao uso e aproveitamento da informática. Apesar de serem habilidades consideradas simples, muitos não percebem a importância ou a falta que elas podem fazer.

Como informar no currículo seu nível de conhecimento de informática
Como informar no currículo seu nível de conhecimento de informática

O conhecimento básico da informática é até mesmo cobrado em muitos concursos públicos, aos quais diversos participantes acabam sendo prejudicados por não darem a devida atenção ou importância ao conteúdo.

Suas questões costumam abranger desde a parte física do computador, como: o que é o gabinete dele, o que o HD ou memória RAM fazem ou para que serve a placa mãe. Até conhecimentos dos softwares que existem neles, que nada mais são do que o conjunto de programas que permitem o funcionamento do hardware (a máquina em si).

Conhecer quais são as peças fundamentais e para que elas servem é um conhecimento básico para poder se considerar incluído digitalmente e ser capaz de se sair melhor em provas ou entrevistas de emprego, mas além disso está também o conhecimento e sua capacidade de usar os softwares para tarefas do dia a dia.

Como navegar em páginas da internet, usar mecanismos de busca que lhe tragam os melhores resultados, usar programas de edição de texto, gráficos, tabelas, cálculos, edição de imagem e vídeo e tantas outras habilidades são extremamente relevantes na hora de se usar um computador.

Ao colocar em um currículo que você possui conhecimento básico de informática é preciso ter em mente que muitas vezes ter um certificado de um curso pode não ser o bastante, caso não tenha de fato absorvido e aprendido conteúdos até mais simples, mas também mais úteis no cotidiano.

No dia a dia em um escritório, ou até mesmo outros ambientes profissionais, provavelmente não será uma única vez em que irá precisar anexar documentos e mídias a um e-mail, redigir e formatar textos, gráficos e tabelas ou compactar e descompactar arquivos.

E, para todas essas funções, é preciso saber como fazer, quais programas serão necessários usar, como os baixar e executar, quais ferramentas estão à sua disposição e como usá-las da melhor forma.

Por isso, é importante ter em mente que saber o básico de informática vai além de apertar o botão de ligar e abrir a página do Google.

Curso de Informática Básica Online Grátis

No mundo de hoje, ter o conhecimento básico de como utilizar um computador é fundamental. A informatização está presente em praticamente todos os setores da vida moderna. Com este curso de informática básica totalmente grátis você terá acesso aos principais conhecimentos da informática, confira!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui