Como definir seu nível de conhecimento de informática

O que é básico de informática?

Hoje em dia vivemos em um mundo tão conectado que muitos já não se imaginam vivendo sem seus computadores, sejam aqueles de mesa, que cabem em uma bolsa (como no caso dos notebooks ou tablets) ou aqueles de mão (os nossos fiéis companheiros, os celulares).

Mas, apesar de estarmos sempre em contato com essas novas tecnologias, muitos não notam que ainda são analfabetos tecnológicos e que isso pode os prejudicar bastante, seja na vida profissional ou mesmo na hora de fazer um trabalho acadêmico.

Hoje em dia são raras as pessoas que não possuem um perfil em alguma rede social, que não usam o nosso adorado Google ao menos algumas vezes na semana ou estão sempre vendo algum vídeo no YouTube.

Gif - Jim Carey digitando

Mas será que tudo isso significa que você sabe o básico de informática? Afinal, o que é informática? O que é o básico dela?

Para entender um pouco melhor o que é e o que se precisa saber para estar inteirada com o básico sobre o assunto compilamos aqui algumas das informações relacionadas a ele.

Para começar: o que é informática?

A informática nada mais é do que o nome dado a uma série de conhecimentos, todos relacionados ao processamento, manipulação, coleta, transmissão e armazenamento de informação feita através de computadores.

A palavra em si vem de informatika, um termo alemão cunhado em 1956 pelo cientista da computação Karl Steinbuch. Ao criar esse termo o cientista tinha em mente o processo da informação feita pelas máquinas que estavam sendo desenvolvidas, as quais hoje em dia já se transformaram bastante com o tempo.

Nos dias de hoje profissionais e estudiosos da área acreditam que a palavra informática veio de uma junção de informação e automática, isso por ela representar o processamento automático de informação feito pelos computadores.

O que é considerado básico?

Para poder se considerar incluído digitalmente existem uma série de conhecimentos básicos que um indivíduo precisa ter quanto ao uso e aproveitamento da informática. Apesar de serem habilidades consideradas simples, muitos não percebem a importância ou a falta que elas podem fazer.

Como informar no currículo seu nível de conhecimento de informática
Como informar no currículo seu nível de conhecimento de informática

O conhecimento básico da informática é até mesmo cobrado em muitos concursos públicos, aos quais diversos participantes acabam sendo prejudicados por não darem a devida atenção ou importância ao conteúdo.

Suas questões costumam abranger desde a parte física do computador, como: o que é o gabinete dele, o que o HD ou memória RAM fazem ou para que serve a placa mãe. Até conhecimentos dos softwares que existem neles, que nada mais são do que o conjunto de programas que permitem o funcionamento do hardware (a máquina em si).

Conhecer quais são as peças fundamentais e para que elas servem é um conhecimento básico para poder se considerar incluído digitalmente e ser capaz de se sair melhor em provas ou entrevistas de emprego, mas além disso está também o conhecimento e sua capacidade de usar os softwares para tarefas do dia a dia.

Gif - mulher digitando

Como navegar em páginas da internet, usar mecanismos de busca que lhe tragam os melhores resultados, usar programas de edição de texto, gráficos, tabelas, cálculos, edição de imagem e vídeo e tantas outras habilidades são extremamente relevantes na hora de se usar um computador.

Ao colocar em um currículo que você possui conhecimento básico de informática é preciso ter em mente que muitas vezes ter um certificado de um curso pode não ser o bastante, caso não tenha de fato absorvido e aprendido conteúdos até mais simples, mas também mais úteis no cotidiano.

No dia a dia em um escritório, ou até mesmo outros ambientes profissionais, provavelmente não será uma única vez em que irá precisar anexar documentos e mídias a um e-mail, redigir e formatar textos, gráficos e tabelas ou compactar e descompactar arquivos.

E, para todas essas funções, é preciso saber como fazer, quais programas serão necessários usar, como os baixar e executar, quais ferramentas estão à sua disposição e como usá-las da melhor forma.

Por isso, é importante ter em mente que saber o básico de informática vai além de apertar o botão de ligar e abrir a página do Google.

Curso de Informática Básica Online Grátis

No mundo de hoje, ter o conhecimento básico de como utilizar um computador é fundamental. A informatização está presente em praticamente todos os setores da vida moderna. Com este curso de informática básica totalmente grátis você terá acesso aos principais conhecimentos da informática, confira!


Stories

Posts Recentes

  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.