o que é CBO

O que é CBO do Cargo e como saber a função por ela

Apeasr de ser uma informação bastante importante e que deve estar na carteira de trabalho de diversos profissionais, a CBO ainda é uma sigla que poucas pessoas conhecem. Mas é baseando-se por esse código que o governo identifica a função do trabalhador e determina os benefícios previdenciários de acordo com o cargo.

A sigla foi estabelecida pelo MTE (Ministério de Trabalho e Emprego), a fim de reconhecer todas as ocupações do mercado de trabalho de modo que os empregos informais sejam cada vez menores.

Confira a seguir o que é CBO, para que ela é usada e descubra quais são os principais códigos do mercado!

O que é CBO?

A CBO é a Classificação Brasileira de Ocupações intitula e codifica todas as ocupações existentes no país reconhecidas pelo MTE e tem como objetivo identificar e relacionar todas as profissões do mercado de trabalho brasileiro, baseando-se na CIUO (Classificação Internacional Uniforme de Ocupações).

carteira de trabalho
a CBO é uma classificação que consta na carteira de trabalho

Um dos órgãos que mais usa a classificação é a Secretaria Especial da Previdência e Trabalho a fim de elaborar as estatísticas de empregabilidade no Brasil.

Para que serve a Classificação Brasileira de Ocupações?

O objetivo principal dessa classificação é apontar na carteira de trabalho qual a ocupação daquele profissional, de modo que o governo consiga atribuir os benefícios previdenciários e direitos trabalhistas para cada indivíduo.

Atualmente, quem usa a CBO para consultar o cargo do empregado é:

  • seguro desemprego;
  • CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;
  • RAIS ( Relação Anual de Informações Sociais);
  • Fiscalização do trabalho;
  • Imigração
  • IBGE;
  • Previdência social;
  • Receita Federal;
  • Ministério da Saúde

Como a CBO funciona?

A CBO se organiza reunindo as ocupações do mercado de acordo com a categoria principal, e então categoriza as atribuições disponíveis na atividade em questão em subgrupos. Com isso é mais fácil conseguir manter a atualização o mais próximo possível da realidade do mercado de trabalho do país.

Primeiro são classificadas as ocupações de forma enumerativa com um código que representa a atividade e o título.

Em seguida, classifica-se a ocupação de forma descritiva, na qual as atividades específicas da função são detalhadas.

Enquanto a classificação enumerativa é mais simples e objetiva para facilitar o uso em registros administrativos e pesquisas domiciliares, a descritiva é mais detalhada e usada principalmente para pesquisas de mercado de trabalho e análise de sistema de recolocação profissional, como é o caso do Sistema Nacional de Emprego, o SINE.

Como é feita a consulta da Classificação?

A CBO pode ser consultada tanto na carteira de trabalho, como no portal oficial do MTE de forma online por título, código, estrutura ou título de A a Z.

Dessa forma o profissional ou empregador conseguem garantir que o cargo da carteira de trabalho está de acordo com a atividade que está sendo desenvolvida pelo profissional, além de assegurar que as normas trabalhistas e segurança vigentes estejam sendo respeitadas.

Para ter acesso à consulta de CBO pelo porta do MTE, basta entrar no site e digitar uma palavra-chave de acordo com a função do cargo no campo de busca na lateral direita. A partir dessa palavra o sistema apresenta todos os cargos que têm relação com a função, e você pode clicar em cima do nome de cada cargo para ler a descrição de cada resultado.

portal do MTE
entre no portal do MTE e procure pela palavra-chave

Para buscar a sua função no sistema de forma mais fácil, você também pode consultar o número na carteira de trabalho e verificar se condiz com o cargo exercido.

Caso você opte por clicar em um título que surge da sua busca, o resultado será aberto em uma nova página que consta todos os cargos disponíveis dentro daquela função, a fim de encontrar a CBO que mais se adeque à atividade do empregado.

Como encontrar a CBO direto na carteira de trabalho?

A CBO fica registrada na carteira de trabalho junto com todas as outras informações passadas pela empresa nas folhas de contrato, no campo o nº CBO. Esse campo deve ser preenchido assim que o profissional for contratado pela empresa para que todas as informações estejam alinhadas e formalizadas na carteira de trabalho, sendo a CBO uma das informações consideradas obrigatórias.

Vale lembrar, porém, que não são todas as atividades que constam na lista de títulos principais, e é importante verificar todas as subcategorias e similares lendo a descrição, a fim de estabelecer um cargo que se encaixe corretamente com a função exercida pelo trabalhador.

Empregados domésticos possuem CBO?

A CBO conta com mais de 2.400 ocupações e aproximadamente 7.000 sinônimos disponíveis. Cada título possui um número de codificação diferente e um descritivo da atividade que será exercida pelo profissional.

cuidador de idoso 24 horas
empregados domésticos como cuidadores de idosos também possuem CBO

Vários setores fazem parte da CBO, e todos estão disponíveis no mercado de trabalho do país incluindo também os cargos considerados empregos domésticos. Nele estão inclusos desde babás, faxineiras e até mesmo cuidadores de idosos.

Abaixo estão listadas as principais funções e suas CBOs:

  • 5121 Trabalhadores dos serviços domésticos em geral;
  • 5131 Mordomos e governantas;
  • 5132 Cozinheiros;
  • 5133 Camareiros, roupeiros e afins;
  • 5134 Garçons, barmen, copeiros e sommeliers;
  • 5135 Trabalhadores auxiliares nos serviços de alimentação;
  • 5136 Churrasqueiros, pizzaiolos e sushimen;
  • 5141 Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios;
  • 5143 Trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações;
  • 5162 Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos;
  • 5164 Lavadores e passadores de roupa, a mão;
  • 5173 Vigilantes e guardas de segurança;
  • 5174 Porteiros e vigias;
  • 6220 Jardineiros, caseiros;
  • 7823 Motorista

É importante lembrar que a CBO é essencial na hora de garantir os direitos trabalhistas e benefícios ao empregado, além de ser obrigatório para que os dados e registro de atividades ao empregador sejam levantados da forma correta.

Existe algum risco em registrar a CBO errada?

Levando em conta que a CBO também é usada como forma de consulta do INSS  para avaliar o direito do trabalhador e seus benefícios, a irregularidade pode fazer com que um empregado tenha seus benefícios negados.

Caso o registro tenha sido feita da forma indevida e o trabalhador for prejudicado, poderá entrar com uma reclamatória trabalhista pedindo indenização por qualquer dano que possa ter sido causado.

Além do mais, caso o profissional exerça tarefas diferentes das que foram registradas na CBO, pode-se considerar como um desvio ou acúmulo de funções, que acaba gerando um custo a mais para o empregador que terá que pagar a diferença salarial devida.

Depois de ver o que é CBO e como ela é importante para o trabalhador, fique atento à Classificação que está disposta em sua carteira e trabalho. Os profissionais considerados empregados domésticos, como o caso do cuidador de idoso, devem sempre se certificar que a CBO está correta na carteira de trabalho para evitar o desvio ou acúmulo de funções!

Curso Gratuito de Cuidador de Idosos Online

O cuidador de idosos, seja ele familiar ou profissional contratado, é peça importante na difícil tarefa de proporcionar e oferecer um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.

Com o curso de cuidador de idosos, você vai aprender as principais tarefas para atuar nessa área, e irá perceber que; cuidar de um idoso é muito mais que um trabalho; cuidar de um idoso é uma atitude de amor para com o próximo.

Aproveite essa oportunidade, aumente suas chances de sucesso com o Curso Online 100% Gratuito de Cuidador de Idosos da Prime Cursos, as vagas no mercado para cuidador de idosos estão crescendo a cada dia, podendo o profissional atuar em asilos e clínicas de repousos, ou cuidar de uma pessoa específica.


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.