o que é CBO

O que é CBO do Cargo e como saber a função por ela

Apeasr de ser uma informação bastante importante e que deve estar na carteira de trabalho de diversos profissionais, a CBO ainda é uma sigla que poucas pessoas conhecem. Mas é baseando-se por esse código que o governo identifica a função do trabalhador e determina os benefícios previdenciários de acordo com o cargo.

A sigla foi estabelecida pelo MTE (Ministério de Trabalho e Emprego), a fim de reconhecer todas as ocupações do mercado de trabalho de modo que os empregos informais sejam cada vez menores.

Confira a seguir o que é CBO, para que ela é usada e descubra quais são os principais códigos do mercado!

O que é CBO?

A CBO é a Classificação Brasileira de Ocupações intitula e codifica todas as ocupações existentes no país reconhecidas pelo MTE e tem como objetivo identificar e relacionar todas as profissões do mercado de trabalho brasileiro, baseando-se na CIUO (Classificação Internacional Uniforme de Ocupações).

carteira de trabalho
a CBO é uma classificação que consta na carteira de trabalho

Um dos órgãos que mais usa a classificação é a Secretaria Especial da Previdência e Trabalho a fim de elaborar as estatísticas de empregabilidade no Brasil.

Para que serve a Classificação Brasileira de Ocupações?

O objetivo principal dessa classificação é apontar na carteira de trabalho qual a ocupação daquele profissional, de modo que o governo consiga atribuir os benefícios previdenciários e direitos trabalhistas para cada indivíduo.

Atualmente, quem usa a CBO para consultar o cargo do empregado é:

  • seguro desemprego;
  • CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;
  • RAIS ( Relação Anual de Informações Sociais);
  • Fiscalização do trabalho;
  • Imigração
  • IBGE;
  • Previdência social;
  • Receita Federal;
  • Ministério da Saúde

Como a CBO funciona?

A CBO se organiza reunindo as ocupações do mercado de acordo com a categoria principal, e então categoriza as atribuições disponíveis na atividade em questão em subgrupos. Com isso é mais fácil conseguir manter a atualização o mais próximo possível da realidade do mercado de trabalho do país.

Primeiro são classificadas as ocupações de forma enumerativa com um código que representa a atividade e o título.

Em seguida, classifica-se a ocupação de forma descritiva, na qual as atividades específicas da função são detalhadas.

Enquanto a classificação enumerativa é mais simples e objetiva para facilitar o uso em registros administrativos e pesquisas domiciliares, a descritiva é mais detalhada e usada principalmente para pesquisas de mercado de trabalho e análise de sistema de recolocação profissional, como é o caso do Sistema Nacional de Emprego, o SINE.

Como é feita a consulta da Classificação?

A CBO pode ser consultada tanto na carteira de trabalho, como no portal oficial do MTE de forma online por título, código, estrutura ou título de A a Z.

Dessa forma o profissional ou empregador conseguem garantir que o cargo da carteira de trabalho está de acordo com a atividade que está sendo desenvolvida pelo profissional, além de assegurar que as normas trabalhistas e segurança vigentes estejam sendo respeitadas.

Para ter acesso à consulta de CBO pelo porta do MTE, basta entrar no site e digitar uma palavra-chave de acordo com a função do cargo no campo de busca na lateral direita. A partir dessa palavra o sistema apresenta todos os cargos que têm relação com a função, e você pode clicar em cima do nome de cada cargo para ler a descrição de cada resultado.

portal do MTE
entre no portal do MTE e procure pela palavra-chave

Para buscar a sua função no sistema de forma mais fácil, você também pode consultar o número na carteira de trabalho e verificar se condiz com o cargo exercido.

Caso você opte por clicar em um título que surge da sua busca, o resultado será aberto em uma nova página que consta todos os cargos disponíveis dentro daquela função, a fim de encontrar a CBO que mais se adeque à atividade do empregado.

Como encontrar a CBO direto na carteira de trabalho?

A CBO fica registrada na carteira de trabalho junto com todas as outras informações passadas pela empresa nas folhas de contrato, no campo o nº CBO. Esse campo deve ser preenchido assim que o profissional for contratado pela empresa para que todas as informações estejam alinhadas e formalizadas na carteira de trabalho, sendo a CBO uma das informações consideradas obrigatórias.

Vale lembrar, porém, que não são todas as atividades que constam na lista de títulos principais, e é importante verificar todas as subcategorias e similares lendo a descrição, a fim de estabelecer um cargo que se encaixe corretamente com a função exercida pelo trabalhador.

Empregados domésticos possuem CBO?

A CBO conta com mais de 2.400 ocupações e aproximadamente 7.000 sinônimos disponíveis. Cada título possui um número de codificação diferente e um descritivo da atividade que será exercida pelo profissional.

cuidador de idoso 24 horas
empregados domésticos como cuidadores de idosos também possuem CBO

Vários setores fazem parte da CBO, e todos estão disponíveis no mercado de trabalho do país incluindo também os cargos considerados empregos domésticos. Nele estão inclusos desde babás, faxineiras e até mesmo cuidadores de idosos.

Abaixo estão listadas as principais funções e suas CBOs:

  • 5121 Trabalhadores dos serviços domésticos em geral;
  • 5131 Mordomos e governantas;
  • 5132 Cozinheiros;
  • 5133 Camareiros, roupeiros e afins;
  • 5134 Garçons, barmen, copeiros e sommeliers;
  • 5135 Trabalhadores auxiliares nos serviços de alimentação;
  • 5136 Churrasqueiros, pizzaiolos e sushimen;
  • 5141 Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios;
  • 5143 Trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações;
  • 5162 Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos;
  • 5164 Lavadores e passadores de roupa, a mão;
  • 5173 Vigilantes e guardas de segurança;
  • 5174 Porteiros e vigias;
  • 6220 Jardineiros, caseiros;
  • 7823 Motorista

É importante lembrar que a CBO é essencial na hora de garantir os direitos trabalhistas e benefícios ao empregado, além de ser obrigatório para que os dados e registro de atividades ao empregador sejam levantados da forma correta.

Existe algum risco em registrar a CBO errada?

Levando em conta que a CBO também é usada como forma de consulta do INSS  para avaliar o direito do trabalhador e seus benefícios, a irregularidade pode fazer com que um empregado tenha seus benefícios negados.

Caso o registro tenha sido feita da forma indevida e o trabalhador for prejudicado, poderá entrar com uma reclamatória trabalhista pedindo indenização por qualquer dano que possa ter sido causado.

Além do mais, caso o profissional exerça tarefas diferentes das que foram registradas na CBO, pode-se considerar como um desvio ou acúmulo de funções, que acaba gerando um custo a mais para o empregador que terá que pagar a diferença salarial devida.

Depois de ver o que é CBO e como ela é importante para o trabalhador, fique atento à Classificação que está disposta em sua carteira e trabalho. Os profissionais considerados empregados domésticos, como o caso do cuidador de idoso, devem sempre se certificar que a CBO está correta na carteira de trabalho para evitar o desvio ou acúmulo de funções!

Curso Gratuito de Cuidador de Idosos Online

O cuidador de idosos, seja ele familiar ou profissional contratado, é peça importante na difícil tarefa de proporcionar e oferecer um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.

Com o curso de cuidador de idosos, você vai aprender as principais tarefas para atuar nessa área, e irá perceber que; cuidar de um idoso é muito mais que um trabalho; cuidar de um idoso é uma atitude de amor para com o próximo.

Aproveite essa oportunidade, aumente suas chances de sucesso com o Curso Online 100% Gratuito de Cuidador de Idosos da Prime Cursos, as vagas no mercado para cuidador de idosos estão crescendo a cada dia, podendo o profissional atuar em asilos e clínicas de repousos, ou cuidar de uma pessoa específica.


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.