Veja como o ensino musical nas escolas estimula a criatividade de alunos

Ensinar e ao mesmo tempo captar a atenção dos alunos é um desafio para os pedagogos. A música ajuda neste processo e cultiva o interesse de ambos (shutterstock)
Ensinar e ao mesmo tempo captar a atenção dos alunos é um desafio para os pedagogos. A música ajuda neste processo e cultiva o interesse de ambos (shutterstock)

Desde 2008, a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto, determina que a música deve ser incluída em todas as escolas da rede pública. Muitas escolas inserem a música entre as disciplinas de artes e a veem como uma linguagem e não como uma disciplina. A exigência da lei é justamente implementar uma disciplina na educação infantil apenas para o estudo da música, não transformando os alunos em músicos, mas para estimular a criatividade e a interação e também desenvolver a sensibilidade.

A música é essencial na vida das pessoas e por que não a incluir na educação infantil? A música é capaz de expressar sentimentos e despertar diversas sensações que auxiliam no aprendizado. Há ausência de profissionais para lecionar música nas redes de ensino, e por isso, o mercado é recheado de oportunidades.

O ensino musical nas escolas

O Ensino Musical é uma disciplina e tende a ser tão competente como qualquer outra, respeitando as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e a sua metodologia. As instituições de ensino junto com os seus coordenadores, diretores e professores devem assumir este compromisso para com os seus alunos e adaptar o ambiente escolar para ser agradável e receptivo.

As noções básicas de música, cantos cívicos nacionais e sons instrumentais de orquestras são algumas das atividades estabelecidas, como também: os ritmos, as danças, as musicalidades regionais e folclóricas integram no conteúdo didático das turmas. Faz parte da vivência do ser humano ouvir música, pode-se ensinar valores através dela, conhecer a história do mundo e compreender a si mesmo. Na alfabetização, ela torna o ensino maleável reacendendo o interesse pelo estudo.

Existem inúmeras maneiras de introduzir a música nas escolas, utilizando as brincadeiras por exemplo, confeccionando instrumentos com material reciclável, criar arranjos de percussão e não apenas ouvindo CDs. Trabalhar o corpo, com sons da boca, mãos e pés, visto que amplia e treina a coordenação motora.

Para quem deseja trabalhar com a música na área da educação, além de ser graduado no ensino superior, a opção é estudar cursos para complementar e atualizar-se no assunto. A Prime Cursos oferece vários cursos na educação, eles são online e gratuitos, e você ainda pode solicitar o certificado de conclusão. Acesse: Música, Educação.

A reportagem abaixo apresenta como a música influencia em uma educação de qualidade e expande o conhecimento no ensino infantil e de adolescentes:


Créditos canal Roomario Sampaio / via YouTube


Stories

Posts Similares

3 Comentários

  1. Lau da Costa disse:

    A restrição ao músico sempre foi grande, agora vem uma lei que trás tantos benefícios, e eles restringem o músico, e quer que eles estudem licenciatura, músicos são músicos, e sabem o que ensinar, vejo muitos professores por aí que nem da sua pasta sabe ensinar, então licenciatura é mais um restrição absurda, e imbecil…

  2. Eu acho muito importante introduzir musicas nas escolas, quem sabe assim a criança desenvolve algum talento musical futuramente.

  3. Sou muito grata a Prime Cursos que me isentiva a fazer vários cursos, e me fez entender e me valorizar, mesmo com a idade de 60 anos, me jugo capacitada para exercer a maiorias dos cursos que fiz nessa conceituada escola, pois aprendi o que achava impossível entender, e graças a prime Curso. estou a cada dia melhorando, e espero em breve pegar meus certificados e lutar pra conseguir uma oportunidade, e mostrar meus conhecimentos. agradeço de coração por essa valiosa oportunidade ! Abraço!
    que Deus ajude a Prime Cursos, à ajudar maioria que tem desejo de aprender e ser alguém capacitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.